Sessenta mulheres participarão do curso, realizado pela Prefeitura em parceria com o SENAI
O prefeito Antonio Meira inaugurou, nesta quinta-feira (31/10), o Centro de Qualificação Profissional Jardim Terras de Santo Antonio, que garantirá formação na área de costura industrial a 60 bolsistas do Programa Qualifica Cidadão. O curso é realizado em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O programa Qualifica Cidadão oferece bolsa auxílio no valor de R$ 510 a pessoas trabalhaodres desempregados para que elas participem de atividades de qualificação e retornem ao mercado de trabalho.
A capacitação em costura industrial tem duração de 12 meses, divididos por módulos teóricos e prático. Ao final do curso, as alunas receberão certificado. A unidade está localizada na Rua Eleusina Batista Silva, 1.339, Jardim Terras de Santo Antonio. A oficina industrial conta com os equipamentos de bordadeira, reta, interloque, overloque e fechadeira de braço. Durante o curso, as bolsistas aprenderão a confeccionar acessórios de cama, mesa, banho e vestuário.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito destacou a importância da unidade de formação. “Estamos oferecendo mais uma oportunidade para as pessoas que precisam se recolar ou ingressar no mercado de trabalho. Precisamos de muita mão de obra qualificada em nossa cidade, em diversas áreas. O nosso objetivo é, sim, planejar uma cidade estruturada, com pontes, praças, saúde e educação, mas, também com pessoas qualificadas”, observou Meira.
O SENAI, por meio do Programa Comunitário de Formação Profissional, capacitou o profissional instrutor da oficina, preparou a matriz didática e no decorrer da capacitação fará a supervisão pedagógica. De acordo com o coordenador de relacionamento com a Indústria, Amilton Firmino, o objetivo é formar pessoas. ”É gratificante levar o conhecimento a diversas cidades, deste modo temos a certeza de que as indústrias podem garantir o emprego do profissional e oferecer produtos de qualidade ao mercado de vendas”, disse Firmino.
Segundo a beneficiária do programa, Izilda Oliveira Nunes de Oliveira, 54 anos, a expectativa é qualificar-se para investir no próprio comércio. “ Sempre gostei de costurar e, principalmente, fazer consertos em roupas. E o meu objetivo com a formação do curso é poder investir e, futuramente, abrir minha própria confecção”, avaliou a Izilda, que é moradora do Parque Orestes Ôngaro.
“Ter o SENAI em Hortolândia é garantir o crescimento humano e incentivar o sustento próprio. Em abril, a Prefeitura inaugurou o primeiro Centro de Qualificação Profissional, no Jd. Santa Clara do Lago. A parceria com o SENAC-Campinas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) garante cursos profissionalizantes para 200 jovens nas áreas de auxiliar administrativo, educação para o trabalho e de agente socioambiental. O prefeito Antonio Meira tem uma preocupação especial com os cidadãos. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva.
Por meio do Programa Qualifica Cidadão, a Prefeitura oferece ao trabalhador desempregado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 510 mensais para participar de atividades de qualificação profissional. O objetivo é ajudar o cidadão a voltar para o mercado de trabalho. Em contrapartida, o beneficiário cumpre uma carga horária de 30 horas semanais em atividades que contribuam para a melhoria da cidade. Cerca de 250 pessoas são atendidas pelo programa.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98