Connect with us

Nossa Cidade

Jardim Amanda terá UBS construída com recursos do BID

Publicado

em

Hortolândia terá uma nova unidade de Saúde no Jardim Amanda. No prédio onde funcionava o antigo PA (Pronto Atendimento), na avenida Brasil, será construída uma UBS (Unidade Básica de Saúde). A obra acontece por meio de convênio com o Estado, através de recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O governo estadual lançou, na sexta-feira (01/04), a licitação para a obra. A ação faz parte de um pacote de US$ 280.000.000,00 (duzentos e oitenta milhões de dólares), que prevê a construção de 26 unidades de saúde na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, acompanha o processo e aguarda o início das obras, cujo anúncio do Estado indica que acontecerá em 40 dias. A previsão é que a unidade de saúde fique pronta em 14 meses. A construção da UBS foi contemplada na primeira etapa de obras em convênio com o Governo Estadual. Numa segunda fase, recursos do BID serão empregados na reforma de três unidades de saúde do município: UBS Santa Clara, UBS Novo Ângulo e USF (Unidade de Saúde da Família) Jardim Amanda. Ainda não há prazo para que estas obras sejam licitadas.

Unidades de Saúde

O Jardim Amanda conta, atualmente, com três unidades de saúde:

•UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento)

Rua Washington Luis, 1066 – Jd Amanda II

•UBS

Av. Brasil, 1.100 – Jd Amanda II

•USF

Rua Almada Negreiros, 1299 – Jd Amanda I

Nossa Cidade

Ruas próximas ao Pq. Lago da Fé recebem Operação Tapa-Buraco

Publicado

em

Trabalho faz parte da ampliação e revitalização da maior área de lazer de Hortolândia

A Operação Tapa-Buraco continua intensificada em diversas regiões da cidade. Desde o início da semana, o serviço é realizado em ruas e avenidas localizadas entre os bairros Parque Gabriel e Jardim São Miguel, próximas do Parque Socioambiental Lago da Fé. A ação na região faz parte da ampliação, revitalização e modernização do maior espaço de lazer da cidade. Esta nova área do parque será entregue à população nesta quinta-feira (19/05), em comemoração aos 31 anos da cidade.

“Além de margear o parque, estas ruas que receberam mais uma etapa da Operação Tapa-Buraco também são residenciais, algumas são linhas de ônibus do transporte municipal e intermunicial e servem como acesso à avenida Olívio Franceschini, uma das mais movimentadas da cidade. A ação leva diversas melhorias à moradores dos bairros, aos motoristas que trafegam pelo local e aos usuários da área de lazer. Continuaremos o trabalho nesta e em outras regiões da cidade. Desde o começo do ano, mais de 40 bairros já receberam uma ou mais etapas da Operação Tapa-Buraco da Prefeitura”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Ruas de bairros que ligam à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), também foram contempladas com a operação. Ela foi concluída em vias que são acesso à rodovia e ao redor do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang e do Supermercado Pague Menos, unidade do Jardim Rosolém. O serviço também aconteceu ao redor da UBS (Unidade Básica de Saúde) Figueiras. “Além de evitar danos nos veículos e deterioração do asfalto, este trabalho esta diretamente associado ao aumento da segurança viária já que também evita acidentes de trânsito”, comenta Panício.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Webinários discutem combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Hortolândia

Publicado

em

Eventos online, gratuitos, da campanha “Maio Laranja” acontecem nesta segunda e terça-feira (23 e 24/05)

Hortolândia promove, nesta segunda e terça-feira (23 e 24/05), dentro da “Semana Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, dois webinários gratuitos ligados à temática da campanha “Maio Laranja”. A iniciativa é da Comissão Intersetorial de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências, em parceria com a Prefeitura, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e a Campanha “Faça Bonito”, anualmente realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e pela Rede ECPAT Brasil, que luta pelo Fim da Prostituição e do Tráfico de Crianças para Fins Sexuais.

Os webinários são abertos ao público em geral, começam às 18h30, e dispensam inscrição prévia. Para participar, basta acessar o canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no YouTube.

No primeiro dia, três convidadas participam da discussão: as promotoras de Justiça Renata Brandão Lazzarini (comarca de Hortolândia) e Renata Lucia Mota Lima de Oliveira Rivitti (MPSP – Ministério Público do Estado de São Paulo/Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude) e a escritora, pedagoga, mestra em Educação Sexual e proprietária da Editora Caqui, Carolina Arcari, conhecida pela obra “Pipo e Fifi: ensinando proteção contra violência sexual”. A mediação será feita pela pedagoga, diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Educação e presidente da Comissão Intersetorial de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências, Jane Aparecida Nery de Carvalho.

No segundo dia, o tema será abordado pela escritora infantil e palestrante Anna Luiza Calixto, fundadora do projeto social “Os cinco passos”, que promove pautas ligadas aos direitos humanos, com foco na temática infantil. A convidada representa o Estado de São Paulo no Conapeti (Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil) e é também colunista do portal de jornalismo e mobilização Rede Peteca. Anna Luiza é autora da cartilha “Bem me quer, mal me quer?”, manual prático de orientação, combate e prevenção ao abuso sexual infantil.

Maio Laranja é tema de ações em toda a rede de proteção à criança e ao adolescente

Na manhã desta quarta-feira (18/05), Dia Nacional de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantil, a Prefeitura realizou ação comunitária relativa ao “Maio Laranja” no CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), no Remanso Campineiro. Houve panfletagem e abraço simbólico na Rotatória do Migrante.

Ainda pela manhã, a campanha foi tema de ações atividade artístico-cultural, com uso de fantoches e bonecos, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Samuel da Silva Mendonça, no Jd. Nova Europa, feita pela coordenadora pedagógica e contadora de histórias Solange Cachimiro Ferreira de Biazzio, a Sol, e pelo coordenador pedagógico da Emef D. Ana José Bodini Januário, Hugo Maciel Nonato Marques. Alunos da Emef Samuel e da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Nova Europa ouviram a contação da história “Não me toca seu boboca”, baseada no livro escrito por Andrea Viviana Taubman e ilustrado por Thaís Linhares, e cantaram a música “Ninguém mexe comigo”, composta pela cantora Bruna Caram. A ação buscou abordar o tema já trabalhado em sala de aula, sensibilizando a comunidade escolar de maneira lúdica, para que a criança reconheça situações de abuso e possa se defender, contando com o apoio dos profissionais da educação, sempre que necessário.

“Eu pensei muito sobre o que eles falaram. É muito importante para a criança tomar cuidado e, se acontecer o que falaram, saber falar com algum responsável”, afirma a estudante do 5°A, Gabrielle dos Santos Silva, de 10 anos.

Desde o início do mês, outras escolas de rede municipal de ensino também promovem dentro e fora de sala ações alusivas ao “Maio Laranja”. Houve teatros, palestras, apresentações musicais, contrações de histórias, dentre outros

Na Câmara Municipal, no próximo dia 26 deste mês, haverá audiência pública para debater o 18 de maio. O evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e da Comissão Intersetorial de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências. Em todo o Brasil, 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantil. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, a data foi instituída pelo projeto de lei 9970/2000. “A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.”

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Região do Parque Santa Fé recebe benfeitorias da Prefeitura de Hortolândia

Publicado

em

Após emissão de 120 títulos de posse, Administração Municipal implanta novo viário na região

 

A região conhecida como “ocupação do Santa Fé” está sendo revitalizada pela Prefeitura de Hortolândia. Após a emissão e distribuição, em março deste ano, de 120 títulos de posse do terreno aos moradores cadastrados, a Administração Municipal investe em obras de infraestrutura no local. Uma delas consiste em regularizar a distribuição de energia elétrica por meio da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Outra diz respeito à abertura de um sistema viário que oferecerá nova rota de acesso a quem vem do Jardim Novo Cambuí em direção à região do São Sebastião e do Jardim Interlagos.

Este novo viário fica no trecho do Parque Socioambiental Lago da Fé, mais ao fundo do reservatório de contenção de enchentes. De acordo com o Departamento de Projetos e Orçamentação, além do viário com 970 metros de extensão, conectando o trecho com a ponte do São Sebastião, o sistema prevê ainda a implantação de pista de caminhada com 1.644 metros de extensão, ao longo de todo o sistema viário e ciclovia de 550 metros de extensão, integrada com a já existente no Lago da Fé. O trecho também ganhará iluminação em LED.

As obras avançam dia a dia, atingindo agora aproximadamente 50 por cento dos serviços executados, segundo a Secretaria de Obras. A nova via em construção, entre a Rua Vitória da Conquista à rua sem nome, conta com sistema de drenagem pluvial, meios-fios da calçada e sarjetas, sendo preparada para receber pavimentação. O trecho já avança para se conectar com a Rua da Confibra, até a ponte do Residencial São Sebastião. Ao lado dela foi construída, com concreto pigmentado de vermelho, mais uma parte dos 550 metros de ciclovia que serão implantados no local. Além disso, avança a terraplenagem no terreno próximo ao canal. 

O término da obra está previsto para junho deste ano. Segundo o Departamento de Obras, parte do viário será novo, feito agora, e parte será recapeada. As obras contemplam ainda o prolongamento da Rua da Confibra, no Jd. Santa Fé, até a rotatória da Avenida Joaquim Marcelino Leite, entre o São Sebastião e o  Jd. Interlagos.

Para Suzie Rosa, presidente da Associação de Moradores da Cerâmica Ceregatti, é grande a importância destas ações para a comunidade residente no Santa Fé. Representa acesso à cidadania. “É respeito, dignidade, direitos e também deveres de cidadão. Hoje, temos o direito a uma moradia digna, com direito à água, luz, saneamento básico, enfim, nos dá cidadania. Hoje somos reconhecidos cidadãos hortolandenses com direito a ter o nosso CEP e recebermos nossas correspondências. Temos também parceria com o Banco de Alimentos, através da Secretaria de Educação, e uma parceria com o Fundo Social de Hortolândia”, afirma a líder comunitária.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade20 minutos atras

Ruas próximas ao Pq. Lago da Fé recebem Operação Tapa-Buraco

Trabalho faz parte da ampliação e revitalização da maior área de lazer de Hortolândia A Operação Tapa-Buraco continua intensificada em...

Nossa Cidade40 minutos atras

Webinários discutem combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Hortolândia

Eventos online, gratuitos, da campanha “Maio Laranja” acontecem nesta segunda e terça-feira (23 e 24/05) Hortolândia promove, nesta segunda e...

Nossa Cidade60 minutos atras

Região do Parque Santa Fé recebe benfeitorias da Prefeitura de Hortolândia

Após emissão de 120 títulos de posse, Administração Municipal implanta novo viário na região   A região conhecida como “ocupação...

Nossa Cidade1 hora atras

Hospital Municipal de Hortolândia promove palestra sobre autocuidado emocional para profissionais da saúde

Atividade ministrada nesta terça e quarta-feira (17 e 18/05) encerrou a programação comemorativa à Semana da Enfermagem O profissional de...

Nossa Cidade1 hora atras

Biblioteca Municipal tem livros sobre Hortolândia

As cerca de 50 obras sobre o município estão agrupadas na seção “Cantinho nossa história” A população também pode comemorar...

Nossa Cidade2 horas atras

Hortolândia ganha música para comemorar seu 31º aniversário

Vídeo da canção estreia nesta quarta-feira (19/05) no canal do YouTube da Secretaria de Cultura Hortolândia ganhará uma bela homenagem...

Publicidade

Populares