Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia imuniza mais de 38.000 pessoas contra Influenza

Publicado

em

Prefeitura promove o “Arraiá da vacina”, neste domingo (12/06), que terá imunização contra gripe, Sarampo e COVID-19

Já levou suas crianças e seus idosos para serem vacinados contra Influenza, Sarampo e COVID-19? Se ainda não, aproveite para fazer isso no fim de semana. A Prefeitura de Hortolândia realiza o “Arraiá da vacina”, neste domingo (12/06). A ação será das 8h às 12h na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dom Bruno Gamberini, localizada na avenida São Francisco de Assis, 46, Vila Real. Será feita vacinação contra as três doenças. Para animar a população, a unidade terá decoração temática junina e a equipe estará vestida a caráter. 

A Secretaria de Saúde reforça que é obrigatório o uso de máscara, inclusive de pessoas acompanhantes, dentro da unidade durante a vacinação.

INFLUENZA

Publicidade

A vacinação contra gripe será feita para os seguintes públicos-alvos: caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança, de salvamento e armadas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, profissionais das redes pública e particular de Educação, pessoas com comorbidades e deficiência a partir de 5 anos, crianças de seis meses a menos de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos de 60 anos ou mais e profissionais das redes pública e particular de Saúde. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas devem tomar a vacina contra a Influenza uma vez por ano. Até o momento, o município já imunizou 38.190 pessoas contra Influenza (confira abaixo a cobertura vacinal).

Pessoas com comorbidades devem apresentar atestado, relatório médico ou receituário para comprovar que têm as referidas doenças (confira no anexo abaixo a lista das comorbidades abrangidas pela campanha). Já pessoas com deficiência também devem apresentar algum atestado que comprove a deficiência, com exceção dos deficientes físicos. 

Gestantes devem levar a carteira de pré-natal. Puérperas devem apresentar relatório de alta ou Certidão de Nascimento do bebê. Podem recebem a vacina puérperas com até 45 dias após o parto. Profissionais de Educação e de Saúde deverão apresentar algum documento que comprove sua atução nas áreas.

Cobertura Vacinal contra a Influenza
GRUPODOSES APLICADAS%
Caminhoneiros118
Trabalhadores do transporte coletivo364
Trabalhadores portuários1
Forças Armadas9
Forças de segurança e salvamento114
Funcionários do sistema prisional217
População privada de liberdade4.38371%
Profissionais de Educação1.16255%
Pessoas com comorbidades4.93032%
Pessoas com deficiência400,6%
Crianças5.24236%
Gestantes83139%
Puérperas14341%
Idosos16.86560%
Profissionais de saúde3.25347%
Outros grupos sem comorbidade (vacinação feita somente em clínicas particulares)518 
Total38.19051%

*Obs.: A cobertura vacinal é calculada com base nos dados de 2021 das populações estimadas dos públicos-alvos

Publicidade

Sarampo

Já a vacinação contra Sarampo será feita para crianças de seis meses a menos de cinco anos e profissionais das redes pública e particular de saúde. O município já imunizou (confira abaixo a cobertura vacinal).

A Secretaria de Saúde orienta para que as famílias verifiquem a carteirinha de vacinação de suas crianças. Caso elas tenham recebido a última dose da vacina contra o Sarampo há 30 dias ou mais, elas poderão ser vacinadas no domingo. Já os trabalhadores da saúde que não tiverem comprovação da vacinação contra o Sarampo deverão receber 2 doses, com intervalo de 30 dias entre a 1ª e 2ª dose.

Cobertura Vacinal contra o Sarampo
6 meses a 1 ano850 
1 ano1.142 
2 anos1.392 
3 anos1.512 
4 anos1.579 
Total6.47546%

COVID-19

Publicidade

Para a vacinação contra a COVID-19, a Secretaria de Saúde salienta que as pessoas devem apresentar o comprovante de vacinação e CPF (Cadastro de Pessoa Física). 

Vale lembrar também que pessoas com 50 anos ou mais e profissionais das redes pública e particular de saúde já podem receber a 4ª dose, conforme determinação do governo estadual.

Nossa Cidade

Atendimento digital da Sabesp está temporariamente suspenso para clientes em Hortolândia

Publicado

em

Empresa parceira da Prefeitura atualiza sistema para melhor atender a população

Clientes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em Hortolândia devem ficar atentos à atualização do sistema digital da empresa que ocorre, desde a quinta-feira (30/06) até segunda-feira (04/07), para melhor atender a população. De acordo com a Sabesp, parceira da Prefeitura nas questões relacionadas ao saneamento básico e abastecimento de água na cidade, os serviços comerciais ficarão indisponíveis, digitalmente, neste período e serviços emergenciais serão acatados via Central Telefônica e agências de atendimento.

Com isso, o atendimento ao cliente acontece por meio de atendimento telefônico (195 e/ou 0800-055-0195) somente para

solicitações emergenciais e serviços operacionais. O atendimento presencial está disponível para serviços operacionais e emergenciais, já serviços comerciais com atendimento agendado para a sexta-feira (01/07) e o sábado (2/7) serão reagendados. Consumidores com cadastro atualizado estão sendo informados do procedimento por meio de SMS e as informações também estarão disponíveis no site e nas redes sociais da Sabesp (veja abaixo):

Instagram: https://www.instagram.com/p/CfUa95-Oarc/

Facebook: https://www.facebook.com/SabespOficial/posts/pfbid0T3TPEGUhUhP8D5eysV1D13cUerBdmikBKf7a6Be44zZB4YUQojvYr4jcNiSP6zVFl

Twitter: https://twitter.com/sabesp/status/1541489934518964224

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Campos de Hortolândia recebem, neste final de semana, jogos da sétima rodada do Campeonato Amador

Publicado

em

Competição, apoiada pela Prefeitura, está afunilando e chegando a momentos decisivos

A sétima rodada do Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia, nas duas divisões, acontece entre o sábado (02/07)   e o domingo (03/07) nos campos em diferentes regiões da cidade. São 47 equipes envolvidas na disputa. O campeonato se encaminha para os momentos decisivos com os times demonstrando o que vão buscar na competição. Na divisão de elite, Pankadão, Estrela Vermelha, Mildes Pankadão, Sumarezinho e Canarinho são as melhores equipes até o momento. Enquanto isso, Padoka, Amanda e Botafogo tentam fugir do rebaixamento. Na segunda divisão, São José, Frenético, Atlético Ôngaro, Barça Black, Vila São Pedro e Real São Bento são os destaques na disputa pelo acesso à primeira divisão. O torneio é organizado pela Associação de Atletas de Hortolândia com apoio da Prefeitura.

Entenda a nova fórmula de disputa da competição

Em cada divisão, os times são divididos em três grupos. Na primeira fase, os times jogam entre si dentro de seus próprios grupos. As cinco melhores equipes de cada grupo, além do sexto melhor colocado na classificação geral, avançam para a fase das oitavas-de-final. Na fase final, os confrontos serão decididos por meio de um sorteio. Todos os jogos serão “mata-mata”. Na primeira divisão, as equipes com as três piores campanhas serão rebaixadas e jogam a segunda divisão em 2023. Já as três melhores campanhas da segunda divisão conquistam o acesso para disputar a primeira divisão no próximo ano.

Baixe o aplicativo e acompanhe tudo

Para acompanhar os resultados, classificação e tudo o que gira em torno da competição, nas duas divisões, basta baixar o aplicativo da Associação de Atletas de Hortolândia pelo Play Store do smartphone IoS ou Android.

 

Jogos da sétima rodada:

Primeira divisão

Sábado (02/07) – Campo do Rosolém

16h –  Botafogo x Mildes Pankadão

18h – Vila Real x Santa Clara

 

Domingo (03/07) – Campo do Rosolém

8h15 –  Sumarezinho x Pankadão 

10h15 – Canarinho x Internacional

 

Campo do Remanso

8h15 – Redmidos x Família São Sebastião

10h15 – Real Piauí x Moleque Travesso

 

Campo do Adelaide

8h15 –  União do Norte x Amanda

10h15 – Padoka x Clube Atlético Hortolândia

 

Campo da Confibra

8h15 –  Real Fênix x Divino

10h15 – Unidos São Sebastião x Estrela Vermelha 

 

Campo do CAIC

8h15 –  Barcelona X Boa Esperança 

10h15 – Família RM x Geração 2000

 

Segunda Divisão

Sábado (02/07) – Campo do Rosolém

20h – São José x Unidos Boa Vista

 

Domingo (03/07) – Campo do Rosolém

13h15 –  Amigos x Parque Perón

15h15 – Real Madruga x Unidos do Ôngaro 

 

Campo do Remanso

13h15 – Vila São Pedro x Taquara Branca 

15h15 –  Guerrilha x União 

 

Campo do Adelaide

13h15 – Barça Black x Atlético Ôngaro 

15h15 – Jafene x Argentinos Juniors

 

Campo da Confibra

13h15 – Santa Esmeralda x Real São Bento

15h15 – Ajax x Frenético

 

Campo do CAIC

13h15 –  Flamengo x Camarões

15h15 –  Cruzeiro x Juventus

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Oficina gratuita da Prefeitura de Hortolândia ensina receitas julinas à comunidade

Publicado

em

Pratos típicos da época foram ensinados a cerca de 20 pessoas inscritas, nesta sexta-feira (01/07), na Cozinha Escola Comunitária, no Jd. Novo Ângulo.

Receitas fáceis, baratas e saborosas. São assim as oficinas gratuitas da Cozinha Escola Comunitária da Prefeitura de Hortolândia. Nesta sexta-feira (01/07), cerca de 20 pessoas participaram da Oficina de Receitas Julinas, que ensinou aos participantes como fazer “Cuscuz Paulista Fácil” e “Bolo de Mandioca Crua”, preparações típicas desta época do ano. As aulas, ministradas pela tecnóloga em gastronomia Virgínia Fernandes, aconteceram no período da manhã e também da tarde, no Jd. Novo Ângulo.

