Connect with us

Nossa Cidade

Hospital começa realizar cirurgias ortopédicas de urgência simples

Publicado

em

cirurgias ortopedicas

Nesta segunda-feira (28/08), o Hospital Municipal Governador Mário Covas, realizou a primeira cirurgia de trauma ortopédico, numa ação de retomada de procedimentos emergenciais deste tipo, após quatro anos sem oferecer este atendimento cirúrgico em ortopedia na unidade. Com a contratação de um profissional especializado nestes procedimentos, pacientes acidentados que necessitam de operações de pequeno ou médio porte, para tratar traumas imediatos, podem ser atendidos no Hospital. Essa e mais uma reportagem da série de notícias sobre as melhorias implantadas no Hospital.

O centro cirúrgico do Hospital já realizou, no passado, pequenas cirurgias ortopédicas. No entanto, há cerca de quatro anos, pacientes de urgência e emergência com indicação cirúrgica eram encaminhados para hospitais de referência, como o Hospital Estadual Sumaré e o Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade de Campinas). “O centro cirúrgico do Mário Covas tem capacidade para cirurgias emergenciais de pequeno e médio porte não eletivas, que são aquelas realizadas de imediato após um acidente, por exemplo. Graças a contratação deste cirurgião ortopédico, vamos conseguir agilizar este procedimento, reduzindo a quantidade de pacientes que aguardam por transferência e proporcionando tratamento mais rápido”, destacou o diretor técnico do Hospital Municipal, Wilson Luiz Valim Zerbinatti.

Anuncio

O Hospital Municipal tem recebido investimentos em diversas áreas, com objetivo de modernizar a unidade de atendimento e melhorar o serviço prestado à população, transformando o local em um novo Hospital. Recentemente, o centro cirúrgico passou a ofertar procedimentos guiados por vídeo, após a chegada de um equipamento de videolaparoscopia. A medida proporciona recuperação mais rápida e amplia a capacidade de atendimento, uma vez que a alta dos pacientes é antecipada.

No início deste mês, a Prefeitura inaugurou um quarto com quatro leitos “Dia”, local onde pacientes que fazem cirurgias simples se recuperam, com perspectiva de alta no mesmo dia.

Advertisement

Centro cirúrgico

No início deste ano, a Prefeitura realizou manutenção em duas salas do centro cirúrgico que estavam desativadas desde o ano passado. As instalações estavam com o foco cirúrgico (lâmpada localizada sobre a mesa de operação) e o aparelho de ar condicionado danificados. Além disso, em uma destas salas, a maca cirúrgica, ou mesa de operação, apresentava falha no acionamento eletrônico. Em janeiro, a Secretaria de Saúde constatou os problemas e solicitou o reparo, que foi concluído em fevereiro.

Atualmente, o centro cirúrgico tem em funcionamento quatro salas de cirurgia: duas para cirurgia geral, sendo uma para procedimentos eletivos e outra para atendimento de emergência; uma para partos normal e cesárea; e uma para exames de endoscopia e colonoscopia, que necessitam de instalações específicas para serem realizados.

Novo Hospital

Advertisement

A Prefeitura trabalha com o objetivo de colocar a saúde para funcionar. Ao assumir a Administração Municipal, em janeiro, o governo do prefeito Angelo Perugini encontrou o Hospital Municipal de forma precária: macas, equipamentos e diversas instalações precisavam de manutenção, estoques estavam desabastecidos e o prédio apresentava problemas estruturais, entre outros problemas constatados.

Desde então, uma força tarefa é colocada em prática para transformar o Mário Covas em um novo Hospital: a compra de novos equipamentos possibilitaram a ampliação do número de leitos de 66 para 73. Além disso, mudanças estruturais, reformas internas e a modernização do centro cirúrgico, como a chegada do equipamento de videolaparoscopia, são outras ações que já estão acontecendo e fazendo a diferença no dia a dia dos pacientes.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

serviços da Prefeitura de Hortolândia serviços da Prefeitura de Hortolândia
Nossa Cidade14 minutos ago

Confira quais serviços da Prefeitura de Hortolândia permanecem abertos no Dia do Trabalhador

Vamos verificar quais os serviços da Prefeitura de Hortolândia permanecerão abertos no Dia do Trabalhador (01). Primeiramente, segundo informações, haverá...

viatura da PM viatura da PM
Nossa Cidade4 horas ago

Motociclista é atingido por viatura da PM em alta velocidade no Pq. Orestes Ôngaro, em Hortolândia

Na noite de ontem (29), uma viatura da PM bateu em uma moto enquanto perseguia outro veículo no bairro Pq....

PagueMenos PagueMenos
Nossa Região7 horas ago

Vem ai Festival de Panelas e Frigideiras

Duas peças fundamentais na hora de cozinhar, Panelas e Frigideiras fazem parte do próximo festival da Rede de Supermercados Pague...

Wet’n Wild Wet’n Wild
Nossa Região7 horas ago

Wet’n Wild com entrada gratuita amanhã (01): confira como conseguir seu ingresso

Amanhã (01), o parque aquático Wet’n Wild, situado em Itupeva, a apenas 30 minutos de Campinas, celebrará o Dia do...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil8 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 6,5 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza na noite desta terça-feira (30) o sorteio da Mega-Sena 2719, com prêmio principal estimado em...

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil19 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes22 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

Advertisement
cinema

Populares