Festa literária integra programação de aniversário de Hortolândia; Hortolendo acontece no dia 24 deste mês, no Creape

O 5º Hortolendo, evento realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, já tem data definida. A festa literária acontece no dia 24 deste mês, no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), localizado na Rua Bolívia, nº 290, no Jd. Santa Clara do Lago II. Neste ano, homenageia o autor Monteiro Lobato e sua obra infantil.

A entrada no evento é gratuita e aberta à comunidade. Participam do Hortolendo cerca de 30 mil pessoas, entre elas, 23 mil alunos das 56 unidades escolares da rede municipal. Em 2014, a 4ª edição do Hortolendo, que homenageou a obra da escritora paulistana Ruth Rocha, reuniu cerca de 30 mil pessoas.

Além das tendas literárias, o evento terá contação de histórias, jogos, brincadeiras, feira da troca de livros, teatro, escritores e outras atrações culturais. A estrutura do Hortolendo também conta com praça de alimentação, equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no local e instalação de banheiros químicos no espaço, incluindo um adaptado para PCD (Pessoas com Deficiência).

Segundo a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a rede municipal investe em livros e objetiva formar leitores e cidadãos. “Só se aprende a ler, lendo e ouvindo histórias lindas, por meio do contato com livros de qualidade e incentivo dos professores e pais. O Hortolendo é o encontro das famílias, alunos e dos profissionais da educação no parque ambiental, para que, juntos, fortaleçam o vínculo em torno da criança”, afirma Cleudice.

De acordo com a secretária, neste ano, o Hortolendo terá decoração temática, composta por espaços que lembram o Sítio do Picapau Amarelo e outras histórias do homenageado, Monteiro Lobato. “O Hortolendo acontece no mês do aniversário da cidade para presentearmos a comunidade hortolandense com cultura, diversão e a exposição de trabalhos dos nossos alunos nas escolas municipais. No entanto, também contará com a participação de alunos de unidades de ensino estaduais, particulares e instituições educativas”, explica Cleudice, a respeito do evento, que integra a programação do 24º aniversário de Hortolândia.

“Precisamos estar todos juntos em prol da consolidação de uma cidade educadora na qual se aprende a gostar de cultura e dos livros. Este compromisso é de todos nós”, afirma a secretária de Educação.

O principal objetivo do Hortolendo é despertar nas crianças e jovens do município o prazer da leitura. A ação é consequência direta de uma política pública que assegura aos alunos da rede municipal o acesso a obras de qualidade, por meio da distribuição e troca de livros, presença de escritores, contação de histórias, realização de oficinas com diversas atividades e gêneros literários e exibição das produções artístico-culturais escritas nas próprias escolas.

Artigo anteriorEncontro de Cavaleiros de Hortolândia 2015
Próximo artigoNova Odessa/SP celebra 110 anos com grandes shows