É preciso manter o trabalho preventivo contra a Dengue. É isto que a Prefeitura de Hortolândia realiza, nesta quarta-feira (20/05), no bairro Jardim Santa Clara do Lago 2. A região receberá nebulização para eliminar o mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Chikungunya e Zika. A ação acontece na área delimitada pelas ruas México, Cuba (parte), Equador e Bolívia. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, apesar de a região registrar, neste ano, três casos confirmados de Dengue, a ação é necessária para evitar a ocorrência de mais casos. 

A nebulização é realizada por agentes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde. Eles executam a ação com auxílio de nebulizadores costais motorizados. Durante a nebulização, os agentes visitam as casas dos moradores para eliminar focos de criadouro de larvas do mosquito Aedes aegypti. Os agentes utilizam o nebulizador para espalhar o inseticida. 

Segundo a Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra, até o momento, 1.724 casos notificados de Dengue, dos quais 491 casos positivos, 575 casos negativos, 658 aguardam resultado e um óbito. O município tem um caso notificado de Chikungunya que aguarda resultado. Já de Zika, a cidade não tem nenhum caso notificado até o momento. 

10 MINUTOS  

Durante o período de isolamento social, a população pode fazer sua parte e ajudar a Prefeitura de Hortolândia na prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Uma atividade útil é limpar a casa e, assim, eliminar possíveis focos de criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti, causador de Dengue, Zika e Chikungunya. Para isso, basta fazer algumas tarefas simples, tais como manter tampados tonéis, barris e caixas d´água, colocar telas em ralos e mantê-los limpos, deixar garrafas com a boca virada para baixo e encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. 

Estas e outras orientações fazem parte da campanha “10 minutos contra o mosquito”, da Secretaria de Saúde. A ação explica que, em apenas 10 minutos por semana, é possível acabar com o ciclo de procriação do Aedes aegypti. A campanha ainda conta com um material informativo, que está disponível no site da Prefeitura, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/, por meio deste LINK. De acordo com a Secretaria de Saúde, 80% dos focos de Dengue estão nas casas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorPonte da Esperança reflete cores da cidade em homenagem aos 29 anos de Hortolândia
Próximo artigoCurso “Descomplique” ensina os primeiros passos para se montar um negócio