Que tal praticar a cidadania para ajudar a ampliar o verde na cidade? Você pode se cadastrar para adotar uma árvore. A Prefeitura de Hortolândia continua com o trabalho casa a casa de cadastro de moradores interessados em cuidar de uma árvore. Nesta semana, a ação acontece no Parque Orestes Ôngaro. O cadastro é realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental, departamento da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Até o momento, já foram adotadas 283 mudas de árvores. A ação já foi realizada nas regiões do Jardim São Sebastião, Jardim Mirante, Jardim Sumarezinho e Jardim Novo Ângulo.

A equipe do núcleo visita as residências para orientar os moradores sobre a importância, os benefícios e os cuidados necessários para se manter uma árvore. As árvores são fundamentais na natureza. Elas mantém o equilíbrio do meio ambiente, contribuindo para melhorar a qualidade de vida coletiva. As árvores também produzem o oxigênio, gás indispensável para os seres vivos. Reduzem a temperatura, oferecem sombra nos dias de calor intenso. E, de quebra, embelezam a paisagem. 

Durante a abordagem, os agentes também mostram um catálogo com espécies apropriadas para serem plantadas em calçadas, tais como resedá, ipê-amarelo, escova de garrafa, cambuci, araçá, canudo de pito, entre outras. Os agentes ainda ressaltam que não é permitido o plantio de árvores que dão frutos grandes em calçadas em razão dos frutos poderem cair e causar acidentes. Árvores com raízes vigorosas ou muito altas também não são indicadas em virtude de poderem causar danos ao patrimônio e à fiação da rede elétrica.

Os moradores interessados em adotar uma árvore preenchem o cadastro, assumindo o compromisso de zelar e cuidar da espécie. Uma das árvores que os moradores mais solicitam é o resedá. “As pessoas pedem muito o resedá por causa do aspecto ornamental, pois suas flores são muito bonitas”, explica a agente do núcleo, Neide Izidoro Martins. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as mudas das árvores adotadas pelos moradores foram cedidas por empresas para cumprir contrapartidas ambientais na cidade. Essas empresas farão o plantio das espécies. De acordo com o Núcleo de Educação Ambiental, a ação de cadastro continuará nos próximos dias, quando os agentes visitarão moradores das regiões do Jardim Santiago e Jardim Boa Esperança.

Além do cadastro de moradores, a Prefeitura de Hortolândia tem realizado o plantio de árvores em diferentes regiões da cidade. Neste ano, a Administração Municipal já fez o plantio de mudas de árvores no Lago da Fé, localizado na região do Parque Gabriel, e no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Outra ação importante de arborização urbana da Prefeitura é o levantamento de espécies existentes no munícipio. O inventário, realizado por empresa contratada, foi iniciado em maio deste ano. O levantamento é importante para a Prefeitura planejar ações ambientais para preservar esses recursos naturais e, assim, garantir melhor qualidade de vida para a população.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorVale Gás: entenda como funciona e sabia se você tem direito
Próximo artigoProjeto musical realiza live nesta quinta-feira (22/07)