Connect with us

Nossa Cidade

Má Conservação E Desrespeito Dificultam Uso De Ciclovia Em Hortolândia

Publicado

em

Com a busca por uma vida mais saudável, econômica e ambientalmente responsável, a bicicleta se tornou meio de transporte de muita gente. No entanto, quem opta pela magrela para fazer trajetos em Hortolândia passa por uma verdadeira via sacra, com ciclovias cheias de obstáculos, falta de sinalização ou mesmo continuidade, buracos, além do desrespeito por parte dos motoristas e motociclistas.

É o que relata um morador do Jardim Santana, que prefere não ser identificado. De acordo com o ciclista, que sempre faz trajeto pela ciclovia da avenida Olívio Franceschini, a situação é crítica especialmente na altura da Prefeitura, onde constantemente carros e motos ficam estacionadas, além de mesa de bar, cadeiras e até lixeiras. “Já reclamei diversas vezes, mas não resolve. É um desrespeito”, afirma.

Quem também reclama das péssimas condições das ciclovias é o Internacionalista e Membro da UCB (União dos Ciclistas do Brasil), o Ciclista Valter Barros. “Nossa cidade está vivenciando um boom na atividade ciclística, e percebemos que não houve nenhuma reação da Prefeitura no quesito manutenção das vias existes; na ciclovia da Avenida Olívio Franceschini o que mais se vê é buraco, a pintura desapareceu, o mesmo acontece na ciclofaixa da Avenida Cora Coralina no Jardim Amanda 1, e nas ciclofaixas do Parque Remanso das Águas e do Parque Chico Mendes, uma tremenda falta de respeito com o contribuinte” Explica.

A bicicleta faz parte do dia a dia de muitas pessoas que realizam seus deslocamentos pelas regiões da cidade, seja a trabalho ou a passeio. De acordo com a ciclista, Márcia Lima, moradora de Nova Europa, não há motivos para comemorar. “As ciclovias da nossa cidade estão em péssimo estado de conservação; mal iluminadas, mal sinalizadas, e com muitos buracos; não existe uma faixa de caminhada exclusiva para as pessoas, os pedestres transitam no meio das bikes correndo o risco de acontecer um acidente, as ciclovias existentes, porém não cumprem o seu papel social. No dia 24 de setembro estava descendo a Avenida Olívio Franceschini com um amiga e havia um carro parado sobre a ciclovia, a pessoa abriu abruptamente a porta do carro e não deu tempo de desviar, bati no carro, machuquei a minha perna e a motorista ainda me xingou, foi uma situação muito constrangedora”. Afirma.

Os ciclistas aguardam um posicionamento da prefeitura sobre as condições das ciclovias e ciclofaixas existentes e também esperam uma fiscalização mais rigorosa.

Nossa Cidade

Hortolândia conclui semana com mutirão da Operação Tapa-Buraco, limpeza e poda do mato

Publicado

em

Ações foram realizadas em diversas regiões da cidade

As equipes da Prefeitura de Hortolândia concluíram, nesta sexta-feira (14/01), as etapas da Operação Tapa-Buraco. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, desde o começo da semana, os trabalhos foram realizados todos os dias em diferentes regiões da cidade. No Jardim Adelaide, a etapa aconteceu na rua Orlando Singorelli. A rua Vereador Antonio de Melo Costa, no Jardim Santa Emília, também recebeu a operação

Já no Jardim Santa Esmeralda, as ruas Pérola e Diamante, que margeiam a Rodovia dos Bandeirantes, foram as beneficiadas com o trabalho. “Nesta última etapa da semana, priorizamos as vias com mais movimento e que dão acesso à Rodovia dos Bandeirantes já que, por ali, passam diariamente muitos veículos pesados, como ônibus e caminhões. Com o solo molhado das chuvas desta semana, estes serviços preventivos continuarão acontecendo para evitar erosões e afundamentos. As ruas residenciais e com menor movimento também receberão a ação”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

MAIS ZELADORIA

A Administração Municipal também continuou o mutirão de zeladoria com poda do mato e limpeza nas unidades de saúde e em outros espaços públicos. Na manhã desta sexta-feira, o serviço foi concentrado na  UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Novo Ângulo. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a ação acontece para evitar o crescimento do mato é para manter o local limpo e em boas condições para receber a população.

Além disso, a ação também foi realizada nas áreas interna e externa do Centro de Convivência da Melhor Idade, no bairro Remanso Campineiro. O mutirão continuou também em áreas verdes localizadas próximas ao Parque Socioambiental Lago da Fé, em toda a extensão que margeia a avenida Joaquim Martarolli e na parte onde máquinas trabalham na construção de um novo viário, entre o Jardim Novo Cambuí e o Jd. São Sebastião. 

Continue Lendo

Nossa Cidade

Vem aí V Conferência Municipal da Igualdade Racial de Hortolândia

Publicado

em

A partir do dia 12 deste mês, quem tiver interesse no assunto e quiser contribuir com o processo de desenvolvimento de políticas públicas do município, pode acessar o site da Prefeitura hortolandia.sp.gov.br para enviar propostas e sugestões.


Para quem não tem acesso à internet, o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, que fica na Rua João Blumer, 289, no Remanso Campineiro, disponibiliza uma ficha para ser preenchida e entregue lá mesmo com as propostas.


A V Conferência tem como tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étinico-raciais e de intolerância religiosa: política de Estado é responsabilidade de todos nós” e será realizada no próximo dia 29, das 8h às 16h, na EMEF Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, o Remanso Campineiro.

Para participar da etapa preparatória acesse o link e de a sua contribuição. https://docs.google.com/forms/d/1uLuCBMbQ_uF9wTREkM0gPLOcHxx8j5zW6F7-IycL0SI/edit

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia recebe primeiro lote de vacina pediátrica da Pfizer neste fim de semana

Publicado

em

De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é que os imunizantes cheguem neste sábado (15/01) 

A Prefeitura de Hortolândia informa que está previsto o envio do primeiro lote da vacina pediátrica da Pfizer pelo governo estadual neste sábado (15/01). De acordo com a Secretaria de Saúde, o município deverá receber 1.150 doses para a vacinação contra a COVID de crianças de 5 a 11 anos.

A Secretaria de Saúde ressalta ainda que a vacinação no município será iniciada para crianças com comorbidade, conforme protocolo determinado pelo governo estadual. 

Em virtude da necessidade da organização logística, a Secretaria de Saúde salienta que não é possível iniciar a vacinação já na segunda-feira (17/01). Além disso, por se tratar de um imunizante diferente, é necessária a capacitação técnica das equipes de vacinação. Esta atividade será realizada na terça e quarta-feira (18 e 19/01). 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão é de que a vacinação seja iniciada na quarta-feira (19/01), na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dom Bruno Gamberini). Já na quinta-feira (20/01), a vacinação acontecerá na UBS Parque do Horto, e na sexta-feira (21/01) na UBS Campos Verdes. A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação será realizada mediante agendamento no site da Prefeitura. A expectativa inicial é que sejam aplicadas 250 doses por dia.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares