“Quarto de Despejo”: o diário de uma favelada relata o cotidiano em comunidades pobres

“Quarto de Despejo”: o diário de uma favelada, escrito pela brasileira Carolina Maria de Jesus, foi o livro que ficou em 1º lugar no ranking dos mais emprestados, em junho, pelos usuários da Biblioteca Municipal “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Prefeitura de Hortolândia. O livro reproduz o diário de Carolina de Jesus, moradora de uma comunidade pobre da cidade de São Paulo. Em seu relato, ela descreve a dor, o sofrimento, a fome e as angústias dos favelados. Seu texto é considerado um dos marcos da escrita feminina no Brasil. No ranking, a biblioteca registrou, no mês passado, 1.093 empréstimos de obras.

O “top 5” do ranking de junho ainda inclui “A espera de um milagre”, do norte-americano Stephen King, dois capítulos da saga de Harry Potter: a câmara secreta e a pedra filosofal, da britânica J.K. Rowling, e “O Diário de Um Banana” caindo na estrada, do também norte-americano Stephen King. 

CARTEIRINHA

Atualmente, a Biblioteca Municipal conta com acervo de cerca de 17 mil títulos. De acordo com o coordenador, o espaço tem mais de 4.000 usuários cadastrados. A Biblioteca iniciou a divulgação do ranking dos livros mais emprestados em julho de 2018, por ocasião do período de férias de meio de ano.

Para quem quer fazer o empréstimo de livros, é necessário confeccionar a Carteirinha de Leitor na própria Biblioteca, que fica no primeiro piso do Open Shopping, localizado na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central. Os interessados têm que levar foto 3X4 recente, cópia do RG e cópia de comprovante de residência. Já para menores de idade, é necessário que o pai, a mãe ou responsável leve cópia do RG e autorização. Caso haja dano ou extravio dos livros emprestados, o usuário terá que fazer a reposição do mesmo título. A Biblioteca registra, em média, de 30 a 50 empréstimos por dia. A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorRepresentando Campinas, APC vai disputa Jogos Regionais com equipe nacional completa
Próximo artigoPrefeitura promove campanha de adoção de animais domésticos