20 de maio de 2024
Nossa Cidade

Livro criado por alunos do EJA ‘Histórias com sabor’ será apresentado na Unicamp

Trabalho sobre memórias e história de vida dos estudantes será apresentado nesta sexta-feira (05/07), na Faculdade de Educação

Livro alunos EJA - Histórias com Sabor

O trabalho realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, na produção de livros criados pelos próprios alunos do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), é destaque no VI Seminário “Fala outra Escola”. O evento, promovido pelo Gepec (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada) e pela FE (Faculdade de Educação), acontece entre os dias três e seis deste mês, no Centro de Convenções da Unicamp. Neste ano, o encontro tem como tema “Diálogo e conflito: por uma escuta alteritária”.

Nesta sexta-feira (05/07), às 18h, no Anexo 2 da Faculdade de Educação, as coordenadoras pedagógicas Carmem Silvia Nunes de Azevedo Pessoa e Denilce Palomo, apresentam trabalho sobre memórias e história de vida destes estudantes intitulado “Narrativas de Histórias – Memórias, Sentidos, Saberes e Sabores”.

Cerca de 800 alunos, entre 17 a 70 anos, fazem o EJA em escolas do município atualmente. Dentre as atividades realizadas nesta modalidade, promovidas pela Secretaria de Educação da Prefeitura, está o lançamento de livros com relatos de alunos. Os da série “Histórias de Vida” já contaram as experiências de estudantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Sumarezinho e da Emef Jd. Amanda I (CAIC).

O próximo será o dos alunos da Emef Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nova Hortolândia, previsto para agosto próximo, com relatos de surdos feitos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) transcritos para o português. Outra publicação com estudantes jovens e adultos é a “Histórias com sabor”.

Para a produção dos livros, as educadoras do projeto trabalharam a alfabetização e a memória, a partir do resgate de histórias de vida dos participantes. “As escritas revelam traços das histórias e da identidade dos alunos”, explica a professora Carmem Silvia Nunes de Azevedo Pessoa.

“O trabalho de produção do livro ‘Histórias de Vida’ pelos alunos da EJA foi extremamente gratificante e promove na rede municipal a reflexão sobre a importância da valorização das experiências da cada estudante na construção coletiva dos saberes”, afirma a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

Fala outra Escola

O objetivo do seminário do Gepec/FE é discutir assuntos que tratem do cotidiano do docente. Nesta edição, sete eixos reunirão práticas profissionais escolares e de pesquisas escolares. Entre elas, a experiência da Secretaria de Educação de Hortolândia, por meio do trabalho realizado na EJA, na produção literária de livros criados pelos alunos sobre memórias e história de vida. O trabalho está vinculado ao eixo 2, que trata de Linguagem, Alfabetização e Conhecimento.

As publicações deste eixo tratam do conhecimento produzido na formação humana em alfabetização e linguagem, partindo do princípio que a leitura do mundo e da palavra é um processo contínuo que se dá no decorrer das relações estabelecidas em diferentes espaços educativos.

Para saber mais sobre o VI Seminário “Fala outra Escola”, basta acessar o site www.fe.unicamp.br/falaoutraescola/CadernoProgramacao2013.pdf

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98