Nossa Cidade

Hortolândia inicia vacinação contra a COVID-19 para idosos com 90 anos ou mais

A Prefeitura de Hortolândia continua com o Plano Municipal de Imunização contra a COVID-19. Na próxima segunda-feira (08/02), começa a vacinação para idosos com 90 anos ou mais que fizeram pré-cadastro no site da Prefeitura.

A vacinação será, das 8h às 15h, no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Prefeitura, localizado na rua Euclides Pires de Assis, 200, Remanso Campineiro. O local terá esquema de drive-thru para imunizar idosos com dificuldade de locomoção. O acesso será pela entrada lateral do CCMI na rua Antonio Bernardes.

Anuncio


A Secretaria de Saúde orienta que idosos desta faixa etária que ainda não fizeram o pré-cadastro para que o façam no site da Prefeitura. É importante que famílias e parentes estimulem os idosos a tomar a vacina e os ajudem a fazer o cadastro.

A Secretaria de Saúde ainda ressalta que a imunização para profissionais da rede particular de saúde também continua. Os profissionais que já fizeram o pré-cadastro e receberam o agendamento devem comparecer no CCMI para serem imunizados. Os profissionais que ainda não se cadastraram podem fazê-lo no site da Prefeitura.

Dentre os profissionais da rede particular de saúde desta fase da vacinação estão inclusos:

– médicos;

– enfermeiros;

– técnicos e auxiliares de enfermagem;

– cirurgiões dentistas;

– fisioterapeutas;

– cuidadores profissionais; 

– técnicos e auxiliares em laboratórios de análises clínicas;

– motoristas de ambulância;

– assistentes sociais;

– biomédicos;

– biólogos que atuem em instituições de saúde públicas ou particulares;

– farmacêuticos;

– fonoaudiólogos;

– nutricionistas; 

– psicólogos;

– médicos veterinários;

– funcionários de funerárias que tenham contato com cadáveres;

– profissionais de Educação Física que atuem em instituições de saúde públicas ou particulares;

– terapeutas ocupacionais;

– técnicos e auxiliares de saúde bucal; 

– Profissionais de apoio de serviço de saúde descritos no Plano Estadual de Imunização (PEI);

– estagiários da área da saúde (desde com declaração da escola). 

Em caso da profissional que esteja gestante, ela somente poderá ser vacinada com avaliação obstétrica e prescrição médica. Pacientes oncológicos e transplantados somente receberão a vacina com prescrição médica.

A Secretaria de Saúde reforça a orientação que no dia da vacinação, o profissional deverá apresentar algum documento que comprove sua atuação na saúde, como, por exemplo, carteira de conselho de classe, contrato de trabalho, ou carteira de trabalho, e documento com foto. A Secretaria de Saúde orienta que se o profissional já tenha sido vacinado em outro local de trabalho, não poderá ser imunizado novamente. Se caso o profissional tenha apresentado sintomas da COVID-19 nos últimos 10 dias também não poderá ser imunizado. 

Não devem ser vacinados:

– Pacientes que tenham sido imunizados no calendário vacinal nos últimos 14 dias;

– Pacientes que apresentem quadro agudo e febril e sintomas respiratórios;

– Paciente que tenha tido COVID-19 há menos de 28 dias;   

– Menores de 18 anos.

PRÉ-CADASTRO

A Prefeitura mantém o pré-cadastro para a segunda fase da vacinação contra a COVID-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, o pré-cadastro é para melhor organizar o agendamento para o início da vacinação e, com isso, evitar aglomeração, conforme os protocolos sanitários para evitar a disseminação do Coronavírus.

Idosos com 60 anos ou mais podem fazer o pré-cadastro online, por meio do site da Prefeitura, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/. Basta clicar no respectivo banner. No pré-cadastro, o interessado deverá informar nome, bairro, telefone, data de nascimento, número do CPF (Cadastro de Pessoa Física), informar se tem alguma deficiência motora, que dificulte o acesso ao local de vacinação.

A Secretaria de Saúde fará a verificação destes dados com o cadastro da pessoa no e-SUS, que é o banco nacional de dados do sistema público de saúde. Caso os dados estejam corretos, a informação do agendamento de cada pessoa estará disponível para consulta no site da Prefeitura. Para fazer a consulta, é necessário informar o CPF e a data de nascimento.

Em caso dos dados estarem incorretos, o morador será orientado a entrar em contato com a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa para atualizar os dados. Quem tiver o pré-cadastro negado em virtude de desatualização de dados também pode entrar em contato com a Prefeitura via WhatsApp pelo número (19) 99976-4720. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A data da aplicação da vacina será agendada conforme a ordem de prioridade definida pela Secretaria Estadual de Saúde e mediante a entrega do imunizante pelo governo estadual.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo