Nossa Cidade

Lâmpadas de LED deixarão Av. Olívio Franceschini mais iluminada

Antigas luminárias de vapor de sódio são substituídas pela Prefeitura: mais luminosidade, economia e segurança

A Prefeitura de Hortolândia coloca a cidade em uma “nova era” com a modernização da iluminação pública na cidade. Quem passa pela avenida Olívio Fransceschini já pode observar a instalação de postes ornamentais, com lâmpadas de LED, cujo formato lembra a Ponte Estaiada. As novas luminárias substituirão as lâmpadas de vapor de sódio que, até então, iluminavam a via expressa de ônibus.

Anuncio


O objetivo da troca é garantir mais luminosidade e segurança a  uma das principais avenidas da cidade, com menos custo. “As lâmpadas de vapor de sódio da cidade são antigas, não correspondem à atual demanda de iluminação. As lâmpadas de LED representam maior luminosidade com economia para o município e, consequentemente, mais segurança para as pessoas já que no período da noite as ruas estarão melhor iluminadas”, informa o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Alberto Prataviera Júnior. O secretário calcula que com a implantação de iluminação de LED, os gastos da Prefeitura com conta de energia elétrica diminuirão em 50%.

Os modernos postes de iluminação são instalados nos dois lados do canteiro central da via, desde o entroncamento com a avenida da Emancipação, sentido Terminal Metropolitano Urbano.

“Acoplar esta nova iluminação em postes modernos tem a intenção de embelezar a paisagem e colocar a cidade no futuro, com uma nova e atual imagem”, explica o arquiteto da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica da Prefeitura, Paulo Lima.

O trecho faz parte do Corredor Metropolitano, uma das principais obras da região no quesito mobilidade urbana, realizada pela parceria entre Prefeitura e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Ao todo, 400 postes com design ornamental iluminarão o novo sistema de Hortolândia

O prefeito Angelo Perugini tem como meta trocar todas as antigas lâmpadas da cidade pela tecnologia LED, até o final de 2020. Com a modernização, a Prefeitura economizará metade dos gastos com energia elétrica. A cidade possui cerca de 22 mil lâmpadas em vias e áreas públicas.

MAIS LUZ

O Parque Socioambiental Lago da Fé, já conta com a nova iluminação, assim como a rua José João da Silva, que dá acesso à Ponte Estaiada, ao lado da empresa Magnetti Marelli, onde foram instalados 24 postes ornamentais.  A Lagoa do Jardim Amanda será o próximo espaço a receber os novos postes, após a conclusão do serviço no Corredor Metropolitano.

PIC

A reestruturação do sistema de iluminação pública faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O programa prevê melhorias na infraestrutura urbana com investimento de cerca de R$ 400 milhões, em mais de 100 obras e serviços que modernizarão a cidade para aumentar a qualidade de vida, gerar emprego e renda. As intervenções ocorrerão por toda cidade. O objetivo é que o município cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo