Connect with us

Nossa Cidade

Jovens de Hortolândia dispensados do Serviço Militar fazem juramento à bandeira

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Na cerimônia, realizada nesta sexta-feira (11/10), o prefeito Antonio Meira foi empossado como presidente da Junta Militar de Hortolândia

 Jovens de Hortolândia dispensados do Serviço Militar 2013 fazem juramento à bandeira

Anuncio


Cerca de dois mil jovens de Hortolândia, nascidos em 1995, participaram, na manhã desta sexta-feira (11/10), da cerimônia de juramento à bandeira, que formaliza a dispensa do Serviço Militar Obrigatório. A solenidade foi realizada no ginásio poliesportivo Victor Savala, que integra o complexo do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, e marcou a posse do prefeito Antonio Meira como presidente da Junta Militar 178, a de Hortolândia.

Além de autoridades militares e vereadores, o evento contou com a presença do prefeito, da secretária de Chefia de Gabinete, Sandra Fagundes Freire, e de alguns pais, mães e demais familiares. Segundo o secretário da Junta Militar de Hortolândia, Francisco Lopes dos Santos, 1.970 rapazes eram esperados no evento.

Muito embora todos os alistados no município sejam dispensados de servir, o ato solene do juramento à bandeira “os torna cidadãos em dia com sua obrigação militar”, de acordo com o subtenente Ricardo Barbosa Mena, chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02011, de Capivari.

Advertisement

Saudação aos reservistas

O prefeito Antonio Meira agradeceu à instituição da cidade vizinha, que cedeu oito militares integrantes da Guarda à Bandeira para a realização da solenidade e saudou os jovens reservistas. “Gostei de ver o compromisso de todos, a disposição em defender a nossa Pátria com honra e com o sacrifício da própria vida, se necessário. É uma demonstração de patriotismo dos que querem o melhor para o nosso País. Parabéns a todos! Viva esta juventude”, afirmou o prefeito, muito aplaudido.
“Este é um marco definidor e mesmo um divisor de águas na vida destes jovens porque, a partir deste momento, eles conseguem estar liberados para trabalhar. Este momento em si consolida o compromisso que têm com a Pátria”, afirmou a secretária de Chefia de Gabinete, Sandra Fagundes Freire. “Este ano, dentro do programa Viva Mais e Melhor, pudemos oferecer a estes jovens sete palestras sobre cidadania, envolvendo a postura no dia a dia, como conduzimos a nossa vida. Esperamos que esta iniciativa possa contribuir com as escolhas que vão ter durante toda a vida”, acrescentou.

Compromisso com o País

Na fala de orientação, o capitão Marcos Antônio de Oliveira, delegado do Serviço Militar de Limeira, lembrou aos reservistas que a cerimônia não era uma “mera formalidade”. “Esta solenidade marca a passagem de adolescentes para a idade adulta. Em algumas culturas é comum haver rituais que marcam esta passagem. Na nossa, o que marca este momento é o alistamento no serviço militar, mesmo que, para alguns, haja esta dispensa”, ressaltou.

Advertisement

“A partir de hoje, os senhores deixam de ser adolescentes e passam a ser adultos. Até aqui, pais e mães eram responsáveis por suas atitudes, decisões, contatos. A partir de agora, cada um é responsável pelas próprias atitudes e pela própria vida. Por isso, cada decisão tomada vai ter reflexo no futuro dos senhores. É nesta fase que escolhem a profissão, a carreira acadêmica, a companheira para constituir família. Peço que reflitam, pensem em cada atitude e decidam agir com honestidade e ética para que sejam prósperos na profissão que abracem e sejam ricos em valores morais e espirituais, os únicos que realmente contam”, alertou o militar.

O capitão Oliveira destacou ainda o fato de que, embora dispensados, os reservistas de Hortolândia estão sujeitos a convocação em caso de guerra e situações de calamidade, uma vez que fazem parte da reserva estratégica das Forças Armadas.

Peso da responsabilidade

Prestes a fazer 18 anos, Gabriel Antônio Gombrade de Oliveira, estudante do curso de Turismo e Lazer na USP (Universidade de São Paulo), foi um dos que receberam nesta sexta-feira o Certificado de Dispensa de Incorporação. “Fiquei emocionado ao ver o compromisso e a dedicação destes militares que entraram com a bandeira com a Pátria. Mas vou seguir outra carreira”, revelou. “Senti que esta é mesmo uma forma de deixar de ser adolescente para ser adulto. Mesmo dispensado, se o País precisar de mim, estou à disposição para servir com todo empenho, com vontade e não fazer por fazer”, disse o rapaz.

Advertisement

José Carlos Barbosa Jr, de 18 anos, instalador de som, também sentiu que algo mudou a partir de agora. “Tem mais responsabilidade, porque agora eu respondo pelos meus atos”, destacou.

Emoção dos familiares

Muito emocionado, o aposentado Giovanni Abate Jr veio acompanhar o filho Ivan Soares de Araújo Abate, de 18 anos, que quer ser mecânico de aviões. “A família da mãe dele é de militares”, lembrou o pai. “É importante para o jovem este momento. Para que tenha mais dignidade e aprenda a honrar a Pátria, se envolva mais com as coisas do País”, afirmou.

A chefe de cozinha Valéria Cristina Carneiro, trouxe o filho Júnior Gabriel Silva, de um ano, para ver o irmão mais velho, João Paulo Barbosa, de 18 anos, jurar a bandeira. “É importante para ele este dia e a nossa presença aqui. Ele queria servir, mas não pode. Agora está trabalhando há um ano”, comentou.

Advertisement

Ingresso na carreira militar via concurso público

Procurado ao final da solenidade por alguns jovens que, mesmo dispensados, desejam seguir carreira militar, o subtenente Mena avisou que eles têm a possibilidade de ingressar, via concurso público, nas escolas de uma das três Forças Armadas, como a Academia Militar das Agulhas Negras, o IME (Instituto Militar de Engenharia) e o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). No caso do Exército, mais informações podem ser obtidas no site www.exercito.gov.br. Algumas delas têm vagas abertas também para o público feminino, em áreas como magistério, direito, saúde e música.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Queda de temperatura é prevista para este fim de semana em Hortolândia: confira

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Queda de temperatura

Com a entrada de uma frente fria no estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que haja queda de temperatura em cidades do interior do estado, incluindo Hortolândia. O comunicado entrou em vigor à meia-noite de hoje.

Vale ressaltar que nossa cidade amanheceu com uma temperatura amena e ventos leves, porém, gelados, registrando cerca de 19ºC. Para hoje, a máxima não ultrapassará os 25ºC, marcando uma redução de cinco graus em relação aos dias anteriores.

Anuncio


Já amanhã (19), é quase certo que os termômetros cairão mais um pouco, com mínima de 15°C, porém, sem a perspectiva de chuva – algo que se prolonga para o fim de semana. Já no sábado (20), teremos uma variação entre 15°C e 28°C, com tendência de ventos fracos, porém, frios na parte da manhã e a tarde.

Por fim, o domingo (21) vem com as mesmas perspectivas, sendo um excelente momento para ficar com a família, descansando e se preparando para a segunda feira.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Oito partidos se unem pela reeleição de Zezé Gomes com Cafú de vice em Hortolândia

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

zeze-cafu

No inicio da noite dessa quarta-feira (17), um marco na política hortolandense: líderes de oito partidos se uniram em um movimento de apoio à reeleição do Prefeito Zezé Gomes, lançando uma ampla lista de pré-candidatos para as eleições municipais de 2024.

O evento, realizado no espaço Gold Eventos e prestigiado por mais de 500 pessoas, marcou não apenas a apresentação dos futuros postulantes aos cargos de vereador e vice-prefeito, mas também um testemunho da força e engajamento do projeto político em curso na cidade.

Anuncio


O prefeito Zezé Gomes expressou gratidão pela mobilização e reforçou o compromisso de dar continuidade ao desenvolvimento inteligente e sustentável que tem caracterizado a gestão municipal. Em seu discurso, ele destacou a importância de representar um legado de progresso e qualidade de vida, enaltecendo os esforços desde a administração de seu antecessor, Angelo Perugini. “Hortolândia é uma cidade em ascensão, planejada para prosperar e oferecer bem-estar à sua população. Agradeço a confiança depositada em nossa gestão e reafirmo nosso compromisso com o cuidado e o progresso”, declarou.

Além do anúncio dos pré-candidatos a vereador, uma nomeação crucial marcou o evento: o atual Secretário Municipal de Governo, Cafu César, foi indicado como pré-candidato a vice-prefeito. Cafu refletiu sobre a importância do planejamento e da articulação política para o futuro de Hortolândia, destacando a necessidade de buscar soluções que garantam avanços para a cidade e sua população. “A confiança depositada em mim pelo prefeito Zezé é um privilégio. Estamos comprometidos em buscar o melhor para Hortolândia, negociando recursos e implementando projetos que promovam o bem-estar de todos os cidadãos”, afirmou.

Advertisement

Com representantes de partidos como Republicanos, PSB, PSD, Podemos, Progressistas, Partido Verde, PT e PCdoB, o evento demonstrou a união em torno de um projeto político que visa o progresso e a melhoria contínua de Hortolândia. Com mais de 100 homens e 40 mulheres na lista de pré-candidatos, a frente ampla revela um compromisso conjunto em direção a um futuro promissor para a cidade.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Após revitalização, importante praça de Hortolândia será entrega neste sábado (20)

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

praça

A Praça da Vila São Pedro, após revitalização, será entregue neste sábado (20). O evento oficial terá início às 9h e contará com a presença de autoridades públicas. Localizada nas proximidades do conjunto habitacional da CDHU da Vila São Pedro, em Hortolândia, a praça é mais uma conquista que se enquadra no escopo do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento).

A iniciativa de recuperação da Praça da Vila São Pedro foi viabilizada através de um convênio estabelecido no ano anterior entre a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado de São Paulo. Essa intervenção atende às diretrizes do PEM (Programa Especial de Melhorias), visando realizar melhorias urbanas em empreendimentos habitacionais de interesse social.

Mais detalhes sobre o evento de entrega da Praça da Vl. São Pedro

Anuncio


Durante a cerimônia de entrega da obra, os moradores terão a oportunidade de desfrutar da musicalidade do Quinteto Cultura, um grupo promovido pela Prefeitura. Para as crianças, haverá brinquedos infantis, pipocas e algodão doce, proporcionando momentos de diversão. Ao término do evento, adolescentes e adultos do bairro participarão de um torneio de futsal na quadra instalada na praça, organizado pela ONG local Projeto Águia.

Com a revitalização da praça, a Prefeitura de Hortolândia busca fortalecer as opções de lazer e entretenimento para os moradores da Vila São Pedro, especialmente para as 320 famílias que residem no conjunto habitacional CDHU do bairro. Além de agregar valor à convivência local e fomentar a integração social e comunitária entre os moradores, o espaço renovado ampliará as oportunidades de lazer e práticas esportivas para toda a comunidade.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

transporte público de Piracicaba transporte público de Piracicaba
Policial2 horas ago

Ônibus do transporte público de Piracicaba é incendiado e assusta moradores

Por volta das 4 horas da manhã de ontem (17), um ônibus do transporte público de Piracicaba foi incendiado e...

Queda de temperatura Queda de temperatura
Nossa Cidade4 horas ago

Queda de temperatura é prevista para este fim de semana em Hortolândia: confira

Com a entrada de uma frente fria no estado de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que...

ônibus do BRT ônibus do BRT
Nossa Região4 horas ago

Acidente com ônibus do BRT deixa semáforos sem funcionar na Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas

Na manhã de hoje (18), ocorreu um acidente entre um ônibus do BRT e um carro na Avenida John Boyd...

IBM IBM
Cursos6 horas ago

Plataforma lança mais de 100 cursos gratuitos com certificados, junto com a IBM

Você conhece o Eu Capacito? Essa é uma plataforma online que, neste momento, está disponibilizando mais de 140 cursos gratuitos,...

sabesp sabesp
São Paulo7 horas ago

O futuro da água em São Paulo, privatização da Sabesp é aprovada em primeira votação

Na última quarta-feira (17), a Câmara dos Vereadores de São Paulo deu um passo significativo rumo à privatização da Companhia...

fratura exposta fratura exposta
Policial7 horas ago

Motoqueiro sofre fratura exposta após acidente em Campinas

Um acidente ocorrido na tarde de ontem (17) entre um carro e uma moto na cidade de Campinas deixou duas...

fatec fatec
Cursos15 horas ago

Vestibular Fatec: curso superior gratuito

Chegou a hora de dar um salto em direção ao futuro! Com a abertura das inscrições para o Vestibular das...

Advertisement
cinema

Populares