Contratação de cirurgião ortopédico possibilita operações emergenciais para tratar traumas
Nesta segunda-feira (28/08), o Hospital Municipal Governador Mário Covas, realizou a primeira cirurgia de trauma ortopédico, numa ação de retomada de procedimentos emergenciais deste tipo, após quatro anos sem oferecer este atendimento cirúrgico em ortopedia na unidade. Com a contratação de um profissional especializado nestes procedimentos, pacientes acidentados que necessitam de operações de pequeno ou médio porte, para tratar traumas imediatos, podem ser atendidos no Hospital. Essa e mais uma reportagem da série de notícias sobre as melhorias implantadas no Hospital.
O centro cirúrgico do Hospital já realizou, no passado, pequenas cirurgias ortopédicas. No entanto, há cerca de quatro anos, pacientes de urgência e emergência com indicação cirúrgica eram encaminhados para hospitais de referência, como o Hospital Estadual Sumaré e o Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade de Campinas). “O centro cirúrgico do Mário Covas tem capacidade para cirurgias emergenciais de pequeno e médio porte não eletivas, que são aquelas realizadas de imediato após um acidente, por exemplo. Graças a contratação deste cirurgião ortopédico, vamos conseguir agilizar este procedimento, reduzindo a quantidade de pacientes que aguardam por transferência e proporcionando tratamento mais rápido”, destacou o diretor técnico do Hospital Municipal, Wilson Luiz Valim Zerbinatti.
O Hospital Municipal tem recebido investimentos em diversas áreas, com objetivo de modernizar a unidade de atendimento e melhorar o serviço prestado à população, transformando o local em um novo Hospital. Recentemente, o centro cirúrgico passou a ofertar procedimentos guiados por vídeo, após a chegada de um equipamento de videolaparoscopia. A medida proporciona recuperação mais rápida e amplia a capacidade de atendimento, uma vez que a alta dos pacientes é antecipada.
No início deste mês, a Prefeitura inaugurou um quarto com quatro leitos “Dia”, local onde pacientes que fazem cirurgias simples se recuperam, com perspectiva de alta no mesmo dia.
Centro cirúrgico
No início deste ano, a Prefeitura realizou manutenção em duas salas do centro cirúrgico que estavam desativadas desde o ano passado. As instalações estavam com o foco cirúrgico (lâmpada localizada sobre a mesa de operação) e o aparelho de ar condicionado danificados. Além disso, em uma destas salas, a maca cirúrgica, ou mesa de operação, apresentava falha no acionamento eletrônico. Em janeiro, a Secretaria de Saúde constatou os problemas e solicitou o reparo, que foi concluído em fevereiro.
Atualmente, o centro cirúrgico tem em funcionamento quatro salas de cirurgia: duas para cirurgia geral, sendo uma para procedimentos eletivos e outra para atendimento de emergência; uma para partos normal e cesárea; e uma para exames de endoscopia e colonoscopia, que necessitam de instalações específicas para serem realizados.
Novo Hospital
A Prefeitura trabalha com o objetivo de colocar a saúde para funcionar. Ao assumir a Administração Municipal, em janeiro, o governo do prefeito Angelo Perugini encontrou o Hospital Municipal de forma precária: macas, equipamentos e diversas instalações precisavam de manutenção, estoques estavam desabastecidos e o prédio apresentava problemas estruturais, entre outros problemas constatados.
Desde então, uma força tarefa é colocada em prática para transformar o Mário Covas em um novo Hospital: a compra de novos equipamentos possibilitaram a ampliação do número de leitos de 66 para 73. Além disso, mudanças estruturais, reformas internas e a modernização do centro cirúrgico, como a chegada do equipamento de videolaparoscopia, são outras ações que já estão acontecendo e fazendo a diferença no dia a dia dos pacientes.
A Prefeitura também contratou a OS (Organização Social) APGP (Associação Paulista de Gestão Pública) para cuidar da gestão das unidades de urgência e emergência do município.
“Queremos que a saúde funcione. Apesar de todos os investimentos e esforços, sabemos que ainda há muito o que melhorar. Trabalhamos de maneira incansável para que os pacientes tenham o melhor cuidado possível, com agilidade, conforto e segurança. Para isso, precisamos cuidar do Hospital. Vamos acompanhar de perto o trabalho da OS no Hospital, nas UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) e no Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) para garantir à população um serviço de saúde de qualidade”, enfatizou o prefeito.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98