Connect with us

Nossa Cidade

Jornada pedagógica marca o início do calendário escolar em Hortolândia

imagem 27

A tradicional Jornada Pedagógica teve sua edição 2021 realizada nesta quarta-feira (03/02), reunindo mais de dois mil profissionais da rede municipal de ensino de Hortolândia. O evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, marca o início do ano letivo, com a proposta de importantes reflexões sobre os desafios da educação em tempos de isolamento social. Em uma edição totalmente virtual, transmitida ao vivo pela internet nos canais Zoom e Youtube, a Jornada Pedagógica de 2021 contou com nomes renomados da área da educação no Brasil.

Durante a abertura oficial do evento, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, deu as boas-vindas aos participantes, agradecendo a equipe de Educação e convidados. Em seguida, apresentou o tema que irá nortear o caminho da educação no município, na atual gestão: “Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade”. Ao citar o grande filósofo e educador Paulo Freire, o secretário destacou a importância de um trabalho em conjunto neste momento de grandes desafios, no qual a troca de saberes será essencial para a construção da educação na cidade.

Anuncio

“Tenho certeza que estamos aqui todos convictos. A situação emerge cuidado. Nós sabemos das nossas limitações, mas não podemos deixar de sonhar. Trabalhar com educação é sonhar. Com a nossa experiência, nossos aprenderes e saberes, tenho certeza que todo esse sentimento de esperançar vai nos conduzir para o trabalho da educação na nossa municipalidade”, afirmou Fernando.

A secretária adjunta de Educação, Ciência e Tecnologia, Roberta Morais Diniz, que também participou do evento, reafirmou que a comunicação e integralidade serão a ferramenta fundamental para iniciar o ano letivo. “É um ano desafiador, mas estamos juntos com as demandas do dia-a-dia, trabalhando com muito carinho e dedicação. Juntos, nós iremos trilhar o nosso caminho de 2021, que será com grandes desafios, mas com muito respeito e diálogo”, disse.

Advertisement

O diretor de Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto, participou da abertura da segunda palestra. Em sua fala, destacou a excelência dos servidores que fazem a Educação do município, além de explanar sobre algumas das atividades que serão desenvolvidas. “Vamos promover pesquisas, conhecimento, ciência, e captar o que já está sendo construído dentro das unidades escolares, para que isso possa ser difundido. Nós sabemos que o ano de 2020 foi atípico, mas o mais bonito foi verificar o comprometimento: professores, educadores, todos se desdobrando para conhecer um pouco mais sobre a tecnologia e buscando novas ferramentas. Quando vemos as pessoas se envolvendo e transformando seu dia-a-dia para poder alcançar e dar o melhor para o aluno, aí sim vemos pessoas que possuem essa doçura, essa ternura, esse amor. Nosso ideal é facilitar e trazer mais infraestrutura para esse trabalho”, enfatizou Felipe.

O encontro contou ainda com a presença do prefeito interino e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, que destacou o trabalho da Administração e as prioridades para uma educação segura e de qualidade. “A mudança que estamos fazendo é uma aproximação maior com as tecnologias, de forma que possamos ter uma cidade mais inteligente. É preciso focar na educação, e estamos trabalhando muito para garantir as condições necessárias para construir uma educação melhor. A prioridade é que nossos alunos possam aprender e ir para a escola com segurança”, destacou.

Além de oferecer um espaço de acolhimento, socialização e orientação para os profissionais da Educação, a Jornada Pedagógica contou com uma programação de três palestras ministradas por convidados especiais: o sociólogo César Callegari, com o tema “O Desenvolvimento da Educação Integral”; a psicóloga Cenise Monte Vicente, em “Construir o futuro: o educador na promoção da resiliência e do direito à ternura”; e a pedagoga Maria Inês Fini, que abordou “Como enfrentar os Desafios do Planejamento Pedagógico de 2021”.

O caminho para a Integralidade

Advertisement

A primeira palestra foi ministrada pelo sociólogo César Callegari. O profissional, que foi membro do Conselho Nacional de Educação e presidiu a Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular, falou sobre a proposta de integralidade da rede municipal e dos desafios que serão enfrentados no retorno das aulas presenciais. 

“A questão da integralidade, ou seja, uma educação para todos, levando em consideração as características diferentes, as necessidades diferentes de cada grupo social que está representado em cada uma das nossas escolas, talvez seja uma das nossas principais responsabilidades como educadores. Fazer essa reflexão no momento do planejamento é essencial para a retomada das atividades educacionais nesse ano de 2021.” ressaltou.

Na sequência, a psicóloga mestre Cenise Monte Vicente, abordou sobre o papel do educador e a construção de uma escola acolhedora. “Eu defendo, após observar e desenvolver estudos nesse sentido, que o centro da vida de um resiliente é o sonho, é a imaginação. A criança e o jovem precisam desse sonho definido. Trata-se de se ver no futuro. Quando ele se vê no futuro, ele estabelece um sentido, um rumo, isto é um organizador. Nessa construção, nessa coisa boa imaginada, entra a escola como uma grande aliada. Devemos valorizar o que o aluno quer, o que ele gosta e, assim, fomentar, estimular e correlacionar com o aprender, com o conhecimento, com as atividades e projetos desenvolvidos na escola. Devemos construir na escola um espaço de vivência baseado na ternura e delicadeza, onde todos podem ser ouvidos e sentirem-se valorizados”, concluiu.

Para finalizar o evento, a pedagoga Maria Inês Fini abordou os desafios do planejamento pedagógico no ano de 2021, falando sobre as transformações e a proposta de implantação do sistema híbrido na rede municipal. Ela também lembrou que o planejamento deve ser feito após muita pesquisa e com o pé no chão. “A educação só se fará nos próximos anos nas condições reais das escolas, dos professores, das famílias e dos alunos” afirmou.

Advertisement

Todas as palestras da Jornada Pedagógica 2021, com o tema: “Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade”, estão disponíveis através do canal do Youtube da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Para ter acesso e assistir, clique aqui.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região4 horas ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos5 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial6 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

grupo de motoboys grupo de motoboys
Policial6 horas ago

Cliente, supostamente, agride trabalhador de app e grupo de motoboys depredam casa em Mogi Mirim

Um grupo de motoboys protagonizou uma cena de violência no bairro Parque Novacoop, em Mogi Mirim, na tarde de ontem...

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região6 horas ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Baixa umidade Baixa umidade
Nossa Cidade7 horas ago

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado...

delegacia abuso delegacia abuso
Policial8 horas ago

Captura de procurado em Hortolândia por crimes graves

Na tarde desta quinta-feira(25), uma ação eficiente das forças policiais resultou na captura de um indivíduo procurado pela justiça em...

Advertisement
cinema

Populares