Nossa Cidade

Inscrições para creches municipais terminam nesta quarta-feira (23/10)

Levantamento da Secretaria de Educação verifica a demanda de vagas na Educação Infantil

Inscrições para creches municipais terminam nesta quarta-feira (23/10)

Termina nesta quarta-feira (23/10), às 17h, o prazo oficial de inscrição para a Educação Infantil, em qualquer uma das 25 escolas da rede municipal de Hortolândia. Iniciada no dia primeiro deste mês, a medida vale para as crianças entre quatro meses e cinco anos que estão fora da escola. Também podem ser inscritas crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2014, que pleiteiam ingresso no Ensino Fundamental. Pais e responsáveis interessados devem procurar a unidade escolar mais próxima de casa (consulte a lista das escolas da rede, com endereço e telefone, no site www.hortolandia.sp.gov.br/cidadão/educação).

Serão inscritas todas as crianças cujos pais ou responsáveis comparecerem ao chamado da Secretaria de Educação da Prefeitura. Para a Administração, este é o momento de verificar a demanda por turmas específicas em cada escola e a necessidade de oferta de vagas nas diversas regiões da cidade. A inscrição pode ser feita em qualquer uma das etapas: Berçário I e II, Mini-grupo, Maternal, Jardim I e II.

A diretora de Educação Infantil da Prefeitura, Marilda Moreno explica que “as mães que perdem o prazo ainda poderão inscrever o filho, mas é maior o risco de a criança ficar em lista de espera, uma vez que é dada prioridade às que respeitam o período de inscrição”. Feito anualmente em outubro, o cadastramento é considerado fundamental porque atualiza os dados da rede municipal como um todo, aferindo com mais clareza as crianças que se desligaram e as que precisam nela ingressar.

A medida permite também a renovação do cadastro individual de quem está em busca de vaga. A inscrição é o instrumento que aponta em que etapa a criança se encontra.

Documentos para a inscrição

Entre os dias 1 e 23 deste mês, pais ou responsáveis devem procurar a secretaria da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) ou Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) mais próxima à sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para fazer a inscrição é necessário levar Certidão de Nascimento da criança e comprovante de endereço. Atualmente, existem na rede 25 Emeis (Escola Municipal de Educação Infantil), que atendem cerca de 8.200 crianças de quatro meses a cinco anos de idade.

A Secretaria de Educação ressalta a importância da inscrição no período certo. “Se a criança não consegue vaga de imediato fica no sistema único da Secretaria, aguardando oportunidade de atendimento em unidade da própria rede ou por meio do programa Bolsa-creche, o que pode ocorrer a qualquer momento, uma vez que acontecem desistências”, esclarece Marilda Moreno. “Quem faz a inscrição na época certa tem prioridade de atendimento. Há também as situações excepcionais, como os acionamentos da Administração pelo Conselho Tutelar e os mandados judiciais”, acrescenta.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia.



Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98