Nossa Cidade

Hortolândia ganhará novos PEVs

 

Em Hortolândia, a rede de equipamentos públicos para o descarte correto de materiais recicláveis avança. Em breve, a cidade ganhará mais dois PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros Materiais Recicláveis): um no Jd. Nova Alvorada, na Rua Alcebíades Marques (antiga Rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé; e outro na região do Jd. São Sebastião, na  Rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (Associação dos Moradores do Conjunto Residencial São Sebastião). Com mais estes, a Prefeitura disponibilizará à comunidade, ao todo, 13 PEVs. 

Anuncio


Segundo a Secretaria de Obras, no PEV Jd. Nova Alvorada, as obras estão na etapa inicial. Lá, já foi feita a limpeza do terreno, tendo sido concluída, nesta semana, a terraplenagem. O mesmo procedimento será feito, em breve, no PEV São Sebastião.

Atualmente, há oito pontos de entrega voluntária de recicláveis em funcionamento e cinco em construção. Destes, as obras estão mais avançadas nas unidades localizadas nos jardins Santa Esmeralda, Nossa Senhora de Fátima e Santa Emília. 

Na última quarta-feira (10/07), equipes da empresa responsável trabalhavam na construção de um muro divisório no PEV Nossa Senhora de Fátima, localizado próximo ao Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang. Nesta unidade, já foi erguida a guarita e foram feitas as partes elétrica e hidráulica. Falta receber pintura e acabamento, o que inclui a instalação de gradil para o fechamento e a colocação de calçada e piso intertravado. Depois deste, os próximos a receber benfeitorias serão os PEV Santa Esmeralda e Santa Emília, em etapa semelhante de construção.

O que são PEVs

Os PEVs são espaços públicos, onde os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “lixo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros).

Os equipamentos implantados funcionam de domingo a domingo, inclusive nos feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Os localizados dentro do Aterro de Inertes, no Pq. Orestes Ôngaro, e na Administração Regional, do Jd. Santiago, funcionam em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h (veja endereços abaixo).

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os equipamentos são construídos a partir de recursos da Caixa Econômica Federal, destinados a oferta de um local apropriado para o descarte correto de materiais reaproveitáveis. “Os equipamentos ampliam a coleta seletiva e proporcionam local adequado para população descartar resíduos da construção civil e volumosos”, explica a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.

Incentivo ao crescimento, com sustentabilidade

A ampliação do número de PEVs no município faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O PIC prevê mais de 100 obras e serviços, que serão realizados em todas as regiões da cidade. O Programa busca criar condições urbanas, ambientais, sociais e humanas para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Para realizar o programa, a Prefeitura viabilizou recursos financeiros de cerca de R$ 400 milhões por meio de parcerias com os governos estadual, federal e a com a iniciativa privada.

 

Confira o endereço dos PEVs:

EM FUNCIONAMENTO:

PEV 1 – Auxiliadora, Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

PEV 2 – Adelaide, Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

PEV 3 – Parque Gabriel, Avenida Joaquim Martarolli, 2005

PEV 4 – Interlagos, Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

PEV 5 – Vila Real, Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes

PEV 6 – Jardim Amanda, Rua Augusto dos Anjos, s/n

PEV 7 – Orestes Ôngaro, Rua Rio Pardo (antiga Rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes 

PEV 8 – Jd. Santiago, Rua João Joaquim Calixto, 230 

 

EM CONSTRUÇÃO:

PEV 9 – Jd. Nossa Senhora de Fátima, Rua Manoel Antônio da Silva, nº 610 (em construção)

PEV 10 – Jd. Santa Emília, Rua Luísa Febrônio Marini (em construção)

PEV 11 – Jd. Santa Esmeralda, Rua Ágata  (em construção)

PEV 12 – Jd. Nova Alvorada, Rua Alcebíades Marques (antiga Rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé (em construção)

PEV 13 – São Sebastião, Rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (em implantação) 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo