Jovens moradores de Hortolândia, aprendizes da 2a turma do curso de auxiliar de escritório promovido pela Prefeitura, receberam o certificado de conclusão dos estudos na noite desta segunda-feira (26/11), em cerimônia realizada no auditório do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro. A preparação de jovens para o mercado de trabalho é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini.

Cerca de 100 pessoas participaram do evento, dentre elas os 30 formandos, familiares, amigos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edimilson Marcelo Afonso, o Zaca; o secretário de Inclusão e desenvolvimento Social, Regis Athanázio Bueno; gestores da Secretaria e do Senac Campinas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), entidade parceira representada pela gerente Heloísa Gomes Ribeiro Vendramini e pelo técnico da área de Desenvolvimento Social, Andres Raphael Cabral Colmenero.

Os formandos têm entre 14 e 21 anos. O curso é voltado a munícipes nesta faixa etária com renda per capita de até R$ 300,00 mensais. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o objetivo é “proporcionar formação profissional inicial de jovens em rotinas de escritório e fornecer conhecimentos básicos para uma atuação proativa na busca de um emprego e para o exercício de suas funções”.

As aulas acontecem no CQPP (Centro de Qualificação Pessoal e Profissional) Mercado de Trabalho, que fica dentro do HORTOFÁCIL, central de serviços da Prefeitura, localizada na região central, e tratam de temas como entrevista de emprego, redes sociais, rotinas de escritório e valorização pessoal. Durante o curso, os jovens receberam da Administração Municipal vale-transporte e lanche.

Na solenidade, o secretário de Inclusão e desenvolvimento Social, Regis Athanázio Bueno, ressaltou a importância da ação promovida pela Prefeitura para que os aprendizes tenham condição de ingressar no mercado de trabalho.

“É uma honra participar da formatura dos alunos do Curso de Auxiliar de Escritório, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e do Senac Campinas. Com brilho nos olhos e sorrisos acanhados, vejo o empenho dos jovens ao prepararem uma cerimônia fantástica para receber seus certificados. Os jovens em busca do primeiro emprego estão sendo capacitados para ocupar o mercado de trabalho. Parabéns, alunos, sucesso nesta nova jornada. Um abraço bem especial aos pais e familiares que participaram desta etapa e, aos gestores do Senac e da Inclusão que permitiram e se empenharam para que este curso acontecesse. Seguimos em busca de novas formações!”, afirmou Bueno.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia