Nossa Cidade

Inauguração da iluminação de LED no Jd. Amanda terá atividades culturais do Dia da Consciência Negra

Luzes e artes. Com esta mistura, a Prefeitura de Hortolândia inaugura, nesta quarta-feira (20/11), o novo sistema de iluminação com lâmpadas de LED no entorno das lagoas do Jardim Amanda. O evento também marca o Dia da Consciência Negra. Para comemorar a data, haverá atividades culturais na Escola de Artes “Augusto Boal”, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, a partir das 16h (veja programação abaixo). 

A programação começa com o projeto “Isso É Cultura”, da Secretaria de Cultura, que terá a exibição do documentário “Menino 23 – Infâncias Perdidas No Brasil”. O filme é baseado na pesquisa feita pelo historiador e professor Sidney Aguilar. Ao encontrar tijolos marcados com a suástica, o símbolo nazista, numa fazenda no interior paulista, ele descobriu um fato assustador que aconteceu nos anos 1930. Na época, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda mencionada, onde passaram a ser identificados por números e foram submetidos a trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do Brasil. A família era simpática aos ideais nazistas. O documentário traz depoimentos de dois sobreviventes, Aloisio Silva (o “menino 23”) e Argemiro, e da família de José Alves de Almeida, o menino Nº “Dois”. A direção do filme é do cineasta fluminense Belisario França, realizador dos documentários “Soldados do Araguaia” (2018) e “Amazônia Eterna” (2014).

Anuncio


Em seguida, a música toma conta com a apresentação do Quarteto Cultura Instrumental. O grupo tocará um repertório especial de black music. O quarteto é formado por servidores da Secretaria de Cultura: Tim Mendes (guitarra e violão), Davi Salgado (contra baixo), Cariri Santos (piano e teclados) e Carlinhos Batera (bateria e percussão).

Na sequência, será realizada a inauguração da iluminação. O evento contará com a participação do prefeito Angelo Perugini. 

Com as luzes de LED acesas, a programação prossegue com o Núcleo de Teatro Experimental, formado por aprendizes da formação cultural (curso profissionalizante) de Arte Dramática, ministrado pela Prefeitura na própria Escola de Artes. O grupo encenará um trecho do espetáculo “Escola de Artes conta Zumbi”, inspirado no aclamado musical “Arena Conta Zumbi”, de 1965, escrito por Augusto Boal (1931-2009), dramaturgo fluminense que dá nome a Escola de Artes da Prefeitura.

A programação será encerrada em clima de muito batuque com a roda de samba do projeto “Samba Na Praça”. 

Durante o evento de inauguração da iluminação de LED haverá, também, a distribuição do livro “Sabores da Terra”. A obra é resultado da oficina de culinária afro-brasileira, realizada por meio do projeto “Casa Quilombola”, do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo. A oficina foi ministrada no primeiro semestre deste ano, com recursos do Ministério da Justiça.

O Dia da Consciência Negra também será comemorado na Câmara Municipal. Durante a sessão de trabalhos, o assistente social, professor e palestrante aposentado, José Robinson Costa Salgado, falará sobre a celebração da data e sua importância para a exposição da cultura afro-brasileira. Salgado é membro do Conselho da Igualdade Racial. A ação tem o apoio da Prefeitura, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo. 

Confira abaixo a programação do evento de inauguração da iluminação de LED no Jardim Amanda, nesta quarta-feira (20/11): 

– 16h: Exibição do documentário “Menino 23 – Infâncias Perdidas No Brasil”

– 18h: Apresentação do Quarteto Cultura Instrumental

– 19h: Inauguração da iluminação

– 19h30: Apresentação de trecho da peça “Escola de Artes conta Zumbi” com o Núcleo de Teatro Experimental

– 20h: Roda de samba com o projeto “Samba Na Praça”

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo