EventosNossa Cidade

Hortolendo acontece neste domingo (24/05)

Palco do evento, Parque Creape recebe últimos ajustes para abrigar evento, que reuniu 30 mil pessoas em 2014; festa começa às 10h e terá mais de 30 tendas com atrações como troca e distribuição de livros, contação de histórias e teatro

Tendas literárias, distribuição gratuita de livros, contação de histórias, conversa com escritores, jogos, brincadeiras, feira de troca de livros, teatro e outras atrações culturais alegrarão o dia de quem for ao Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), neste domingo (24/05). Pelo quinto ano consecutivo, o Parque será o cenário do Hortolendo, festa literária realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio das secretarias de Educação e Cultura, com apoio da Fundação Agostinho de Cultura.

Anuncio


O projeto tem como objetivo a consolidação da política pública de acesso a livros literários de qualidade, formação de leitores e cidadãos. O evento, gratuito, acontece das 10h às 17h, na Rua Bolívia, 290, no Jd. Santa Clara do Lago II e integra a programação de aniversário dos 24 anos de emancipação de Hortolândia.

Embora voltada aos 23 mil alunos das 56 unidades escolares da rede municipal, a festa é aberta à comunidade e tem-se tornado referência em incentivo à leitura na região. Neste ano, o Hortolendo homenageia o escritor Monteiro Lobato e sua obra infantil. Em 2014, homenageou a obra da escritora paulistana Ruth Rocha e reuniu cerca de 30 mil pessoas. Este é o primeiro ano em que a festa literária recebe aprovação na Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura) e recursos para a sua realização.

Atrações interativas
Nesta sexta-feira (22/05), servidores municipais e parceiros da iniciativa trabalhavam em ritmo acelerado na montagem das tendas, organização e decoração dos espaços.Entre as tendas escolares, quatro exibirão trabalhos realizados por alunos da rede a partir das obras de Lobato. Entre os destaques do evento estão apresentações musicais no Palco; cinco pontos de entrega de livros, com a presença de escritores para autógrafos, além de tendas com obras voltadas para bebês (a Bebeteca), incentivo à musicalização e produção de bonecas de pano africanas (Abayomis).

Outras novidades podem ser encontradas ao longo da pista de caminhada do Parque: uma árvore interativa, onde os frequentadores poderão deixar anotados recados sobre a festa ou a própria experiência da leitura; o espaço Tininha no Sítio do Picapau Amarelo, uma tenda personalizada da arte educadora Cristina Lazaretti para contação de histórias de Monteiro Lobato; um livro gigante interativo e sete carrinhos de pipoca, com distribuição gratuita ao longo do dia.

“O Hortolendo acontece no mês do aniversário da cidade para presentearmos a comunidade hortolandense com cultura, diversão e a exposição de trabalhos dos nossos alunos nas escolas municipais. No entanto, também contará com a participação de alunos de unidades de ensino estaduais, particulares e instituições educativas”, explica a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira. “Só se aprende a ler, lendo e ouvindo histórias lindas, por meio do contato com livros de qualidade e incentivo dos professores e pais. O Hortolendo é o encontro das famílias, alunos e dos profissionais da educação no parque ambiental, para que, juntos, fortaleçam o vínculo em torno da criança”, afirma Cleudice.

Confira as atrações do 5º Hortolendo:

PROGRAMAÇÃO DO PALCO:
10h – Banda Municial -Regência maestro Márcio Beltrami
10h15 -Fanfarra EE Profª Liomar Freitas Câmara 10h30 -Entre Poemas e Lobatices
12h -Fanfarra Emeb Interlagos
12h30 -Coral Emeb Interlagos
13h -Orquestra de Viola Caipira
14h30 – Coral – Núcleo de Atenção às Crianças – Vinde a Mim
15h – Coral – Associação Casa da Criança Feliz
16h -Brinquedo Cantado

TENDAS ESCOLARES:

Histórias em Quadrinho – Emef Viva Mais, Emeb Interlagos, Emef Profª Patrícia Maria Capelato Basso,Emef Villagio Ghiraldeli, Emef Helena FutavaTakahashi e EMEF Taquara Branca Agenor Miranda da Silva
Monteiro Lobato – Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani, Emef João Calixto da Silva e CCE Carlos Vilela
Monteiro Lobato – Emef Fernanda Grazielle Resende Covre, Emef Armelinda Espúrio da Silva e Emef Salvador Zacharias Pereira Junior
Monteiro Lobato – Emei Jd Sumarezinho, Emei Jd Santa Emília, Emei Leni Pereira Prata, Emei Jd. Adelaide e Emei Jd Nossa Senhora de Fátima – Leonilda Alves Valenzuella
Monteiro Lobato – Emef Caio Fernando Gomes Pereira, Emef Janilde Flores Gaby do Valle, Emef José Roque de Moura eEmef Jd. Primavera.
Literatura de Cordel – Emef Dona Ana José Bodini Januário, Emef Renato da Costa Lima e Emef Dra. Zilda Arns Neumann
Bebeteca – Emeief Sebastiana das Dores Moura, Emei José Natalino Fonseca, Emei Orestes Ôngaro, Emei João Carlos do Amaral e Emei Nossa Sra. Auxiliadora
Poesias – Emef Prof. Claudio Roberto Marques, Emef Lilian Cristiane Martins de Araújo, Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim, Emef Jardim Santiago e Emef Jd. Nova Europa.
Parlendas – Emei Emiliano Sanchez, Emei São Sebastião, EmeiTaquara Branca e Emei Jd. Terras de Santo Antônio
Contos – Emei Chácaras Acaraí, Emei Amanda III, Emei Amanda I, Emei Amanda II e Emei Jd. Santa Clara do Lago I
Textos Jornalísticos – Emef Tarsila do Amaral, Emef Amanda I e Emef Profª Maria CéliaCabral Amaral
Fábulas – Emeief Profª Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, Emei Jd Santa Amélia, Emei Rosimar Bertão Gomes e Emei Jd. Santiago.
Cartas – Emei Jd Três Casas, Emei Jd. Santa Esmeralda e Emei Jd São Pedro

E MAIS AS TENDAS:
SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
Abayomi – Boneca Africana
Feira da Troca de Livro
Musicalização
A História de Hortolândia: deixa que eu conto – Hortoprev
5 Pontos de entrega de livros – com escritores para autógrafos
5 ilhas – contação de histórias e pipoqueiras
1 tenda personalizada com a temática com a arte educadora Cristina Lazaretti
PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO:
CCART – Lanche de Pernil
CCART – Pastel
PESTALOZZI – Cachorro Quente
CIER – Churrasco e doces
CAPS VIDA – Pastel

SERVIÇO:
5º Hortolendo – festa literária realizada pela Prefeitura de Hortolândia
Data: 24/05, domingo
Horário: das 10h às 17h
Local: Parque Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), na
Rua Bolívia, 290, no Jardim Santa Clara do Lago II

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo