Nossa Cidade

Mais de 3 mil animais são vacinados contra Raiva na região da Vila Real

A UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Prefeitura de Hortolândia, vinculado a Secretaria de Saúde, vacinou 3.140 animais domésticos contra Raiva, neste primeiro final de semana da Campanha de Vacinação Antirrábica. No sábado e domingo (05 e 06/07), 11 postos de vacinação funcionaram na região da Vila Real. A vacinação prossegue ao longo do mês, sempre com ações por região.

Anuncio


De acordo com o veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso foram vacinados 2.480 cães e 560 gatos. “Este é um número satisfatório de animais vacinados. Se algum animal ficou sem ser vacinado, o dono deve ficar atendo às próximas regiões onde realizaremos a campanha e levar o bichinho para receber a vacina”, destacou. A UVZ estima vacinar, durante toda a campanha, 25 mil animais domésticos.

A Raiva é transmitida para cães, gatos e outros mamíferos pela mordida de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue de outros animais). Em Hortolândia não há registro desta espécie. No entanto, em março, foi identificado um morcego frugívoro (que se alimenta de frutas) com Raiva na cidade. A Campanha de Vacinação Antirrábica pretende proteger animais domésticos contra a doença, que é fatal.

Morcegos

De acordo com a UVZ, os morcegos são animais que vivem nas áreas urbanas e estão muito próximos das pessoas. À noite, quando estão mais ativos, eles se alimentam de frutas e podem ser observados voando perto das árvores. Uma das características destes animais é a boa orientação de vôo, mesmo em lugares escuros. Por isso, não é preciso temer a ocorrência de morcegos perto de casa.

No entanto, se estes animais forem encontrados caídos, voando desorientados, se batendo nas paredes ou morto, a UVZ deve ser acionada pelo telefone (19) 3897-3312. O morcego não deve ser tocado nem mesmo para afastamento do local, porque o ato de pegar o animal pode causar contaminação, caso seja um morcego com Raiva.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo