Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia retoma palestras educativas nas escolas municipais sobre Aedes aegypti no 2º semestre

Publicado

em

Escolas da rede estadual, instituições particulares, associações, entidades e igrejas também podem solicitar e agendar a atividade com a UVZ  

Informação é uma arma eficiente no combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. É por isso que a Prefeitura de Hortolândia retoma, em agosto, as palestras educativas sobre o tema nas unidades escolares da rede municipal de ensino. O trabalho é realizado pela UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde.

O veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, explica que o trabalho educativo nas escolas municipais estava suspenso por causa da pandemia do Coronavírus. A realização das palestras será retomada a partir de agosto porque o órgão está focado nas ações de combate ao Aedes aegypti neste primeiro semestre, que é considerado o período de pico de transmissão das doenças. Por isso é necessário reforçar a eliminação do mosquito. 

As palestras dão orientações para as crianças sobre como elas podem ajudar no combate ao inseto. “Falamos sobre o ciclo de reprodução do mosquito, sobre os criadouros e quais os tipos. E principalmente reforçamos sobre as ações e cuidados que elas devem tomar em casa e na escola para evitar a proliferação do Aedes aegypti”, salienta Cardoso. O veterinário destaca que, a partir da palestra, cada escola define o tipo de trabalho ou ação sobre o tema a ser desenvolvido junto com as crianças.

Publicidade

A UVZ também realiza, gratuitamente, as palestras nas escolas da rede pública estadual de Educação, em instituições da rede particular de ensino, associações de bairro, igrejas e entidades beneficentes. Os interessados podem entrar em contato para mais informações e agendamento da palestra no órgão, por meio dos telefones (19) 3897-3312 / 5974, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Eliminação de criadouros 

A Prefeitura de Hortolândia continua com as ações de busca ativa e nebulização em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a UVZ faz busca ativa no bairro Jardim Nossa Senhora da Penha. Outras duas equipes do órgão percorrem nesta semana o bairro Jardim Firenze para realizar nebulização. As ações são feitas em regiões onde foram notificados casos positivos de Dengue.

A busca ativa consiste em visitas dos agentes da UVZ às casas para fazer a busca e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase de larva. Caso sejam encontradas larvas, algumas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

Publicidade

A UVZ reforça a solicitação para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas residências. A ação é importante para evitar o ciclo de reprodução do mosquito. O órgão reforça ainda que os agentes estão identificados com crachá e uniforme. 

A Prefeitura orienta a população para ficar atenta contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a busca ativa. Em caso de dúvidas e para saber em quais regiões serão realizadas as ações, os moradores podem entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

Já na nebulização, os agentes entram nas casas para espalhar no ar um tipo de inseticida para eliminar os mosquitos já adultos. Na ação, os agentes utilizam nebulizadores costais motorizados para espalhar o inseticida em forma de vapor.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão também da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 1.760 casos notificados de Dengue, dos quais 449 casos positivos. Já de Chikungunya, o município tem 4 casos notificados, sendo um positivo. Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito das três doenças.

Publicidade

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Motorista dorme ao volante e sofre acidente no Jardim Amanda

Publicado

em

Por

Um motorista perdeu o controle do veículo após cochilar ao volante e colidir contra uma árvore, na madrugada deste sábado(25), na Avenida Brasil no Jardim Amanda I. A vítima retornava de seu trabalho noturno quando aconteceu o acidente.

O garçom, morado do bairro Jardim São Sebastião, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e sofreu apenas ferimentos leves e encaminhado ao UPA do Jardim Amanda sem sinais de embriaguez.

Ninguém mais ficou ferido.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Motociclista fica ferido após colidir na traseira de Van parada no semáforo em Hortolândia 

Publicado

em

Por

Um motociclista de 29 anos ficou ferido após colidir na traseira de uma van parada no semáforo na avenida da emancipação, no Jardim Santa Clara do Lago, em Hortolândia, ontem a noite. 

O motociclista seguia pela Avenida, sentido Centro, quando colidiu na traseira do veículo, que estava parado aguardando a abertura do semáforo no cruzamento.

A condutora do veículo relatou que rapidamente acionou o SAMU, e a vítima foi encaminhada com diversas escoriações, até a Unidade de Pronto Atendimento Jardim Rosolem.

Uma equipe da Guarda Municipal esteve no local onde auxiliou o trânsito, em seguida apresentou a ocorrência no Plantão Policial da cidade, onde o caso será investigado. 

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Bola rola neste sábado (25/06) pela primeira rodada do Campeonato Interno de futebol da Prefeitura

Publicado

em

Serão seis equipes participantes do torneio das secretarias da Administração Municipal de Hortolândia

A partir deste sábado (25/06), a bola começa a rolar para mais uma edição do Campeonato Interno de Futebol da Prefeitura de Hortolândia. A disputa do campeonato foi interrompida em dois anos por conta da pandemia do Coronavírus. A competição envolve times de seis secretarias da Administração Municipal. As partidas serão jogadas nos campos do Rosolém e Remanso Campineiro. Estarão representadas as equipes das secretarias de Saúde, Educação Ciência e Tecnologia, Esportes, Serviços Urbanos, Governo, além da Câmara Municipal. 

Na primeira fase da competição, as equipes jogam entre si em turno único sendo que, ao término desta fase, as quatro melhores equipes se classificam para a semifinal do torneio. As semifinais serão disputadas em partida única e, em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. A grande final e a disputa de terceiro e quarto colocados também acontecem em jogo único. 

“Esta disputa é importante para utilizar o esporte como ferramenta para integração dos funcionários da Administração Municipal. Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo esta chance de praticar esporte com os amigos nos finais de semana de disputa”, comenta o secretário de esportes, Gléguer Zorzin.

Partidas deste final de semana

Sábado (25/06)

Campo do Rosolém

8h – Secretaria de Esportes x Secretaria de Governo

10h – Secretaria de Saúde x Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

Campo do Remanso Campineiro

9h – Secretaria de Serviços Urbanos x Câmara Municipal

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Populares