Nossa Cidade

Hortolândia recebe II Olimpíada e Mostra Brasileira de Foguetes

 

Hortolândia recebe neste e no próximo sábado (04 e 11/05), a II Olimpíada de Foguetes do IFSP HTO (Instituto Federal de São Paulo Campus Hortolândia) – Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A atividade começará às 7h, na área acima ao estacionamento do Instituto Federal, localizado na Avenida Thereza Ana Cecon Breda, s/n, Jardim São Pedro. O objetivo é divulgar a atividade da MOBFOG para a comunidade, além de estimular o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins. 

Anuncio


O evento tem o apoio da Prefeitura e é aberto a toda comunidade. Para o prefeito Angelo Perugini, a realização vem ao encontro do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). A ação da Prefeitura, promove a implantação de obras viárias e a execução de serviços em todas as áreas do serviço público. Outra vertente do PIC é incentivar a realização e o apoio a ações que auxiliem o segmento jovem a entrar no mercado de trabalho com qualificação profissional.        

De acordo com a organizadora, Caroline Jango, as equipes são formadas por estudantes do Ensino Fundamental I e II (5º e 9º) e do Ensino Médio que participaram de oficinas sobre o tema na escola que frequenta ou no Instituto Federal. A coordenação dos trabalhos está sob responsabilidade dos professores Marcelo Cardinali, Thiago Tambasco, Naur Janzantti, Flávio Barros, Denny Cunha e da Pedagoga Caroline Jango.

Todas as equipes participarão da atividade, mas a disputa pela melhor colocação na Olimpíada contempla apenas os alunos do Ensino Médio que são estudantes do Instituto Federal. “Além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, a ideia é que o projeto se amplie e perdure para além da Olimpíada”, afirmou, Caroline.

A organizadora explica que o processo é orientado e realizado com o apoio dos professores organizadores, mas a montagem da base e do foguete é de responsabilidade das equipes.

O combustível utilizado para os alunos do Ensino Fundamental será água e ar comprimido (por uma bomba manual de encher pneus e bicicletas). Já os alunos do Ensino Médio utilizarão vinagre com concentração de 4% de ácido cético e bicarbonato de sódio (puro ou contido no fermento em pó). “Durante a disputa, as equipes lançarão seus foguetes confeccionados em garrafa PET. As cinco equipes que conseguirem alcançar a maior distância horizontal, serão as vitoriosas”, informou a organizadora.

ATIVIDADE INCLUSIVA

O secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno, informa que muitos dos participantes são alunos das escolas de Hortolândia que também usufruem dos serviços sociais da Prefeitura. “Por meio de um trabalho conjunto entre secretarias, trabalhamos para que o local esteja limpo, com acessibilidade para todos”, informou Bueno.

O secretário destaca que a ampliação do leque de oportunidades para os moradores de Hortolândia, é prioridade da Prefeitura. “O prefeito sempre nos orienta a buscar opções criativas para driblar os momentos difíceis. Por meio dessa parceria com o Instituto Federal, os alunos terão acesso aos assuntos de astronomia, física e ciências afins, o que possibilitará despertar neles o interesse por outras áreas e a busca por outras profissões”, explicou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social. 

MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES

A MOBFOG é uma olimpíada realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos do ensino fundamental e médio em todo território nacional com a finalidade de fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins. A olimpíada consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento. O objetivo da atividade é obter o maior alcance horizontal possível.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo