Início Notícias Nossa Cidade Livro criado por alunos do EJA ‘Histórias com sabor’ será apresentado na...

Livro criado por alunos do EJA ‘Histórias com sabor’ será apresentado na Unicamp

Trabalho sobre memórias e história de vida dos estudantes será apresentado nesta sexta-feira (05/07), na Faculdade de Educação

Livro alunos EJA - Histórias com Sabor

O trabalho realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, na produção de livros criados pelos próprios alunos do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), é destaque no VI Seminário “Fala outra Escola”. O evento, promovido pelo Gepec (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada) e pela FE (Faculdade de Educação), acontece entre os dias três e seis deste mês, no Centro de Convenções da Unicamp. Neste ano, o encontro tem como tema “Diálogo e conflito: por uma escuta alteritária”.

Nesta sexta-feira (05/07), às 18h, no Anexo 2 da Faculdade de Educação, as coordenadoras pedagógicas Carmem Silvia Nunes de Azevedo Pessoa e Denilce Palomo, apresentam trabalho sobre memórias e história de vida destes estudantes intitulado “Narrativas de Histórias – Memórias, Sentidos, Saberes e Sabores”.

Cerca de 800 alunos, entre 17 a 70 anos, fazem o EJA em escolas do município atualmente. Dentre as atividades realizadas nesta modalidade, promovidas pela Secretaria de Educação da Prefeitura, está o lançamento de livros com relatos de alunos. Os da série “Histórias de Vida” já contaram as experiências de estudantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Sumarezinho e da Emef Jd. Amanda I (CAIC).

O próximo será o dos alunos da Emef Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nova Hortolândia, previsto para agosto próximo, com relatos de surdos feitos em Libras (Língua Brasileira de Sinais) transcritos para o português. Outra publicação com estudantes jovens e adultos é a “Histórias com sabor”.

Para a produção dos livros, as educadoras do projeto trabalharam a alfabetização e a memória, a partir do resgate de histórias de vida dos participantes. “As escritas revelam traços das histórias e da identidade dos alunos”, explica a professora Carmem Silvia Nunes de Azevedo Pessoa.

“O trabalho de produção do livro ‘Histórias de Vida’ pelos alunos da EJA foi extremamente gratificante e promove na rede municipal a reflexão sobre a importância da valorização das experiências da cada estudante na construção coletiva dos saberes”, afirma a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

Fala outra Escola

O objetivo do seminário do Gepec/FE é discutir assuntos que tratem do cotidiano do docente. Nesta edição, sete eixos reunirão práticas profissionais escolares e de pesquisas escolares. Entre elas, a experiência da Secretaria de Educação de Hortolândia, por meio do trabalho realizado na EJA, na produção literária de livros criados pelos alunos sobre memórias e história de vida. O trabalho está vinculado ao eixo 2, que trata de Linguagem, Alfabetização e Conhecimento.

As publicações deste eixo tratam do conhecimento produzido na formação humana em alfabetização e linguagem, partindo do princípio que a leitura do mundo e da palavra é um processo contínuo que se dá no decorrer das relações estabelecidas em diferentes espaços educativos.

Para saber mais sobre o VI Seminário “Fala outra Escola”, basta acessar o site www.fe.unicamp.br/falaoutraescola/CadernoProgramacao2013.pdf

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98