Nossa Cidade

Lagoas de contenção do Parque Santa Fé já evitam enchente

Segundo a Prefeitura, na medida em que avança a obra do Parque Linear Santa Fé, em implantação na região do Parque Gabriel, diminuem os risco de enchentes na região central da cidade. Graças a agilidade na obra, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, as lagoas de contenção de enchentes, que fazem parte do serviço em andamento, já estão funcionais, mesmo antes de finalizadas. Isso significa que o volume de chuva dos últimos dias foi contido, reduzindo a força da enxurrada que desce pelo Córrego Santa Clara. Assim, a água chega numa velocidade menor ao Ribeirão Jacuba, por onde segue seu curso normal sem causar alagamento.

Cerca de 84% de etapas de obra previstas para o Parque foram executadas. Nesta semana, o trabalho principal consiste em plantio de grama e paisagismo ao redor das lagoas de contenção de enchentes. De acordo com a Secretaria de Obras, as chuvas atrapalharam a movimentação de máquinas na escavação. Mas, mesmo assim, o serviço não para. “Temos duas lagoas em implantação. A de baixo, que é menor, está 100% escavada e seu vertedouro, estrutura por onde a água vaza para o Córrego, está 95% concluído. Já a lagoa de cima é maior e tem, atualmente, 20% de serviço executado”, destacou o secretário de Obras, Sérgio Torrecilas.

Anuncio


A primeira lagoa tem capacidade para até 537.192 metros cúbicos de água. Na segunda lagoa, a capacidade de armazenamento é de até 152.309 metros cúbicos de água. O Parque Santa Fé contará, ainda, com pista de caminhada, ciclovia e equipamentos de lazer, compondo uma nova área de descanso, com muito verde, para desfrute da população.

Corredor Ecológico

O projeto de implantação do Parque Santa Fé, na área que vai desde a região do Jardim Santa Fé até o Parque Gabriel, às margens do Córrego Santa Clara, foi desenvolvido em 2012, na gestão do prefeito Angelo Perugini. A obra é realizada em parceria com o Governo Federal. A retomada do projeto do Corredor Ecológico com a implantação de parques socioambientais e áreas de lazer no entorno de córregos é uma das metas da atual Administração.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo