Nossa Cidade

Junta Militar convoca jovens que ainda não se alistaram

O prazo para alistamento militar de jovens nascidos em 1996, que completam 18 anos neste ano, encerrou-se no dia 30 de junho. No entanto, mesmo com o fim do alistamento formal, é necessário que os jovens com mais de 18 anos que ainda não procuraram a Junta Militar se apresentem para receber o Certificado de Reservista, documento exigido em diversas ocasiões para comprovar a dispensa do Serviço Militar. Neste caso, o alistado pagará uma taxa de R$ 2,40 pelo comparecimento fora do prazo, mas participará normalmente da cerimônia de Juramento a Bandeira, agendada para outubro. Dentro do prazo, foram alistados 1.712 jovens.

De acordo com o secretário da 178ª Junta Militar, Francisco Lopes dos Santos, o alistamento fora do prazo é válido mesmo para quem já tem mais de 18 anos e que não se alistou no ano referente à sua data de nascimento. “A taxa paga pelo atraso é a mesma. No entanto, sem o alistamento, a pessoa não recebe o Certificado de Reservista, que é exigido, por exemplo, para a contratação trabalhista”, justificou. O documento é exigido para os homens, maiores de 18 anos, no ato da matrícula em instituições de ensino, posse de cargos de concursos públicos, contratação profissional e outras ocasiões que necessitem da comprovação da dispensa militar.

Anuncio

Para se alistar, é preciso ir até a sede da Junta Militar e apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: comprovante de endereço no nome do pai ou da mãe, certidão de nascimento, identidade e CPF, além de duas fotos 3×4 recentes. O setor de apoio à Junta Militar, órgão vinculado à Secretaria de Chefia de Gabinete, da Prefeitura de Hortolândia, está localizado na rua Antonio Bernardes, nº 360, no Remanso Campineiro.

Morar na cidade é requisito para se alistar na 178ª Junta Militar. Caso o jovem não tenha o comprovante de endereço no nome dos pais, é possível apresentar o título de eleitor de 2013 ou uma declaração da escola em que estuda, desde que seja em Hortolândia. Já aqueles que são impedidos por motivos religiosos de prestar serviço militar devem apresentar declaração, com firma reconhecida, assinada pelo responsável pela igreja.

 

Juramento à Bandeira

Os jovens alistados em Hortolândia participarão, no dia 24 de outubro, da cerimônia de Juramento à Bandeira. Durante o evento, os jovens receberão o Certificado de Reservista. Como em Hortolândia não há Tiro de Guerra, todos os alistados são dispensados.

A Junta Militar é o órgão encarregado de dirigir, orientar, coordenar e controlar as atividades ligadas ao Serviço Militar, no âmbito do Exército, em todo o território nacional. O Serviço Militar consiste no exercício das atividades desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), instituições da Defesa Nacional.

FONTE: Pref.Hortolândia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo