Nossa Cidade

Modo correto de descartar máscaras garante proteção a coletores e à comunidade

Entre as orientações para a prevenção e o combate à COVID-19 está o uso de máscaras de proteção individual. Esse material, no entanto, pode trazer graves consequências ao meio ambiente e à saúde dos coletores e da comunidade em geral, se descartado incorretamente, alerta a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia faz um alerta quanto aos cuidados necessários na hora do descarte destes equipamentos. A recomendação é que a população utilize máscara de tecido, que pode ser reutilizada após a lavagem, seguindo todas as orientações e os cuidados necessários.

Caso seja utilizada máscara descartável, após o uso, ela deve ser descartada dentro de um saco plástico bem amarrado, depois colocado junto com o lixo do banheiro. O saco plástico diminui o risco de contaminação e cria uma barreira de proteção, quando coletado pelos catadores. O material, em hipótese alguma, deve ser separado para coleta seletiva, destinada a recicláveis.

Anuncio


O cuidado é pessoal, mas os benefícios são coletivos. Além de se proteger contra o vírus, que pode estar circulando à sua volta, a pessoa impede a transmissão da COVID-19 aos demais, caso esteja com a doença e ainda não saiba.

Casos suspeitos ou confirmados

Em residências em que há casos suspeitos ou confirmados, todos os resíduos, não apenas máscaras ou luvas de proteção, devem ser descartados como lixo orgânico, colocados em dois sacos plásticos, com até dois terços de sua capacidade e fechados com lacre ou dois nós.

Neste caso, nenhum item deve ser separado para a coleta seletiva, para evitar o contágio e proliferação da doença. É importante também respeitar dias e horários de coleta.

Proteção

Segundo a Secretaria de Saúde, para retirar a máscara de proteção com segurança, após uso, é preciso tomar alguns cuidados. Segure pelo elástico por trás das orelhas, mantendo a máscara afastada do rosto, do cabelo e das roupas, não tocando nas superfícies externas para evitar a contaminação. Assim que depositada no lixo, lave as mãos com água e sabão ou passe álcool em gel para higienização. Esta orientação vale também para utilização de luvas.

#HortolândiaSolidária #FiqueEmCasa #Coronavírus

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo