Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia promove debate online sobre autismo na próxima semana

Publicado

em

Banner

O TEA (Transtorno do Espectro Autista), celebrado mundialmente no dia 02 de abril, estará em pauta, na próxima, em Hortolândia. Haverá um debate no próximo dia 14, via plataforma Zoom, em razão da pandemia do Coronavírus, para discussão do tema. Esta é uma iniciativa da Prefeitura, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo, com o apoio do CMPCD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia).

A Administração Municipal passou a emitir, desde dezembro de 2020, a CIA (Carteirinha de Identificação do Autista). A medida, além de auxiliar familiares e portadores do TEA, em situações de convivência com a comunidade, permitirá ao Poder Público identificar quantos autistas há no município e desenvolver políticas públicas para o segmento.

Para dar mais visibilidade ao tema, a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o dia 02 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.Nesta data, cartões-postais ao redor do planeta se iluminam de azul para marcar a data, como acontece com o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, representando o Brasil. Em Hortolândia, a Ponte da Esperança também se iluminará de azul para chamar atenção para a causa.

Além disso, no Brasil, pais e apoiadores da causa criaram uma campanha nacional para celebrar a data e conscientizar, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais (união das palavras “respeito” + “espectro”) e o tema “Respeito para todo o espectro”.

Segundo a Revista Autismo, esta é “uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo ‘espectro’, pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.”

De acordo com a coordenadora da Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Regina Célia Dias A. Shigemoto, a ONU estima que aproximadamente 1% da população mundial esteja dentro do espectro do autismo, a maioria sem diagnóstico ainda. 

“O que temos observado em Hortolândia, como no mundo, é que, a cada ano, temos um número maior de crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo em nossas escolas e também com menor idade. Este fato nos alegra, pois sabemos que, quanto mais precocemente iniciarmos os atendimentos e o convívio escolar, melhor será o desenvolvimento desta criança. Há um esforço grande da rede de atendimentos do município, seja na UBS (Unidade Básica de Saúde), seja no CIER-Saúde (Centro Integrado de Educação e Reabilitação), seja no CAPSij (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil), seja na rede regular de Ensino, por meio da Coordenação de Educação Especial e Inclusiva. A maioria das crianças com diagnóstico do TEA está incluída na rede regular de ensino. Atualmente 192 crianças participam das atividades escolares e são acompanhadas uma ou duas vezes na semana pelo professor de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e algumas são pelo CIER-Saúde e o CAPSij, nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional”, ressalta a especialista.

Além disso, a Prefeitura disponibiliza, gratuitamente, formação continuada aos professores do AEE e formação esporádica aos profissionais da Educação, via simpósios que acontecem a cada dois anos e palestras pontuais nas escolas, na semana de formação oferecida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da Coordenação da Educação Especial e Inclusiva e com parcerias com a Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo) e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Algumas dicas para lidar com pessoas com TEA:

• Tenha paciência, persistência, amor e procure compreender o que cada comportamento quer te dizer; 

• Não faça por ele, estimule-o a executar a tarefa; 

• Estabeleça rotina – de preferência visuais; aos poucos, vá acrescentando outras tarefas; 

• Sempre que a rotina for alterada, converse antecipadamente sobre a mudança; 

• Procure descobrir o que o incomoda – sons altos, muitas luzes, sabores de alimentos, multidões etc; 

• Procure descobrir seus interesses; este será o caminho para você se aproximar e ajudá-lo a desenvolver-se; 

• Procure respeitar quando perceber que ele precisa ficar sozinho, ou repetir movimentos ou palavras, compreenda que ele utiliza deste comportamento para reequilibrar-se; 

• Brincar de esconde-esconde (aqui você tem que pensar onde seria difícil pra outra pessoa te encontrar, tem que prever acontecimentos); 

• Ofereça brinquedos, jogos diferentes; 

• Mostre-o no espelho; 

• Estimule-o na coordenação motora global, equilíbrio, percepções, sentidos, etc; 

• Construa bonecos com diversos materiais e diversas texturas; 

• Brincar de teatro (cada um é uma personagem e juntos podem construir como ela pensa, age, veste); 

• Jogo de mímica em que um finge que é algo para outro adivinhar (a criança tem que se colocar no lugar da personagem, animais, para imitá-lo);

• Jogo de perguntas para dedução (a criança vai ter que analisar as perguntas para ver qual resposta se encaixa melhor); 

• Planejar programas em família! (pensar no que cada um gostaria, no que pode acontecer e prevenir se pode acontecer algo inesperado como uma chuva… se acontecer, o que fazer?); 

• Adivinhações e enigmas (o que é o que é, qual é a música, qual é o filme, brincar de detetive); 

• Piadas; 

• Ver filmes, desenhos ou novelas juntos para explicar as brincadeiras (senso de humor) e o sarcasmo e também os sentimentos (porque a personagem chorou ou ficou preocupada?); 

• Colocar figuras em ordem para formar uma historinha (previsibilidade); 

• Quebra cabeças (previsibilidade); 

• Jogos de tabuleiros (previsibilidade, esportiva, saber lidar com frustração e espera).

• Jogos geradores de conversas como o Puxa Conversa e o que você faria se………. 

• Playmobil (Se colocar no lugar de personagens em castelos, florestas, etc) 

• Vídeo game, tablet (previsibilidade, frustração, persistência – junte-se a ele, não o deixe isolado) 

• Criar funções diferentes para o mesmo objeto (banana vira telefone, vira uma meia lua, etc)

• Desenhar rostos no quadro ou caderno de acordo com o sentimento falado ou a história contada; na escola procure trabalhar sempre que possível dentro do mesmo conteúdo que está sendo oferecido para sala, talvez seja necessário diversificar as estratégias.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Ponte da Esperança estará fechada ao trânsito nesta quarta-feira (19/05) à noite

Publicado

em

Banner

Nesta quarta-feira (19/05), das 18h às 20h, a Ponte da Esperança estará fechada ao tráfego de veículos, segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana. O fechamento temporário da via atende à solicitação da Secretaria de Governo da Prefeitura, para que o espaço seja palco de uma homenagem pelos 30 anos de emancipação política de Hortolândia.

A Ponte Estaiada é uma importante via de conexão entre a região central de Hortolândia e os bairros próximos ao Jardim Novo Ângulo, permitindo também acesso à SP-101. Em razão da interdição, a Secretaria de Mobilidade Urbana orienta os motoristas que circulam pelo Corredor Metropolitano que evitem a via, neste período, buscando fazer rotas alternativas.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

5 atrações imperdíveis em Hortolândia – 30 anos

Publicado

em

Banner

Cada hortolandense tem um local que mais gosta na cidade, correto? Mas será mesmo que você conhece todas as belezas, todos os pontos comerciais e culturais? O Portal Hortolândia lista as 5 atrações imperdíveis em Hortolândia e quer saber qual a sua favorita!

PARQUE SOCIOAMBIENTAL IRMÃ DOROTHY STANG

Localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 462, bem próximo da Sorveteria Danju, o Parque é ideal para quem quer relaxar ou fazer atividades físicas. A parte interna conta com um bela lagoa, quadra de vôlei de areia e espaço para caminhada. O ambiente é bem arborizado e vale uma visita com a família!

O parque socioambiental Irmã Dorothy Stang  foi inaugurado em 2005, no inicio o local contava com espaço  para práticas esportivas como futebol , vôlei de areia, ciclismo, além de academia ao ar livre, parquinho, área para piquenique, recanto das tartarugas, uma linda nascente, orquidário e jardim dos sentidos.  

SHOPPING HORTOLÂNDIA

Além de uma variedade grande de lojas, o Shopping Hortolândia dispõe de praça de alimentação, cinema e um supermercado no primeiro piso. Localizado no Centro da cidade, na Rua José Camilo de Camargo, é uma ótima pedida para crianças, jovens e adultos!

O Shopping Hortolândia é o primeiro empreendimento voltado para compras, lazer e alimentação da cidade. Inaugurado em 24 de novembro de 2011, o shopping conta com 120 lojas, grandes marcas como C&A, Lojas Americanas, Marisa, Pernambucanas, Cinesystem, Tenda Atacados SmartFit e Mc´Donalds, além de um amplo estacionamento com cerca de 722 vagas.

Alguns dos serviços oferecidos para os clientes são: o fraldário, com trocador, espaço para amamentação e local para a papinha; empréstimo de carrinho de bebê; estação de coleta de resíduos recicláveis; caixas eletrônicos de vários bancos; lotérica e ambulatório.

PARQUE AMBIENTAL REMANSO DAS ÁGUAS

É bem verdade que o Parque Remanso das Águas precisa, urgentemente, de cuidados. A lagoa tem muitos aguapés e os ciclistas e pedestres sofrem pela falta de manutenção das vias públicas. De qualquer forma, vale a visita por ser um ambiente tranquilo e de fácil acesso.

O parque oferece à população duas quadras poliesportivas, cada uma com 600 metros quadrados; três quadras de malha e duas quadras de bocha. As crianças, por sua vez, terão parquinhos com brinquedos de madeira, como balanço, gangorra, gira-gira, trepa-trepa e escorregador, localizados em diferentes pontos do parque.

Entre os atrativos da nova área de lazer estão, ainda, academias ao ar livre, com prancha abdominal, barras paralelas, barras verticais para alongamento e barra de flexão. Nestes pontos, a população poderá fazer alongamentos e se exercitar antes de praticar esportes nas quadras.

Pesqueiro e Lanchonete do Chico

Ambiente familiar, culinária a base de pescados em lago próprio, os peixes podem ser assados, ensopados ou empanados, ambiente descontraído e sinuca. O pesqueiro fica na Estrada Municipal Pedrina Guilherme, 1200 – Jardim Res. Firenze, Hortolândia – SP.

RESTAURANTE DA LAGOA

Outra opção para o almoço é o Restaurante da Lagoa. Localizado no bairro Jd. Santa Clara II, tem uma comida caseira de sabor incrível e sua vista será para a agradável paisagem, lotada de árvores e alguns pássaros.

Ambiente ideal para refeições e até mesmo encontros. Possuímos um variado cardápio da gastronomia Brasileira para almoço e jantar como: lasanhas, pizzas, petiscos, feijoadas, sopas, macarronada, strogonoff, parmegiana, rodízio de carne e muito mais. O diferencial de acordo com os empresários está no atendimento, servir comida de qualidade e preço justo. Temos opções à la carte, self service, serviço delivery e buffet.

E aí, já foi em alguma dessas 5 atrações imperdíveis em Hortolândia?

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura realiza teste nos telões de LED do portal da avenida São Francisco de Assis

Publicado

em

Banner

Os dois telões de tecnologia LED implantados pela Prefeitura de Hortolândia no portal de boas-vindas à cidade, na avenida São Francisco de Assis, na altura do Parque do Horto, foram testados na noite deste sábado (15/05). De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, os modernos dispositivos possuem 5 metros de largura por 1 de altura e são acoplados no portal, na entrada e saída da cidade, para que os motoristas possam observar as mensagens transmitidas nas telas.

“Esta tecnologia é muito moderna e capaz de transmitir inúmeras mensagens. A estrutura é como se fosse uma tela de televisão de alta resolução”, explica o secretário adjunto de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Eduardo Marchetti.

No teste, foram transmitidas mensagens de programas da Administração Municipal como o “Hortolândia Solidária”, para a arrecadação de alimentos, e o “Maio Amarelo”, de conscientização por um trânsito mais seguro. O dispositivo também vai oferecer mensagens para apoiar o motorista no trânsito da cidade, além de saudações para quem chega ou sai de Hortolândia. A estrutura também pode abrigar câmeras de OCR (leitura de placas de veículos) e câmeras de monitoramento.

“A obra contribui com toda a modernização que a cidade está recebendo neste primeiro semestre do ano. Os outros portais, um em construção na avenida Thereza Ana Cecon Breda e outro, que futuramente será construído na avenida da Emancipação, também terão a mesma estrutura e abrigarão os mesmos tipos de telão de LED, além das câmeras de segurança”, explica o secretário de Obras, Sérgio Torrecilas.

ENTRADA E SAÍDA MODERNIZADA

A Av. São Francisco é um dos acessos à cidade, utilizado por quem vem a Hortolândia pela Rodovia Anhanguera, nas proximidades da Honda. O portal terá 13 metros de altura e passará sobre as duas pistas da avenida, que recentemente foi duplicada no trecho desde a Vila Real até o Parque do Horto. 

OUTROS PORTAIS

Quem passa pela avenida Tereza Ana Cecon Breda, próximo da divisa com Sumaré, pode observar um grande volume de trabalho realizado pela Prefeitura de Hortolândia. Operários já implantaram os pilares que servirão de sustentação para a construção de mais um portal de boas-vindas a moradores e visitantes. A obra é semelhante a dos portais em implantação na avenida São Francisco de Assis e do que será construído, futuramente, na avenida da Emancipação.

A avenida Thereza Ana é utilizada por quem chega ou sai da cidade pela Estrada Municipal Teodor Condiev, que liga Hortolândia à Sumaré. O portal em construção neste trecho seguirá o mesmo padrão de outros dois, com 13 metros de altura. Além de dar boas-vindas aos moradores e visitantes, os portais serão importantes aliados no reforço das ações de segurança implementadas pela Administração Municipal.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade3 horas atras

Ponte da Esperança estará fechada ao trânsito nesta quarta-feira (19/05) à noite

Nesta quarta-feira (19/05), das 18h às 20h, a Ponte da Esperança estará fechada ao tráfego de veículos, segundo informações da...

Nossa Cidade3 horas atras

5 atrações imperdíveis em Hortolândia – 30 anos

Cada hortolandense tem um local que mais gosta na cidade, correto? Mas será mesmo que você conhece todas as belezas,...

Nossa Cidade3 horas atras

Prefeitura realiza teste nos telões de LED do portal da avenida São Francisco de Assis

Os dois telões de tecnologia LED implantados pela Prefeitura de Hortolândia no portal de boas-vindas à cidade, na avenida São...

Nossa Cidade3 horas atras

Campanha Hortolândia Solidária agora tem pontos de arrecadação no transporte público

A campanha “Hortolândia Solidária: alimente uma vida” completa um mês desde seu lançamento e vai ampliando parcerias. Agora, a ação...

Nossa Cidade3 horas atras

Cerimônia marca assinatura de termo de posse da “Fazenda Gazzetta”, onde será novo parque linear de Hortolândia

Hortolândia completa 30 anos de emancipação e oferece mais um presente à população. A Administração Municipal assinou, nesta segunda-feira (17/06),...

Nossa Cidade4 horas atras

Prefeitura implanta sinalização viária próximo à rotatória em construção na região do Parque Orestes Ôngaro

Equipes da Prefeitura de Hortolândia implantaram, nesta segunda-feira (17/05), sinalização de trânsito na Avenida Jair Gasparino e em via marginal,...

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares