Nossa Cidade

Hortoprev ocupa 24º lugar estadual de melhor situação previdenciária

 

A Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda publicou, nesta quinta-feira (21/06), nova apuração do ISP-RPPS (Indicador de Situação Previdenciária) dos Institutos Próprios de Previdência Social do país, conforme dados do segundo semestre de 2017. O Hortoprev (Instituto Municipal de Previdência Social de Hortolândia) aparece em 24º lugar no ranking estadual. A apuração leva em conta critérios de avaliação relacionados à conformidade, equilíbrio e transparência destes institutos.

Anuncio


O indicador tem como objetivo dar maior visibilidade à situação previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social dos estados, Distrito Federal e municípios, fornecer critérios objetivos de comparação e maior controle social, contribuindo para a melhoria da gestão previdenciária.

“Assumimos a responsabilidade e a importância de desenvolver um bom trabalho em prol dos segurados do município de Hortolândia. Estamos trabalhando em processos de qualificação e desenvolvimento profissional para obtenção de melhores resultados. Temos muito que avançar, mas estamos colhendo os primeiros frutos deste trabalho”, destaca o diretor superintendente do Hortoprev, Antonio Agnelo Bonadio. O diretor também atribui o resultado positivo do Hortoprev à observância da legislação, que assegura os direitos previdenciários aos servidores públicos de Hortolândia.

O Relatório de Resultados do Indicador está disponível para consulta na página da Previdência, em http://www.previdencia.gov.br/indicador-de-situacao-previdenciaria/.

Evolução Partimonial

Servidores públicos municipais de Hortolândia têm à disposição um importante instrumento para acompanhamento da evolução do Fundo Previdenciário do Hortoprev. Por meio do link http://hortoprev.hortolandia.sp.gov.br/arquivos/indice/9/10 é possível ver como os recursos são acumulados, resultado das contribuições previdenciárias de cada funcionário público, além da contribuição da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. O principal objetivo do Fundo é pagar as aposentadorias e pensões dos servidores inativos, cerca de 600 pessoas, além de configurar uma reserva para a aposentadoria dos cerca de 4,5 mil servidores ativos atualmente.

O Hortoprev é a autarquia responsável pelo recolhimento, gestão e aplicação das contribuições previdenciárias para o Fundo, sendo que este financiamento é composto por alíquotas de 11% sobre o rendimento de servidores ativos e 15,76% de contribuições patronais (Prefeitura e Câmara). Outra importante forma de financiar a previdência se dá através de uma gestão qualificada dos recursos patrimoniais, que se resume em poupanças ou reservas para honrar os compromissos futuros da autarquia com os pagamentos de aposentadorias e pensões de quem ainda está ativo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo