Nossa Cidade

Jd. Amanda terá evento “De Bem com a Vida”, com ação de prevenção ao HIV, neste sábado (06/12)

A Prefeitura de Hortolândia prepara para este sábado (06/12) mais uma ação “De Bem com a Vida”, desta vez na região do Jd. Amanda. A Secretaria de Saúde levará diversas atividades ao estacionamento da UPA (Unidade de pronto Atendimento)-24h, das 8h às 11h. O programa “De Bem com a Vida” foi lançado, no início deste ano, com o objetivo de promover hábitos saudáveis que estimulem o bem estar da população. Na programação deste sábado, haverá uma ação especial de prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como o HIV, vírus causador da Aids.

“Vamos levar atividades que promovam o bem estar da população e proporcionem mais qualidade de vida. Teremos também oferta de testes rápidos para HIV, ação que faz parte da campanha ‘Fique Sabendo’, que acontece ao longo do mês em todas as unidades de saúde da cidade”, destacou a secretária de Saúde, Mary Guiomar Almeida Rocha.

Anuncio


Entre as atividades, está medição de glicemia, pressão arterial, orientação sobre ervas medicinais, aula de Lian Gong (ginástica chinesa) e capoterapia.

Fique Sabendo

A Campanha “Fique Sabendo”, com oferta gratuita de teste rápido para detecção de HIV, vírus causador da Aids, em todas as unidades de saúde do município, tem como objetivo ampliar a oferta da testagem e diagnosticar novos casos com rapidez, o que colabora para o tratamento precoce dos pacientes. UBSs (Unidades Bácisas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)-24h e o Hospital Municipal, além do CEI (Centro especializado em Infectologia), antigo AMDAH (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia) terão à disposição de toda população, testes rápidos que auxiliam no diagnóstico de HIV, em menos de 30 minutos.

O profissional de saúde colhe uma pequena amostra de sangue da pessoa, através de uma picada na ponta do dedo. Em contato com produto reagente é possível saber se a pessoa está infectada com o vírus causador da Aids. Os testes têm sigilo garantido. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhada para atendimento imediato no CEI, que é a unidade de referência no município. O atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real.

O vírus HIV é causador da Aids, doença caracterizada por infecções oportunistas que afetam a saúde da pessoa infectada, que apresenta baixa imunidade. “Oferecemos todo suporte e tratamento gratuito. Por isso, é importante que as pessoas realizem o teste rápido pelo menos uma vez por ano, pois só assim é possível iniciar o tratamento o quanto antes”, enfatiza Sandra.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo