Após consultas agendadas com especialista, 256 crianças com problemas visuais precisarão usar óculos
Dos 1.336 estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação Hortolândia que, em setembro, foram triados durante a primeira fase do projeto “Visão”, pelo menos 902 passaram por consulta oftalmológica com profissionais do Ambulatório de Especialidades Médicas até agora. Destes, 256 precisarão usar óculos.
Os números foram divulgados, na manhã desta quarta-feira (18/12), pela Secretaria de Educação, que, juntamente com a de Saúde – Atenção Básica e Especializada, são responsáveis por esta iniciativa da Prefeitura. O número de triados representa cerca de 10% do total de matriculados nesta etapa da educação básica em unidades da Prefeitura. Este total gira, atualmente, em torno de 11.167 alunos.
O objetivo do projeto é identificar, precocemente, problemas relacionados à visão, possibilitando o tratamento correto e o pleno desenvolvimento educacional da criança. Na etapa inicial, os profissionais da educação buscaram identificar, por meio do teste de acuidade visual, possíveis casos de miopia, um erro de refração, e até mesmo situações mais graves que necessitem de intervenção cirúrgica.
Depois disso, o projeto seguiu na esfera da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada. O agendamento de consultas para os alunos cujos nomes foram encaminhados ao Ambulatório ficou a cargo dos profissionais da unidade. A medida foi adotada para agilizar o atendimento e tratamento da criança, com a prescrição de óculos de grau ou encaminhamento para especialista em cirurgia.
Os responsáveis pelas crianças que faltaram à consulta agendada estão sendo contatados pela Secretaria de Educação para que o motivo da falta seja esclarecido e, se necessário, novo agendamento realizado em 2014. Estão nesta situação aproximadamente 430 crianças.
Como a segunda etapa do projeto ainda não se encerrou, o número de crianças consultadas pode ser um pouco maior que o divulgado neste primeiro balanço.
“Esta é uma ação socioeducativa extremamente importante, porque nosso compromisso, na Educação, é com o aprendizado da criança e a qualidade de vida”, afirma a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98