Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia inicia vacinação de profissionais de linha de frente da saúde

Publicado

em

A Prefeitura de Hortolândia realizou, na tarde desta quinta-feira (21/01), ato simbólico para marcar o início da vacinação dos profissionais de linha de frente da saúde contra a COVID-19. O primeiro servidor a receber a imunização foi o auxiliar de enfermagem Sílvio Carlos Palmiro, de 58 anos, profissional que atua na UR (Unidade Respiratória) Nova Hortolândia. Também participaram do ato o prefeito Angelo Perugini e o secretário de Saúde, Dênis André José Crupe.

“Faço parte da linha de frente da UR, atendendo e cuidando de pacientes com Coronavírus. Eu trabalho com amor, certeza e sentimento de estar realizando meu dever. Eu me senti muito honrado por ser o primeiro a ser vacinado. Espero que possa conscientizar todos os cidadãos de Hortolândia sobre a importância de receber a vacina”, destacou Sílvio, que é servidor da rede municipal de saúde desde 1993.

O prefeito Angelo Perugini salientou a importância neste primeiro momento de imunizar os profissionais da saúde que atuam na linha de frente, ao citar como exemplo o trabalho de Sílvio. “Neste ato que iniciamos a vacinação contra a COVID-19 em Hortolândia, Silvio é, merecidamente, o primeiro cidadão a receber a vacina por seu trabalho exemplar de ter se colocado à disposição para salvar vidas na pandemia”, destacou Perugini.

De acordo com o Plano Municipal de Vacinação contra COVID-19 da Secretaria de Saúde, serão vacinados nesta primeira etapa 1.853 profissionais técnicos da rede municipal de saúde que atuam na linha de frente no combate ao Coronavírus, além de 310 profissionais da linha de frente da rede particular de Hortolândia, e 562 pessoas de ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos), sendo estes profissionais e idosos. A aplicação das doses será feita nas unidades onde os profissionais atuam e nas ILPIs. Outras 115 doses serão destinadas à profissionais técnicos e de apoio da rede municipal de saúde, identificados em cadastro interno.

O primeiro lote de vacinas contra a COVID-19 chegou em Hortolândia na noite desta quarta-feira (20/01). De acordo com a Secretaria de Saúde, foram enviadas pelo governo estadual 2.840 doses. O município aguardará a chegada de mais lotes da vacina para ampliar a imunização aos demais públicos, conforme o calendário definido pela Secretaria de Estado da Saúde.

PRÉ-CADASTRO

A Prefeitura mantém o pré-cadastro para a segunda fase da vacinação contra a COVID-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, o pré-cadastro é para melhor organizar o agendamento para o início da vacinação e, com isso, evitar aglomeração, conforme os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus.

Profissionais da rede particular de saúde e idosos com 60 anos ou mais podem fazer o pré-cadastro online, por meio do site da Prefeitura, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/. Basta clicar no respectivo banner. No pré-cadastro, o interessado deverá informar nome, bairro, telefone, data de nascimento, número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), informar se é profissional de saúde e se tem alguma deficiência motora, que dificulte o acesso ao local de vacinação.

A Secretaria de Saúde fará a verificação destes dados com o cadastro da pessoa no e-SUS, que é o banco nacional de dados do sistema público de saúde. Caso os dados estejam corretos, a informação do agendamento de cada pessoa estará disponível para consulta no site da Prefeitura. Para fazer a consulta, é necessário informar o CPF e a data de nascimento. 

Em caso dos dados estarem incorretos, o morador será orientado a entrar em contato com a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa para atualizar os dados. A data da aplicação da vacina será agendada conforme a ordem de prioridade definida pela Secretaria Estadual de Saúde e mediante a entrega do imunizante pelo governo estadual.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Debate sobre contribuições da consciência fonológica para a alfabetização abre Semana de Educação em Hortolândia

Publicado

em

Formação começou na noite desta segunda-feira (15/08) e vai até primeiro de setembro em duas etapas

Com um debate sobre “Os saberes e sabores da Alfabetização: contribuições da consciência fonológica”, começou, na noite desta segunda-feira (15/08), a “Semana de Educação – Integra Saberes”, promovida pela Prefeitura de Hortolândia. O tema de abertura foi abordado pela Profª. Drª. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, fonoaudióloga, Doutora em Educação e docente da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O evento, organizado em duas etapas, vai até primeiro de setembro e busca ampliar as leituras e reflexões sobre o Currículo Municipal de Hortolândia, em elaboração. A primeira rodada de discussões se encerra nesta quinta-feira (18/08). A segunda começa no dia 29 deste mês.

A Semana é voltada a profissionais da rede municipal de ensino, porém o conteúdo de todas as palestras é aberto à comunidade em geral e pode ser encontrado no canal da Secretaria no YouTube. A live de abertura, que contou com mais de 1400 visualizações, foi mediada pelo Supervisor Educacional Donizeti Chagas de Faria. 

“Essa ação visa ampliar o ciclo de leitura e reflexões sobre o nosso Currículo Municipal, o Integra Saberes. Todos nós participamos ao longo do ano de 2021 dessa construção. Contamos com a assessoria do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada, liderado pelo professor César Callegari, a fim de discutirmos nossa proposta curricular da educação básica da cidade de Hortolândia, contemplando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, nos anos iniciais. Agora, vamos para uma segunda etapa desse processo. Hoje temos esse importante documento que foi resultado dessa construção participativa que nós fizemos juntos, no ano passado, de forma colaborativa e autoral”, ressaltou o secretário adjunto de Educação, Ciência e Tecnologia, Renato Muccillo.

Para a Prof Draª Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, o tema da alfabetização, dada a sua grande relevância, está longe de ser esgotado. Gera muitos materiais, que também podem ser muito elaborados por professores da rede.

“Quando a gente fala em saberes, a nossa capacidade de saber sobre alfabetização nunca se encerra, ou sobre qualquer tema em educação. Sempre são realizados novos conhecimentos, através de pesquisas. Novos conhecimentos são compartilhados, quando conversamos com nossos colegas professores que trabalham com alfabetização. Novos conhecimentos e saberes são construídos, quando prestamos atenção nas crianças e nos modos como elas aprendem e se tornam alfabetizadas. Então, é muito interessante saber que esses saberes nunca se encerram e também os sabores, as delícias da alfabetização. Mesmo quem não é professor alfabetizador, mas que já acompanhou seu próprio filho ou qualquer criança no processo de alfabetização, sabe a delícia que é a descoberta desse conhecimento da linguagem escrita”, ponderou Lílian.

Segundo o Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, responsável pela organização da Semana, o objetivo é promover a formação continuada dos professores e profissionais da Secretaria, potencializando reflexões e discussões de relevância social e pedagógica, a partir de temas que constituem o Currículo Municipal – Integra Saberes. Visa ainda colaborar com a atuação pedagógica e profissional dos servidores da Educação para a compreensão da criança como centro do processo educativo, o cotidiano da sala de aula, as relações intra e interpesssoais, o processo de ensino e aprendizagem, a vida das crianças, jovens e adultos e os saberes da comunidade, de modo a possibilitar de forma coletiva e democrática a construção de uma educação municipal de qualidade.

Confira os demais convidados para os webinários:

Terça-feira (16/08) – “As contribuições da neurociênia na formação humana, social e profissional”, com a Profª. Ms. Magda J. de Andrade Araújo, doutoranda na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp; 

Quarta-feira (17/08) – “Adaptação Curricular para crianças com deficiência e as possibilidades de aprendizagem significativa”, com o Prof. Rogério Severino Lopes, especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento/TEA e em Atendimento Educacional Especializado Deficiência Física;

Quinta-feira (18/08) –  “Ajustes curriculares para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”, com a bióloga, pedagoga, psicopedagoga e neuropsicopedagoga clínica Juliana Baptistela, especialista em Educação Especial, em Saúde Mental com Ênfase em TEA e em Neuroaprendizagem.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Entorno do condomínio Bella Ville, na região do Orestes Ôngaro, recebe plantio de 3 mil novas mudas de árvores

Publicado

em

Projeto de arborização e paisagismo realizado pela Prefeitura em diversas áreas quer tornar Hortolândia uma cidade mais verde, bonita e agradável

Hortolândia ganhará, nesta semana, mais três mil novas mudas de árvores. O plantio de espécies nativas e frutíferas acontece no entorno do condomínio Bella Ville, na região do Orestes Ôngaro, desde esta segunda-feira (15/08). A ação, que se estenderá pelos próximos dias, faz parte do Projeto de Arborização e Paisagismo, em realização pela Prefeitura. 

A meta do Projeto é, até 2024, plantar mais de 50 mil mudas de árvores em áreas verdes municipais, como esta. O total de árvores cultivadas até o momento, desde maio deste ano, chega a 17.315 mudas de espécies frutíferas e nativas do Brasil, como paus brasis, quaresmeiras, ipês, goiabeiras, pitangueiras, sibipirunas, dentre outras. As ações de plantio, realizadas pela equipe do Viveiro Municipal “Antônio da Costa Santos”, são coordenadas pela Secretaria de Obras, envolvendo todas as secretarias municipais. 

O projeto de compensação ambiental das obras que compõem o Programa de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Sustentável atende aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e busca projetar Hortolândia para os próximos 30 anos, com desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental, tornando-a uma cidade inteligente e sustentável. 

O projeto de Arborização e Paisagismo prevê as seguintes ações:

• Plantio de mais de 50 mil mudas de árvores nativas e frutíferas, para melhorar o ar que respiramos e criar pequenos bolsões de floresta nativa, atraindo pássaros e pequenos animais silvestres;

• Criar paisagismo nas principais avenidas do município, plantando de forma ordenada várias espécies de árvores, embelezando a cidade;

• Criar vários canteiros floridos na cidade, com flores que deixam nossa cidade mais colorida;

• Plantio nas calçadas das casas, escolas e postos de saúde, para gerar abrigo do sol;

• Incentivo de atividades educacionais e ambientais envolvendo outras secretarias e à comunidade.

Locais e quantidades plantadas até agora na esfera do projeto:

11/05 – 337 mudas de árvores nativas e frutíferas na Vila Verde, em uma área de 2.024 metros quadrados próxima ao Residencial São Sebastião.

23/05 – 170 mudas de árvores nativas numa área de aterro, na região do Parque Perón, nas imediações do complexo prisional.

31/05 – 900 mudas de árvores nativas na região do Jd. Nova Europa, na gleba A2, à qual se tem acesso pela Rua Ytamaraka.

03/06 –  645 mudas em área do Jd. Terras de Santo Antonio (Rua Antônio Gazzetta)

20 e 21/06 – 2.697 mudas em área do Jd. Terras de Santo Antonio (Av. Gentil Tolomeotti)

22 e 27/06– 434 mudas em área próxima ao condomínio Golden Park, com acesso pelas ruas Grécia e Alemanha

26 e 27/06 – 230 mudas nas ruas Cinco e Seis e Av. Marginal Dois, Jd. São Felipe

28 e 29/06 – 652 mudas nas ruas Cinco e Seis, Jd. São Felipe

04 e 05/07 – 383 mudas na Rua Peroba, s/n, Pq. Residencial Jd. Jatobá

12/07 – 6.210 mudas no viário central, entre o Pq. dos Pinheiros e o Carmem Cristina

20/07 – 530 mudas no entorno do viário Santa Fé

28/07 – 1.127 mudas no entorno do viário Santa Fé

15/08 – 3.000 mudas no entorno do condomínio Bella Ville

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia recebe a peça teatral infantil “Pingo d´água”

Publicado

em

Espetáculo teve três sessões nesta terça-feira (16/08) para alunos da EMEF Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim

Crianças são multiplicadores de conhecimentos eficientes. Afinal, elas gostam de compartilhar tudo o que aprendem com suas famílias. Para mostrar para elas a importância de cuidar do meio ambiente e dos recursos naturais, Hortolândia recebeu a peça teatral “Pingo d´água”. O espetáculo teve três sessões para alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Marleciene Priscila Presta Bonfim, nesta terça-feira (16/08). A vinda da peça ao município foi viabilizada por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) do governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Hortolândia e patrocínio da empresa Patrus Transporte.

O espetáculo conta a história de uma gota d´água chamada Pingo. Após ter evaporado e virado nuvem, ela está feliz porque vai se transformar em chuva e voltar para sua casa, o rio. Mas, no caminho de volta, Pingo se depara com um cenário triste. As florestas estão secas, as árvores não têm mais ninhos dos passarinhos e nem conseguem dar frutos que servem de alimento para os bichinhos e as pessoas. Para piorar, as águas estão sujas, e por causa disso, os peixes estão doentes. Todos esses problemas foram causados pela Madame Polú e seu mordomo, Sr. Sujeirinha. Para vencer essa vilã e salvar o rio, Pingo vai contar com a ajuda de outros pingos d´água e também das crianças.

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade1 hora atras

Debate sobre contribuições da consciência fonológica para a alfabetização abre Semana de Educação em Hortolândia

Formação começou na noite desta segunda-feira (15/08) e vai até primeiro de setembro em duas etapas Com um debate sobre...

Nossa Cidade1 hora atras

Entorno do condomínio Bella Ville, na região do Orestes Ôngaro, recebe plantio de 3 mil novas mudas de árvores

Projeto de arborização e paisagismo realizado pela Prefeitura em diversas áreas quer tornar Hortolândia uma cidade mais verde, bonita e...

Nossa Cidade1 hora atras

Hortolândia recebe a peça teatral infantil “Pingo d´água”

Espetáculo teve três sessões nesta terça-feira (16/08) para alunos da EMEF Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim Crianças são multiplicadores de...

Nossa Cidade2 horas atras

Reforma no prédio do CRAS Novo Ângulo está quase terminada

Na tarde desta segunda-feira (15/08), prefeito Zezé Gomes visitou a obra, que deverá ser reinaugurada no dia 27 deste mês ...

Nossa Cidade2 horas atras

Blitz chama atenção para o combate à violência contra a mulher em Hortolândia

Ação consistiu na distribuição de cartões e de cartazes na principal avenida de comércio hortolandense e integra a programação do...

Nossa Cidade2 horas atras

Dia dos Pais é celebrado no Centro de Convivência da Melhor Idade de Hortolândia

Atividade foi realizada na tarde de segunda-feira na unidade do Remanso Campineiro e reuniu cerca de 200 pessoasA semana começou...

Publicidade

Populares