Nossa Cidade

Moradora reclama de casa abandonada e presença de escorpiões no Boa Esperança

Moradora do Jardim Boa Esperança, em Hortolândia (SP), está indignada com a falta de responsabilidade de limpeza em uma casa abandonada.

Ela relata que encontrou dois escorpiões na sua residência, e alega que tem uma filha pequena, ainda diz que a rua vive cheia de crianças brincando no decorrer do dia, e que vizinhos também relataram a presença dos escorpiões em suas casas, tudo isso por causa de um terreno abandonado, com lixo e mata grande. A moradora da rua Galo do Campo, cobra alguma providência.

O que a Prefeitura diz?

Anuncio


A UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, salienta que esta época do ano, caracterizada por calor e alta umidade em decorrência das chuvas intensas, é propícia para o escorpião se reproduzir. Por este motivo, a população deve tomar cuidados com este artrópode (animal dotado com patas articuladas).

Para impedir a entrada de escorpiões em casa, a UVZ orienta os moradores para colocar telas em janelas, grelhas de quintais e ralos de áreas externas, internas e de pias, fazer a vedação de frestas e bloquear o acesso destes animais em espelhos de luz, pontos de iluminação e caixas de gordura e esgoto.

Caso o morador encontre escorpião em sua casa ou na região onde mora, deve entrar em contato imediatamente com a UVZ pelo telefone (19) 3897-3312, que funciona 24 horas, ou pelo e-mail [email protected]. Os agentes do órgão irão até o local para recolher o animal e vistoriar a área. Durante a visita dos agentes, os moradores devem manter o uso obrigatório de máscara.

O órgão reforça a orientação para que o morador evite capturar o animal e usar veneno ou inseticida comum para matá-lo, pois estes produtos podem deixar o escorpião mais agitado e, aumentando a possibilidade de provocar acidente com picada. O escorpião só pica se sentir ameaçado ou for tocado.

Casa Abandonada

A tecnologia contribui para a limpeza e a zeladoria de Hortolândia. Criado pela Prefeitura em 2019, o aplicativo Agenda Verde combate o descarte irregular de lixo e entulho em espaços públicos ou particulares, facilitando as denúncias por parte da população. Baixar o aplicativo é fácil e gratuito. Basta fazer o download na plataforma Google Play ou App Store do smartphone. A partir daí, é só ficar de olho e denunciar, caso encontre algum indício de crime contra o meio ambiente. 

Os munícipes que souberem de alguma irregularidade, tais como queimadas, despejo de lixo em locais inapropriados, podem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, preencher um formulário e um fiscal será encaminhado até o local para averiguação.

Avenida Olívio Franceschini, 2500 – Remanso Campineiro

Telefone: 3965-1400 Ramal: 7813

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo