Connect with us

Nossa Cidade

Mais de 900 alunos da rede municipal, triados no projeto Visão, passaram por consulta oftalmológica em 2013

Publicado

em

Após consultas agendadas com especialista, 256 crianças com problemas visuais precisarão usar óculos

Mais de 900 alunos da rede municipal, triados no projeto Visão, passaram por consulta oftalmológica em 2013

Dos 1.336 estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação Hortolândia que, em setembro, foram triados durante a primeira fase do projeto “Visão”, pelo menos 902 passaram por consulta oftalmológica com profissionais do Ambulatório de Especialidades Médicas até agora. Destes, 256 precisarão usar óculos.

Os números foram divulgados, na manhã desta quarta-feira (18/12), pela Secretaria de Educação, que, juntamente com a de Saúde – Atenção Básica e Especializada, são responsáveis por esta iniciativa da Prefeitura. O número de triados representa cerca de 10% do total de matriculados nesta etapa da educação básica em unidades da Prefeitura. Este total gira, atualmente, em torno de 11.167 alunos.

O objetivo do projeto é identificar, precocemente, problemas relacionados à visão, possibilitando o tratamento correto e o pleno desenvolvimento educacional da criança. Na etapa inicial, os profissionais da educação buscaram identificar, por meio do teste de acuidade visual, possíveis casos de miopia, um erro de refração, e até mesmo situações mais graves que necessitem de intervenção cirúrgica.

Publicidade

Depois disso, o projeto seguiu na esfera da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada. O agendamento de consultas para os alunos cujos nomes foram encaminhados ao Ambulatório ficou a cargo dos profissionais da unidade. A medida foi adotada para agilizar o atendimento e tratamento da criança, com a prescrição de óculos de grau ou encaminhamento para especialista em cirurgia.

Os responsáveis pelas crianças que faltaram à consulta agendada estão sendo contatados pela Secretaria de Educação para que o motivo da falta seja esclarecido e, se necessário, novo agendamento realizado em 2014. Estão nesta situação aproximadamente 430 crianças.

Como a segunda etapa do projeto ainda não se encerrou, o número de crianças consultadas pode ser um pouco maior que o divulgado neste primeiro balanço.

“Esta é uma ação socioeducativa extremamente importante, porque nosso compromisso, na Educação, é com o aprendizado da criança e a qualidade de vida”, afirma a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

Publicidade

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Nossa Cidade

Motorista dorme ao volante e sofre acidente no Jardim Amanda

Publicado

em

Por

Um motorista perdeu o controle do veículo após cochilar ao volante e colidir contra uma árvore, na madrugada deste sábado(25), na Avenida Brasil no Jardim Amanda I. A vítima retornava de seu trabalho noturno quando aconteceu o acidente.

O garçom, morado do bairro Jardim São Sebastião, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e sofreu apenas ferimentos leves e encaminhado ao UPA do Jardim Amanda sem sinais de embriaguez.

Ninguém mais ficou ferido.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Motociclista fica ferido após colidir na traseira de Van parada no semáforo em Hortolândia 

Publicado

em

Por

Um motociclista de 29 anos ficou ferido após colidir na traseira de uma van parada no semáforo na avenida da emancipação, no Jardim Santa Clara do Lago, em Hortolândia, ontem a noite. 

O motociclista seguia pela Avenida, sentido Centro, quando colidiu na traseira do veículo, que estava parado aguardando a abertura do semáforo no cruzamento.

A condutora do veículo relatou que rapidamente acionou o SAMU, e a vítima foi encaminhada com diversas escoriações, até a Unidade de Pronto Atendimento Jardim Rosolem.

Uma equipe da Guarda Municipal esteve no local onde auxiliou o trânsito, em seguida apresentou a ocorrência no Plantão Policial da cidade, onde o caso será investigado. 

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Bola rola neste sábado (25/06) pela primeira rodada do Campeonato Interno de futebol da Prefeitura

Publicado

em

Serão seis equipes participantes do torneio das secretarias da Administração Municipal de Hortolândia

A partir deste sábado (25/06), a bola começa a rolar para mais uma edição do Campeonato Interno de Futebol da Prefeitura de Hortolândia. A disputa do campeonato foi interrompida em dois anos por conta da pandemia do Coronavírus. A competição envolve times de seis secretarias da Administração Municipal. As partidas serão jogadas nos campos do Rosolém e Remanso Campineiro. Estarão representadas as equipes das secretarias de Saúde, Educação Ciência e Tecnologia, Esportes, Serviços Urbanos, Governo, além da Câmara Municipal. 

Na primeira fase da competição, as equipes jogam entre si em turno único sendo que, ao término desta fase, as quatro melhores equipes se classificam para a semifinal do torneio. As semifinais serão disputadas em partida única e, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. A grande final e a disputa de terceiro e quarto colocados também acontecem em jogo único. 

“Esta disputa é importante para utilizar o esporte como ferramenta para integração dos funcionários da Administração Municipal. Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo esta chance de praticar esporte com os amigos nos finais de semana de disputa”, comenta o secretário de esportes, Gléguer Zorzin.

Partidas deste final de semana

Sábado (25/06)

Campo do Rosolém

8h – Secretaria de Esportes x Secretaria de Governo

10h – Secretaria de Saúde x Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

Campo do Remanso Campineiro

9h – Secretaria de Serviços Urbanos x Câmara Municipal

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares