Eventos

Oficina de Violão continua no Jardim Amanda, neste sábado (2/09)

As atividades acontecem em dois períodos, às 9h30 e às 14h, no Setor Cultural “Arlindo Zadi”

Quem perdeu a chance de participar da Oficina de Violão: Acompanhamento e Ritmos Brasileiros têm uma nova oportunidade de se inscrever para aprimorar suas técnicas do instrumento. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com o PROAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

A atividade ocorrerá em dois períodos, às 9h30 e às 14h, no Setor Cultural “Arlindo Zadi”, localizado na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail violã[email protected], pelo telefone 99553-8093 ou no Setor Cultural “Arlindo Zadi” com uma hora de antecedência. São 50 vagas disponíveis, com 20 participantes e 30 ouvintes. Para a inscrição será requisitado somente o nome do interessado.

A aula será ministrada pelo professor Felipe Macedo, no dia 2 de setembro. De acordo com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o candidato tem que ter no mínimo um ano de experiência e noções básicas em violão. O aluno deverá levar seu violão para participar da oficina. A oficina de violão: acompanhamento e ritmos brasileiros faz parte do projeto “Violão Plural”, contemplado pelo edital 37 – “Bolsa de estudo de aprimoramento técnico-artístico no Estado de São Paulo”, do PROAC.

O projeto tem como objetivo capacitar os participantes na utilização do violão como instrumento de acompanhamento, por meio de contato com ritmos e “levadas” brasileiras para uma melhor noção da execução de acordes e na prática e na percepção das principais cadências harmônicas.

Os alunos aprenderão técnicas no acompanhamento de violão, arranjo para violão, composição, improvisação e performance. O projeto também faz a intermediação de grandes nomes do violão e da música brasileira com a população de Campinas e Região Metropolitana, por meio das atividades formativas e concerto do violonista Marco Pereira e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Raimundo da Silva, a oficina de viola vai ao encontro da história da população de Hortolândia. “A Administração ao realizar o projeto no município busca preservar toda uma cultura sertaneja e caipira que iniciou com a chegada dos imigrantes e que trouxeram contigo uma viola e um violão. As oficinas de violão e viola passam a ser um instrumento importante para o município já que quatro núcleos de violas estão em implantação em diversos pontos do município”, afirmou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo