Hortolândia ganha 1.000 “presentes” pelo seu aniversário de 30 anos de emancipação política, celebrado nesta quarta-feira (19/05). A Prefeitura inicia o plantio de 1.000 mudas de árvores em diferentes regiões da cidade. A maior parte das mudas será plantada no parque socioambiental Lago da Fé, localizado na avenida Joaquim Martarolli, atrás da Câmara Municipal, no Parque Gabriel. O trabalho começou, nesta quinta-feira (20/05), no parque com a escavação dos chamados “berços”, os buracos onde serão plantadas as mudas. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as demais mudas de árvores serão plantadas no canteiro central da rua Sebastião Lázaro da Silva, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, e no canteiro central da rua Joaquim Marcelino Leite, em frente ao condomínio Villa Flora. 

Dentre as espécies de árvores que serão plantadas estão ipê-amarelo, ipê-roxo, ipê-branco, sibipiruna, aroeira salsa, aroeira pimenteira, entre outras. Uma parte das mudas foram produzidas no Viveiro Municipal “Antônio da Costa Santos”, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A outra parte das mudas foram doadas por empresas para cumprir contrapartidas ambientais na cidade. 

O coordenador do Viveiro Municipal, Toni Cláudio Andrade de Sousa, destaca que a maioria das mudas serão plantadas no Lago da Fé em virtude do parque ser a maior área de lazer da cidade. “O lago é frequentado por uma grande quantidade de pessoas que vêm ao local para fazer caminhada e outras atividades físicas. Com o plantio das mudas, a Prefeitura torna o parque ainda mais bonito e arborizado. Em dias de sol, as árvores fornecerão sombra para que as pessoas possam descansar”, salienta o coordenador. 

AMPLIAÇÃO

Atualmente, o Lago da Fé passa por obras de ampliação. A Prefeitura começou a concretagem de cerca dois quilômetros de ciclovia e pista de caminhada na nova área do parque. Paralelo a concretagem da ciclovia e pista de caminhada, a Prefeitura continua a preparação do terreno para a realização de mais etapas do trabalho. O terreno onde o parque será ampliado fica entre o Jd. Novo Cambuí e a avenida Olívio Franceschini. O trecho ampliado do parque terá cinco quadras poliesportivas, bicicletário, estacionamento, viveiro, área multiuso, playground e academia ao ar livre. De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções serão realizadas em seis meses.

A parte já implantada do Parque Lago da Fé conta com 180 mil metros quadrados de área, incluindo duas lagoas de contenção de enchentes, pista de caminhada e travessia para pedestres. As lagoas são unidas por um extravasor, espécie de escadaria que serve para amortecer a velocidade da enxurrada nos dias de chuva forte, sistema que evita enchentes na região central da cidade. Nesta nova fase de obras, o parque será prolongado, totalizando uma área de 222 mil metros quadrados quando a obra for finalizada.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia