A Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a Prefeitura de Sumaré, promoveu, na última semana, capacitação sobre Teste Rápido para 32 servidores da Saúde de ambas as cidades, entre profissionais de enfermagem e da área de odontologia. Os testes para detecção de Hepatite, Sífilis e HIV (vírus causador da Aids) são importantes aliados para o diagnóstico precoce destas doenças, o que colabora para o sucesso dos tratamentos oferecidos. Com esta ação, Hortolândia se prepara para a mobilização “Julho Amarelo” de prevenção da Hepatite C.

No próximo mês, todas as unidades de saúde estarão empenhadas na realização da testagem para Hepatite, uma vez que o diagnóstico precoce possibilita tratamento imediato, o que aumenta as chances de cura desta doença. Atualmente, há 166 pacientes em tratamento de Hepatite C em Hortolândia, sendo que oito casos foram detectados neste ano. A medicação é distribuída gratuitamente pelo Ministério da Saúde nas Farmácia de Alto Custo.

A unidade de referência para testagem e tratamento de Hepatites, de Sífilis e HIV em Hortolândia é o CEI (Centro Especializado em Infectologia), antigo Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia), localizado na rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Além disso, qualquer unidade de saúde da cidade está apta a realizar os Testes Rápidos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia