Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia prorroga Campanha de Vacinação contra Influenza

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, já ultrapassou a meta de imunizar 80% das pessoas dos grupos de risco da Campanha de Vacinação Contra Influenza, tipos de vírus causadores da gripe. De acordo com o balanço divulgado nesta quarta-feira (18/05), pela Vigilância Epidemiológica do município, foram aplicadas 31.604 doses, o que representa 88,75% de cobertura vacinal. A campanha, que encerra oficialmente nesta sexta-feira (20/05) em todo o País, prosseguirá em Hortolândia enquanto doses da vacina ainda estiverem disponíveis para os grupos de risco.

Os grupos prioritários da campanha são crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, mulheres grávidas, mães com bebês de até 45 dias, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos, além de doentes crônicos, desde que apresentem carta do médico atestando a necessidade da vacina.

Quem se enquadra em uma destas condições e ainda não se vacinou, pode procurar uma unidade de saúde com sala de vacina na próxima semana e garantir a imunização. É importante lembrar que nesta quinta e sexta-feira (dias 19 e 20/05), unidades de saúde estarão fechadas em Hortolândia, em razão do feriado municipal de aniversário da cidade, que comemora 25 anos de emancipação na quinta-feira.

Neste ano, Hortolândia registra 56 notificações de casos suspeitos de H1N1, sendo que dois casos foram confirmados, 11 foram descartados e o restante aguarda resultados de exames. Há entre os suspeitos, uma morte em investigação.

H1N1

A vacina contra a Influenza previne contra gripes causadas por vários tipos de vírus, inclusive o H1N1. Como entre um ano e outro estes vírus sofrem mutação, é importante que a população dos grupos de risco se vacine anualmente. A vacina é feita com vírus inativo e não há perigo de ficar doente após o recebimento da dose. Menos de 4% das pessoas que foram vacinadas relataram alguma reação adversa, como dor de cabeça ou dores no corpo.

A recomendação é que a vacina seja aplicada em todas as pessoas dos grupos de risco, sendo inclusive permitida em pessoas resfriadas. As únicas restrições são para quem está com febre ou possui alergia a ovo. Como o vírus é introduzido em ovos de galinha para a produção da vacina, a alergia ao alimento pode provocar reações em quem for imunizado.

 

Transmissão

A transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Por isso, além da vacinação, a Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas lavem as mãos com frequência e, se possível, utilizem álcool em gel para aumentar a prevenção. Ambientes fechados devem ser evitados. Em casa, portas e janelas abertas aumentam a circulação do ar.

A maioria das pessoas infectadas pelo vírus da Influenza se recupera dentro de uma a duas semanas, sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas, a infecção pode evoluir para formas graves. 

Nossa Cidade

Campos estão preparados para receber partidas do Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia

Publicado

em

Prefeitura realizou intervenções nos espaços esportivos para a bola rolar

Os palcos estão prontos para a disputa do Campeonato Amador de Futebol que começa nesta quinta-feira (19/05), data de comemoração dos 31 anos da cidade, com o amistoso entre a Seleção de Máster e a Seleção de Hortolândia às 14h. Além do Campo da Confibra, tradicional espaço esportivo localizado no Jardim Campos Verdes , todos os espaços esportivos onde acontecerão os jogos da primeira e segunda divisões receberam diversas intervenções, desde o início do ano, com o objetivo de oferecer espaços em boas condições para jogadores e espectadores.

O campo do Remanso Campineiro, desde 2019, recebe melhorias no gramado e nas instalações internas como vestiários e parte elétrica. O Campo do Rosolém apresenta nova pintura de cor azul na arquibancada e passou por manutenções na iluminação, para os jogos no período noturno, no gramado e na pista de caminhada localizada ao redor do campo. O Campo do CAIC, no Jardim Amanda, foi entregue à população no final de semana passado. O espaço recebeu a troca do alambrado, melhorias na arquibancada e a construção de um novo banheiro, tudo com acessibilidade para PCD (Pessoa com Deficiência). 

O estádio Tico Breda, localizado no Complexo Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia, recebeu  manutenções nas partes elétricas e hidráulicas. De acordo com a Secretaria de Esportes, o Campo do Adelaide também está em totais condições para a bola rolar. “Além destes serviços pontuais, que garantem um espaço renovado para torcedores e espectadores na disputa do Campeonato Amador de Futebol, todos nossos espaços, semanalmente, recebem limpeza e ações de zeladoria nas áreas interna e externa. Estes trabalhos mantém os locais bem cuidados para a utilização”, comenta o secretário de Esportes da Prefeitura Gléguer Zorzin.

Campeonato está de volta

Após dois anos interrompidos por conta da pandemia do Coronavírus, a 27ª edição do Campeonato Amador de Futebol 2022 será uma das maiores e mais disputadas competições da Região Metropolitana de Campinas. Neste ano, são 24 equipes na primeira divisão e outras 24 na segunda divisão, divididas em três grupos com oito equipes. Clique no link e confira os jogos deste final de semana.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Leito do córrego, em fase de canalização na Vila Real, ganha reforço de concreto

Publicado

em

Região ao lado da Rua 10, por onde passa o afluente do córrego Jacuba, recebe obras de canalização e construção de novo viário pela Prefeitura de Hortolândia

As atividades de escavação e reforço do leito do afluente do córrego Jacuba, na Vila Real, avançam um pouco mais. Todo o trecho que passa pela Rua Atévio Alves Moreira, próximo ao cruzamento com a Rua 10, está sendo revitalizado pela Prefeitura de Hortolândia.

Nesta semana, o consórcio contratado pela Administração Municipal manteve os trabalhos de escavação, atingindo a região do desemboque, e reforçou o leito do canal com pedras grandes do tipo rachão e também com concreto. Também segue o serviço de drenagem pluvial na área do entorno. A canalização do afluente do Jacuba será em concreto armado, aberta, com margem lateral em grama em um trecho de 441 metros de extensão, segundo a Secretaria de Obras. 

Prefeitura construirá novo viário ao lado da Rua 10

A obra de infraestrutura inclui ainda a construção de um novo viário ao lado do córrego canalizado. De acordo com o consórcio contratado, este serviço se estenderá por aproximadamente quatro meses. O novo viário, de 187 metros de extensão, ligará a Rua Atévio A. Moreira à Benedita Rosa da Silva.

Segundo o Departamento de Projetos e Orçamentação da Secretaria de Obras, o novo complexo terá pista de caminhada e ciclovia com 1.050 metros de extensão ao longo do sistema viário e da canalização, estendendo-se até o “Superviário”, outra obra em construção pela Prefeitura para prolongamento da Av. Amélia Basso Breda. O espaço ganhará ainda iluminação em led em todo o trecho.

De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções trarão muitos benefícios para a região, favorecendo o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade que vive no entorno.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Rua Pacaembu, no Parque dos Pinheiros, recebe pavimentação asfáltica

Publicado

em

Ação do “Superviário”, em Hortolândia, acontece no trecho próximo à ponte da Rua Flamboyant, pavimentada na tarde desta segunda-feira (16/05)

A Rua Pacaembu, no Parque dos Pinheiros, acaba de ganhar nova pavimentação asfáltica, nesta quarta-feira (18/05). O trecho beneficiado fica próximo à Ponte da Rua Flamboyant (foto), também asfaltada na última segunda-feira (16/05) pela empresa contratada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras. Toda a área que envolve as ruas Flamboyant, Cactos e Pacaembu passa por mudanças, em razão da duplicação da Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo e das demais intervenções realizadas para a implantação do “Superviário”, o maior complexo viário de Hortolândia.

Outro trecho pavimentado hoje é o do cruzamento entre a Rua João Camilo de Camargo com José Athanázio Bueno. A quadra da José Athanázio até a Luiz Camilo de Camargo ainda recebe reforço no sistema de drenagem pluvial e somente após isso poderá ser asfaltada. Em toda a Luiz Camilo continuam os serviços de implantação de calçada e ciclovia.

Nas imediações da Ponte da Esperança (Estaiada) acontecem outras ações do viário: a área de chácara ao lado da ponte da Vila Real é preparada para funcionar como saída para a nova via que se conectará à Rua Amélia Basso Breda, a chamada “rua da feira”. 

De acordo com a Secretaria de Obras, a obra atingiu os 76,60% de realização. Iniciada em junho de 2021, a construção do “Superviário” permitirá a integração entre regiões antes afastadas ou de acesso difícil. A previsão é que esteja concluída no segundo semestre deste ano.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade4 segundos atras

Campos estão preparados para receber partidas do Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia

Prefeitura realizou intervenções nos espaços esportivos para a bola rolar Os palcos estão prontos para a disputa do Campeonato Amador...

Nossa Cidade5 minutos atras

Leito do córrego, em fase de canalização na Vila Real, ganha reforço de concreto

Região ao lado da Rua 10, por onde passa o afluente do córrego Jacuba, recebe obras de canalização e construção...

Nossa Cidade44 minutos atras

Rua Pacaembu, no Parque dos Pinheiros, recebe pavimentação asfáltica

Ação do “Superviário”, em Hortolândia, acontece no trecho próximo à ponte da Rua Flamboyant, pavimentada na tarde desta segunda-feira (16/05)...

Nossa Cidade1 hora atras

Lagoa do Jardim Amanda recebe nova ação para retirada de plantas aguapés

Prefeitura reforça trabalho contra o descarte irregular de esgoto doméstico, crime ambiental responsável pelo crescimento das plantas A lagoa do...

Tapa-Buraco Tapa-Buraco
Nossa Cidade2 horas atras

Ruas próximas ao Pq. Lago da Fé recebem Operação Tapa-Buraco

Trabalho faz parte da ampliação e revitalização da maior área de lazer de Hortolândia A Operação Tapa-Buraco continua intensificada em...

Nossa Cidade2 horas atras

Webinários discutem combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Hortolândia

Eventos online, gratuitos, da campanha “Maio Laranja” acontecem nesta segunda e terça-feira (23 e 24/05) Hortolândia promove, nesta segunda e...

Publicidade

Populares