Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia imuniza mais de 1.300 pessoas no sábado (25/06)

Publicado

em

Ação realizada pela Prefeitura na UBS Amanda II vacinou contra COVID-19, Influenza e Sarampo

Hortolândia imunizou 1.314 pessoas contra COVID-19, Influenza e Sarampo. Esse é o balanço da vacinação que a Prefeitura realizou na UBS (Unidade Básica de Saúde) Amanda II, no sábado (25/06). Foram aplicadas 594 doses contra COVID-19, 700 contra Influenza e 20 contra Sarampo. 

Para quem não se conseguiu ir, a Secretaria de Saúde reforça que a vacinação contra COVID-19 continua durante a semana em diferentes UBSs a cada dia. 

A Secretaria ainda salienta que desde segunda-feira (27/06), pessoas com 40 anos ou mais já podem receber a 4ª dose. 

Influenza 

A Prefeitura ainda ressalta que a campanha de vacinação contra a Influenza já foi ampliada para a população em geral. A vacinação acontece das 8h às 15h30 nas UBSs, inclusive naquelas que fazem a vacinação contra COVID-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha será realizada enquanto o munícipio tiver estoque do imunizante, conforme determinação do Ministério da Saúde. 

A ampliação da campanha é feita em razão da baixa cobertura vacinal verificada na campanha deste ano em todos os públicos-alvos. A recomendação da Secretaria de Saúde é que a população deve tomar a vacina contra Influenza uma vez por ano. O município já imunizou até o momento 44.862 pessoas (vide abaixo a cobertura vacinal).

Também continuam a ser imunizados os públicos-alvos da campanha deste ano, que são os seguintes: caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; forças de segurança, de salvamento e armadas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade; profissionais das redes pública e particular de Educação; pessoas com comorbidades e deficiência a partir de 5 anos; crianças de seis meses a menos de 5 anos; gestantes; puérperas; idosos de 60 anos ou mais e profissionais das redes pública e particular de Saúde. 

Pessoas com comorbidades devem apresentar atestado, relatório médico ou receituário para comprovar que têm as referidas doenças (confira no anexo abaixo a lista das comorbidades abrangidas pela campanha). Já pessoas com deficiência também devem apresentar algum atestado que comprove a deficiência, com exceção dos deficientes físicos. 

Gestantes devem levar a carteira de pré-natal. Puérperas devem apresentar relatório de alta ou Certidão de Nascimento do bebê. Podem receber a vacina puérperas com até 45 dias após o parto. Profissionais de Educação e de Saúde devem apresentar algum documento que comprove sua atuação nas áreas.

Cobertura Vacinal contra a Influenza

GRUPO

DOSES APLICADAS

%

Caminhoneiros

147

Trabalhadores do transporte coletivo

398

Trabalhadores portuários

3

Forças Armadas

10

Forças de segurança e salvamento

141

Funcionários do sistema prisional

370

População privada de liberdade

5.596

91%

Profissionais de Educação

1.359

64%

Pessoas com comorbidades

6.060

39%

Pessoas com deficiência

46

0,7%

Crianças

6.040

40%

Gestantes

959

45%

Puérperas

170

48%

Idosos

17.999

64%

Profissionais de saúde

3.449

50%

Outros grupos sem comorbidade (vacinação feita somente em clínicas particulares)

2.115

_

Total

44.862

55%

 *Obs.: A cobertura vacinal é calculada com base nos dados de 2021 das populações estimadas dos públicos-alvos

Sarampo

A campanha de vacinação contra o Sarampo foi encerrada na sexta-feira (24/06). No total, Hortolândia imunizou 7.283 crianças de seis meses a menos de 5 anos de idade (vide cobertura vacinal abaixo). A campanha também vacinou profissionais das redes pública e particular de Saúde. A cobertura da campanha deste ano foi de 51%, abaixo da meta de imunizar 95% de crianças. A Secretaria de Saúde salienta que, apesar do fim da campanha, a vacina continua disponível nas UBSs.

Cobertura Vacinal contra o Sarampo

6 meses a 1 ano

963

 

1 ano

1.309

 

2 anos

1.535

 

3 anos

1.685

 

4 anos

1.791

 

Total

7.283

51%

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Temperatura em Hortolândia aponta fim de semana gelado

Publicado

em

frio

A previsão para o sábado (20) é de céu parcialmente nublado a nublado. Os ventos seguem fortes, com velocidades em torno de 30 km/h e rajadas devem ocorrer ao longo do dia. As Temperatura em Hortolândia fica entre 9 e 16ºC e não está descartada a ocorrência de chuva leve e isolada, mas as chances são baixas.

A tendência para o domingo (21) é de ventos um pouco menos intensos, soprando de forma moderada com velocidades de 20 km/h, céu parcialmente nublado a predomínio de sol e temperaturas entre 10 e 23ºC.

A próxima semana deve ser de predomínio de sol, com temperaturas em gradual elevação. Os primeiros dias ainda terão temperaturas um pouco abaixo da média para o mês, mas até o final da semana a expectativa é que as máximas superem a marca dos 28ºC.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Um dos vereadores suspeitos por rachadinha, TJ manda soltar

Publicado

em

Na noite dessa sexta-feira (19), o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) emitiu habeas corpus ao vereador Enoque Leal (MDB) preso na quinta-feira (18) suspeito da pratica de rachadinha.

O advogado Ralph Tortima Stettinger Filho, que representa o vereador, alegou que o parlamentar não teve tempo para para apresentar documentação ao Ministério Público. Documentos apresentados nos autos indicam que todas as transações bancárias foram realizadas por causa de um empréstimo e não houve prática de rachadinha.

A defesa tambem apresentou como argumento ao TJ que o vereador possui bons antecedentes e residência fixa, circunstâncias favoráveis para a concessão da liberdade provisória.

A 15ª Câmara de Direito Criminal optou por revogar a prisão preventiva por entender que o fato de o réu ser vereador não é suficiente para que ele represente perigo a ordem pública se estiver em liberdade.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Sinalização de solo é reforçada em ruas do bairro Residencial João Luiz

Publicado

em

Também contra acidentes, Prefeitura de Hortolândia pintou lombadas no Jardim Minda

Ruas do bairro Residencial João Luiz receberam o reforço e a pintura da sinalização de solo. A ação da Prefeitura de Hortolândia contempla ruas de bairros em todas as regiões da cidade. Desde o inicío do ano, a ação está intensificada e continua em vias no entorno de unidades de saúde, ensino e residênciais. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, ruas que dão acesso à grandes avenidas além das mais movimentadas da cidade, também recebem o mutirão. “Pedimos a colaboração dos motoristas para respeitar a sinalização. Além de organizar o trânsito, o trabalho evita estacionamento em locais que possam causar acidentes”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Nas ruas do bairro, foi realizada a repintura de linha amarela de proibição de estacionamento, faixas seccionadas amarelas, de retenção, duplas amarelas indicando o tráfego nos dois sentidos da via, zebradas amarela e legenda “PARE”. “No Jardim Minda foram concluídas pinturas de lombadas localizadas em frente ao Condomínio Residencial Bertioga. O objetivo do serviço é melhorar a visibilidade e evitar danos aos veículos e acidentes”, comenta Vasconcellos.

Para salvar vidas no trânsito, são desenvolvidas mais ações, que vão além do reforço e implantação da sinalização e a readequação do sentido do tráfego em ruas e avenidas. São atividades educativas com motoristas e pedestres  até a implantação de semáforos e radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019.  Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária, que, neste ano chegará a 50 quilômetros de um total de 100 quilômetros que serão implantados.

 

 

Fonte: Prefeitura

Continue Lendo

Populares