A formação é promovida pelo Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e busca disponibilizar a moradores de Hortolândia, maiores de 16 anos, a oportunidade de aprender novas preparações, inclusive para aumentar a renda da família. Informações sobre as próximas oficinas podem ser obtidas pelos telefones do Banco de Alimentos: (19) 3845-6630 e (19) 38454920.

Jaqueline Santos da Silva, de 27 anos, moradora da Vila Inema, participou na turma da manhã e já está de olho na próxima oficina. “O curso foi muito bom. Ficar sabendo dele é uma oportunidade para a comunidade. Tem também a chance de venda para acrescentar na renda. Quero vir mais vezes. Fiquei sabendo do curso através de um anúncio no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social”, comentou ela.

Estudante aprendem a fazer bolinho de chocolate 

Na quarta e quinta-feira (29 e 30/06), cerca de 115 alunos de quatro turmas do 4o ano (A, D, F e C) da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Salvador Zacarias Pereira Júnior, no Jd. Novo Ângulo, também participam de Oficina de Culinária na Cozinha Escola. Os estudantes das professoras Juliana Félix e Adriana Aline aprenderam com o nutricionista Marlon Zanardi a preparar muffin de chocolate e aveia. Ao final da oficina, degustaram o bolinho e aprovaram a receita.

Confira abaixo as receitas da Oficina Julina:

Cuscuz Paulista Fácil

Ingredientes:

½ xícara (chá) de azeite 

1 cebola picada 

1 lata de molho de tomate

2 tomates picados

2 latas de água (mesma medida do milho)

1 lata de ervilha

1 lata de milho verde

1 pimentão picado

2 latas de sardinha

Cheiro verde e temperos a gosto

3 xícaras (chá) de farinha de milho

3 ovos cozidos

1 tomate para decorar

 

Modo de preparo: 

1. Em uma panela, refogue no azeite a cebola, o pimentão, o milho, a ervilha, o molho de tomate, os tomates picados, a sardinha, e o cheiro verde;

2. Coloque a água e quando ferver acrescente a farinha de milho;

3. Unte uma forma com óleo e enfeite com tomate, sardinha, ervilha, e algumas folhas de cheiro verde;

4. Coloque a massa e deixe esfriar;

5. Desenforme depois de frio.

Custo total: R$49,94

Rendimento: 10 porções com 200 gramas

 

Bolo de Mandioca Crua

Ingredientes:

1 xícara (chá) de mandioca crua ralada;

1 xícara (chá) de coco ralado;

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (opcional);

1 copo (americano) de leite;

1 xícara (chá) de açúcar;

4 ovos;

3 colheres (sopa) de margarina em temperatura ambiente;

1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo:

1.Bata as claras em neve e reserve;

2.Misture a mandioca, o coco, as gemas, o açúcar, o leite, o queijo e o fermento em pó. Mexa bem e coloque a margarina em consistência mole;

3.Coloque as claras em neve, enquanto mexe devagar;

4.Pré aqueça o forno;

5.Unte uma assadeira grande;

6.Asse em forno médio (200º graus), por cerca de minutos, até dourar.

Custo total: R$27,23

Rendimento: 14 unidades com 32,14 gramas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade1 minuto atras

Atendimento digital da Sabesp está temporariamente suspenso para clientes em Hortolândia

Empresa parceira da Prefeitura atualiza sistema para melhor atender a população Clientes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado...

Nossa Cidade11 minutos atras

Campos de Hortolândia recebem, neste final de semana, jogos da sétima rodada do Campeonato Amador

Competição, apoiada pela Prefeitura, está afunilando e chegando a momentos decisivos A sétima rodada do Campeonato de Futebol Amador de...

Nossa Cidade26 minutos atras

Oficina gratuita da Prefeitura de Hortolândia ensina receitas julinas à comunidade

Pratos típicos da época foram ensinados a cerca de 20 pessoas inscritas, nesta sexta-feira (01/07), na Cozinha Escola Comunitária, no...

Nossa Cidade1 hora atras

Hortolândia recebe trem com cores do arco-íris, nesta sexta-feira (01/07)

Passagem está prevista para às 16h; ação é comemorativa ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ Hortolândia receberá a passagem de...

Nossa Cidade1 hora atras

Documentário “Limiar” é atração do projeto “Bate-papo de cinema” do Pontos MIS

Filme será disponibilizado on-line a partir desta sexta-feira (01/07) até domingo (03/07); no sábado (02/07), às 18h, haverá bate-papo sobre...

Nossa Cidade1 hora atras

Livro infantojuvenil “Diário de um banana – Rodrick é o cara” domina preferência dos leitores da Biblioteca Municipal

Obra ficou em 1º lugar no ranking dos livros mais emprestados em junho; lista também traz os clássicos “Orgulho e...

Publicidade

Populares