Prefeito Antonio Meira vai apresentar programa que beneficia pacientes crônicos à comunidade no auditório da biblioteca da Emef CAIC
O prefeito de Hortolândia, Antonio Meira, apresenta, nesta segunda-feira (19/08), o programa “Medicamento em Casa” aos moradores da região do Jardim Amanda. O evento acontece às 9h, no auditório da biblioteca da Emef Jardim Amanda I (CAIC), localizada na Av. Graciliano Ramos, 698, no Jardim Amanda II.
O público-alvo do programa são pacientes crônicos, diabéticos e hipertensos, atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) que, após cadastramento, passam a receber medicamento gratuito em casa, mensalmente. Implantado em março deste ano pela Secretaria de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência, o programa já beneficia moradores de três regiões: Jardim Santa Clara, Jardim Rosolen e Novo Ângulo. Na etapa seguinte, após os moradores do Jardim Amanda, serão atendidos os munícipes da região do Nova Hortolândia.
Até julho, 1.338 pacientes crônicos já haviam sido beneficiados nas três regiões cobertas pelo programa. Neste período, 2.670 estavam cadastrados. A previsão é que, neste mês, 1.757 sejam efetivamente atendidos, tendo a comodidade de receber em casa, gratuitamente, os medicamentos prescritos e orientação da equipe farmacêutica. Para os cadastrados na região do Santa Clara os benefícios vão além: desde julho passaram a ter retorno agendado com clínico geral na UBS (Unidade Básica de Saúde) da região. Em breve, a medida será estendida aos das demais regiões.
De acordo com a secretária de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência, Paula Nista, o objetivo do programa é não apenas facilitar o acesso do munícipe ao medicamento, mas também aumentar a adesão ao tratamento e reduzir o risco de complicações, internações e mortalidade gerados por auto-medicação e/ou falta de acompanhamento.
Kit personalizado
Os inscritos recebem kit personalizado, com medicamentos de uso pessoal, caixinha para guardá-los, panfleto explicando como funciona o programa e quadro de horários para ingestão de remédios. Mais de 20 medicamentos de uso contínuo são distribuídos gratuitamente, com regularidade, na residência dos que aderem ao “Medicamento em Casa”.
Compostas por farmacêuticos e auxiliares de farmácia, as equipes trabalham uniformizadas com camisetas, crachás e bonés e, além da entrega, fazem o trabalho de “farmácia clínica”, que consiste na orientação dada ao paciente durante a primeira visita sobre aspectos como cuidados no armazenamento e o trabalho de acompanhamento, com avaliações mensais sobre a adesão ao tratamento.
Caso sejam verificados erros e dúvidas, é solicitada nova visita e orientação farmacêutica. O programa conta com canais próprios de comunicação: o telefone 3887-2395 e o email medicamentoemcasa@hortolandia.sp.gov.br. Em caso de dúvida, é só entrar em contato.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98