20 de maio de 2024
Nossa Cidade

Hortolândia recebe nova estação meteorológica

Um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Hortolândia e o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), por meio da Fundag (Fundação de Apoio a Pesquisa Agrícola) trouxe para a cidade uma estação meteorológica automática. A nova estação esta instalada no Parque Socio Ambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Os dados de previsão do tempo são colhidos na cidade e atualizados de hora em hora desde o início de novembro.

Antes, informações meteorológicas eram colhidas exclusivamente por um equipamento mecânico instalado na sede da Defesa Civil e alguns dados abrangiam toda a região, não somente Hortolândia. Esses dados agora são colhidos na cidade, em tempo real, e enviados para o CIAGRO (Centro Integração de Informações Agrometeorológicas), que as disponibiliza em seu site. Neste, é possível encontrar informações sobre a temperatura média, a umidade relativa do ar, a precipitação pluviométrica (quantidade de chuva registrado na cidade) e os níveis de radiação solar.

Para a Defesa Civil, é importante a existência de um equipamento automático que faça a medição dos dados em tempo real. “Quando é registrado 80 mm de chuva ou a umidade do ar fica abaixo de 20%, precisamos acionar o estado de emergência na cidade. Com a nova estação os dados chegam imediatamente, agilizando nosso trabalho”, conta o Iluíde Carbonero, Coordenador da Defesa Civil. A assinatura deste termo de cooperação ocorreu junto à Agencamp (Agência Metropolitana de Campinas).

A estação meteorológica

A estação meteorológica automática (EMA) coleta dados como temperatura, umidade,  precipitação pluviométrica e radiação solar de hora em hora. Esses dados são enviados a um centro de estudos meteorológicos e a partir desses dados é possível fazer os estudos para a elaboração de previsão do tempo.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98