Nossa Cidade

Implantação de novas estufas vai duplicar produção de mudas ornamentais

O verde que embeleza praças, rotatórias, canteiros centrais, passeios públicos e escolas da rede municipal de Educação vai ganhar um reforço, a partir de agora. O Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos, órgão da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Hortolândia, implantou quatro novas estufas de mudas ornamentais. Com isto, passa a ter cinco unidades de produção e manutenção de mudas: uma para mudas em geral, duas específicas para palmeiras e duas para outras espécies ornamentais, como Bougainvillea glabra (popularmente conhecida como Primavera ou Buganvile), Beaucarnea recurvata (Pata de Elefante) e Hydrangea macrophylla (Hortênsia). O Viveiro Municipal está localizado na Rua Stefano Dilo, 350, no Loteamento Adventista Campineiro.

O objetivo da ação é aumentar a produção de mudas ornamentais no município, o que permitirá ampliar o número de plantios e padronizar o paisagismo em áreas públicas, agilizar a reposição de espécies avariadas e economizar recursos públicos. Atualmente, são produzidas cerca de 1.500 mudas de espécies nativas e ornamentais, por mês, no Viveiro. A expectativa é que a produção chegue a 3.000 mudas/mês, com as novas estufas.

Anuncio


A cerimônia que marcou a implantação das estufas, nesta quinta-feira (22/05), contou com a presença do prefeito Antonio Meira, secretários municipais, vereadores, agentes ambientais, representantes de cooperativa de reciclagem e moradores da cidade. O evento faz parte da programação de aniversário dos 23 anos de emancipação política da cidade.

“Muito antes da emancipação, nos anos de 1970, nossa luta era pela água. Hoje, que temos ruas pavimentadas, água encanada e esgoto tratado em quase todas as casas, empresas que investem, geram empregos e ajudam a desenvolver a nossa cidade em vários aspectos, nossa luta é pelo embelezamento de Hortolândia”, afirmou o prefeito Antonio Meira, destacando a importância de focar na questão ambiental.

“Inauguramos, nesta semana, o primeiro PEV (Ponto de Entrega Voluntária) no Jd. Auxiliadora, que vai funcionar integrado à URE (Usina de Reciclagem de Entulhos). Em breve, vamos entregar à população o Bota-Fora, que é o nosso Aterro de Inertes. Temos também, distribuídos pela cidade, 20 pontos de coleta de lixo eletrônico. A Prefeitura está fazendo a parte dela, no sentido de oferecer opções para o descarte legal e consciente de resíduos. Esperamos que tudo isso leve o nosso morador a ter consciência de que resíduos e móveis velhos têm lugar certo para descartar. Não devem ser jogados em áreas verdes. Temos que deixar nossa cidade mais saudável e bonita, porque isso aumenta a nossa autoestima, melhora nossa qualidade de vida. Quando tivermos nossa cidade inteiramente arborizada, florida, iluminada, com calçadas estruturadas, esta será a cidade mais linda da Região Metropolitana de Campinas”, ponderou Meira.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe, ressaltou que o processo de embelezamento do município está em curso e pode ser visto na principal entrada da cidade, a Avenida da Emancipação, que conta com novas luminárias e paisagismo. “Com as novas estufas, nossa cidade vai se se embelezar ainda mais, porque temos a possibilidade de reposição, com as mudas que são produzidas aqui mesmo. Além disso, a população pode vir aqui buscar mudas para seus jardins”, afirmou.

“Temos um compromisso com a sustentabilidade do nosso município. Inauguramos o primeiro PEV para resolver o problema dos resíduos e ter uma cidade mais bonita e melhor de se viver”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluísio Silva. “A implantação destas estufas atende a um pedido do nosso prefeito de ter um espaço aqui no Viveiro para produção de plantas ornamentais. Nosso Viveiro é um espaço para pesquisa, estudo e produção de mudas. Aqui também distribuímos o adubo orgânico, usado nos canteiros para melhorar a produção das mudas”, afirmou.

“A implantação destas estufas é um marco e mostra que Hortolândia está no caminho certo quanto à sustentabilidade. É uma iniciativa que se soma a outras, como a compostagem, a partir dos restos de podas de galhos e folhas, que trituramos para produzir o adubo orgânico”, destacou o secretário de Serviços Urbanos, José Carlos Gimenes.

Presentes à cerimônia, as amigas Camilly Letícia dos Santos Rocha e Giuliana Blumer, ambas de 10 anos, estudantes do 5º ano do Colégio Adventista, estavam encantadas com as flores que viram nas estufas. “São muito bonitas e vão deixar Hortolândia ainda mais bonita, se as pessoas não estragarem”, ressalvaram. As donas de casa Elisabeth Vasconcelos, de 53 anos, e Adriana Vasconcelos dos Santos, de 28 anos, mãe e filha, vieram conhecer o espaço e aproveitar para pegar algumas mudas para o jardim de casa. “É um lugar bem agradável”, afirmou Adriana.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo