Nossa Cidade

Hortolândia vacina 20 mil animais domésticos durante campanha antirrábica

Cães e gatos que não foram vacinados nesta campanha podem receber a imunização no CCZ, durante todo o ano

Prefeitura realiza campanha de vacinação antirrábica

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, divulga, nesta segunda-feira (16) o balanço da Campanha de Vacinação Antirrábica 2013. Ao todo, foram vacinados 17.988 cães e 2.838 gatos, totalizando 20.826 animais protegidos contra a raiva.

Desde agosto, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) manteve pontos de vacinação aos finais de semana em todos os bairros, para garantir a maior cobertura vacinal possível. De acordo com o CCZ, há uma estimativa de que a cidade possui 45 mil cães e gatos. Apesar de a campanha ter atingido 20 mil animais, o resultado é comemorado pela equipe do CCZ. “A estimativa de 45 mil é acima do número que trabalhamos como realidade. Há, também, muitos donos que vacinam os animais em clínicas particulares, uma vez que ficamos dois anos sem a campanha. Outros já preferiram não vacinar neste ano com medo de reações adversas”, explicou o coordenador administrativo do CCZ, Ibraim Almeida.

Nos últimos dois anos, a vacinação foi suspensa por determinação do governo estadual por causa de reações apresentadas pela vacina usada nas campanhas anteriores. A vacina atual foi modificada, sendo que não apresenta risco. A vacina contra a raiva é indicada para cães e gatos com mais de três meses de vida, pelo menos uma vez por ano.

O CCZ atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, onde a vacina é aplicada gratuitamente, o ano todo. O endereço é rua Atanázio Gigo, nº 60, no bairro Chácaras Recreio 2000. Em caso de emergência, o CCZ pode ser acionado pelos telefones 3897-3312 e 3897-5974, que atendem 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana.

Raiva

A raiva é uma doença viral, transmitida principalmente por morcegos infectados. Estes animais, quando doentes, podem atacar animais domésticos, espalhando o vírus. Além disso, morcegos doentes perdem a orientação de vôo e podem ser encontrados caídos durante o dia. Por isso, caso algum animal deste tipo seja identificado com hábitos incomuns, os agentes do CCZ devem ser acionados imediatamente.

Nos animais domésticos, a principal característica de que estão infectados pela raiva é a agressividade. Gatos podem apresentar a forma paralítica da doença. Nos cães, o latido fica diferente, mais rouco do que o normal. Os animais também podem ter dificuldade para engolir, salivação excessiva, entre outros sintomas. Cães e gatos com comportamento suspeito devem ser afastados do convívio com outros animais e seres humanos, mas precisam ser mantidos presos. A situação deve ser comunicada ao CCZ, que vai investigar a doença.

Nos seres humanos, a raiva é uma doença fatal. Por isso, ao sofrer um ataque causado por animal, o ferimento deve ser lavado com água e sabão. Mesmo que o animal não apresente sintomas de raiva, uma unidade de saúde deve ser procurada imediatamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo