Mais uma etapa da implantação de sinalização de solo realizada, diariamente, pela Prefeitura de Hortolândia com o objetivo de organizar o trânsito e evitar acidentes foi iniciada nesta terça-feira (20/07). No bairro Loteamento Adventista Campineiro, as equipes da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, reforçaram a pintura de faixas de pedestres, legendas “PARE”, faixas duplas amarelas, que indicam a via sendo de “mão dupla” para o tráfego, e faixas de retenção entre as ruas Pastor Ernesto Roth e Antônio Caetano Júnior. O local receberá, também, a implantação de tachões, dispositivo com retrorefletor, que vai fixado na via como complemento de sinalização.  

“Os tachões serão colocados no início das faixas duplas amarelas, coibindo invasão das pistas, entradas na contramão e conversões proibidas”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos. Já no Jardim Carmen Cristina, a Prefeitura também implantou faixas duplas amarelas e de retenção, além de legenda “PARE” e faixa zebrada branca entre as ruas Juraci do Espírito Santo e Pacaembú. As ações para melhoria da segurança viária em ruas residenciais e de grande movimento continuam nos próximos dias em outras regiões de Hortolândia.

TRÂNSITO SEGURO NA CIDADE

Desde 2017, a Prefeitura de Hortolândia implementa um conjunto de ações que diminuíram os acidentes de trânsito no município. Entre eles estão: a implantação da fiscalização eletrônica, a partir de 2018; o levantamento estatístico e mapeamento dos bairros e pontos mais perigosos da cidade com relação ao trânsito; a ação de combate a acidentes nos pontos considerados críticos, como a Av. Santana, no Jardim Amanda; o reforço na sinalização viária em vários bairros, bem como as obras de infraestrutura realizadas em todo o município, como abertura de novas avenidas dotadas de dispositivos de segurança viária como semáforos, ciclovia e sinalização antes inexistentes.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o número de mortes no trânsito em Hortolândia, no período de janeiro a maio, vem caindo ano a ano, de 2017 a 2021.  De acordo com o gráfico “Fatalidades Vias Municipais”, no ano de início do estudo, 2017, o total de óbitos em ruas e avenidas de Hortolândia foi de nove; já no ano final do estudo, 2021, caiu para dois. Já em 2018 houve seis acidentes com morte; em 2019, quatro; e três em 2020.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorGrupo Vibrasax faz live nesta quarta-feira (21/07)
Próximo artigoProfissionais participam de lançamento da construção participativa do Currículo Municipal