Moradores do Parque das Figueiras e Parque Orestes Ongaro, em Hortolândia ficaram assustados e surpresos ao verem pontos luminosos no céu na noite do último sábado (16). As pessoas comentaram terem visto as “luzes estranhas” em sequência se movimentando no céu e sumiu repentinamente.  

Os relatos foram feitos por moradores de várias regiões da cidade, inclusive de outros municípios como Campinas. Nas redes sociais, pessoas de outros locais do país também comentaram terem visto as luzes.

Houve quem achou que eram drones, comboio aéreo e até Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis). No entanto, as luzes eram muito semelhantes aos pontos luminosos que foram avistados por moradores do Terras de Santo Antônio em junho do ano passado.

Na ocasião, o diretor do Observatório Astronômico de Campinas, explicou o fenômeno em entrevista ao Portal Hortolândia. Segundo ele, as luzes se tratavam de reflexos do sol reproduzidos por pequenos satélites do projeto Starlink, da empresa americana SpaceX.

– Os satélites são pequenos e estão em baixa altitude. Eles são visíveis principalmente logo depois do pôr do sol ou um pouco antes do sol nascer, quando refletem muito a luz do sol. Como estão muito próximos um do outro, formam quase que um colar no espaço – explicou.

Artigo anteriorPrefeito Ângelo Perugini entrega 10 leitos de UTIs
Próximo artigoCovid19: Estatísticas em Hortolândia