Nossa Cidade

Igualdade racial é tema de conferência em Hortolândia

Inscrições para evento da Prefeitura estão abertas

conferência de igualdade racial

Anuncio


Já estão abertas as inscrições para a III Conferência de Igualdade Racial, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Chefia de Gabinete. O evento acontece no sábado, 06 de julho, das 8h às 17h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, localizada na Rua Aurora Prata Tanachi, 995, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.

O tema da conferência é “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil mais afirmativo”. O evento é aberto ao público em geral, sem restrição de idade, sexo, origem ou formação. Não há número limite de vagas.

As inscrições podem ser feitas até as 11 horas do dia do evento (06/07), pessoalmente ou por meio do e-mail: [email protected] . Basta escrever, solicitando o envio do formulário de inscrição. Outra possibilidade é ir até o Setor de Igualdade Racial, localizado no terceiro andar do Paço Municipal Palácio das Águas, na Avenida Olívio Franceschini, 2.500, no Remanso Campineiro.

Na programação, estão previstas palestras, debates e atrações culturais, como apresentação da orquestra de berimbaus e de dança flamenca com grupos ciganos de Campinas e Hortolândia. No período da manhã, a coordenadora do Setor de Igualdade Racial de Guarulhos/SP, Edna Roland, fala sobre o Sinapir, e o vereador de Campinas, Carlos Roberto de Oliveiro, o “Carlão”, expõe sobre o combate ao racismo.

No período da tarde, haverá oito salas temáticas. Os GTs (grupos de trabalho) debatem os seguintes temas correlatos: Saúde; Trabalho, renda e segurança alimentar; Cultura, esporte e comunicação; Liberdade religiosa; Violência e segurança pública; Educação; Moradia e Sinapir. Depois disso, haverá apresentação em plenária do que foi discutido nos GTs e a eleição de delegados que participarão das conferências regional (marcada para 03 de agosto em Campinas), estadual (de 23 a 25 de agosto, na capital) e nacional (de 1 a 3 de novembro, em Brasília).

De acordo com Roseli N. Madalena, chefe do Setor de Igualdade Racial, o objetivo da 3ª Conferência é debater sobre a constituição e implementação do Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), bem como meios para pôr em prática as diretrizes discutidas nas edições anteriores.  “Há grande dificuldade para a implementação das políticas de igualdade, porque as pessoas acham que basta atender às demandas sociais. Mas o povo negro tem necessidades específicas quanto à educação, cultura e saúde, por exemplo, daí os comitês específicos para a discussão dos temas”, explica Roseli. “Além disso, quando discutimos sobre igualdade racial, não é só para negros, este é o foco aqui, mas falamos também de ciganos, palestinos, indígenas e asiáticos”, complementa.

SERVIÇO

III Conferência de Igualdade Racial
Data: 06/07/2013
Hora: das 8h às 17h
Local: Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, na Rua Aurora Prata Tanachi, 995, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora

PROGRAMAÇÃO

Manhã
Abertura
Apresentação da Orquestra de Berimbaus da escola Resistência de Hortolândia do Professor Léo Lopes
Mesa de Autoridades
Mesa de Debates
Edna Roland – Coordenadora de Igualdade Racial de Guarulhos e representante da Comissão do SINAPIR (Sistema Nacional De Promoção da Igualdade Racial) | Tema: SINAPIR
Carlos Roberto de Oliveira – Vereador de Campinas | Tema: Combate ao Racismo

Tarde
Apresentação de dança Flamenca com dois grupos de ciganos das cidades de Campinas e Hortolândia
Discussão nos Grupos Temáticos
Apresentação das Discussões
Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual

Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo