Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia é modelo para o País, na gestão de resíduos sólidos, afirma superintendente do Consimares

Hortolândia, na questão dos resíduos sólidos, é modelo, não só para a região e o Estado, mas também para o Brasil. A usina da Prefeitura, em convênio com o INAC, faz o descarte correto dos resíduos, segue o que diz a Lei 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos). A cidade está de parabéns porque está fazendo o manejo correto dos resíduos e se preparou para isso. Além de fazer o manejo, faz uma conscientização e fiscalização e, nós, os outros municípios do consórcio, temos muito o que aprender com Hortolândia.” A declaração do superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da RMC – Região Metropolitana de Campinas), Valdemir Ravagnani, dá o tom da visita dos consorciados à URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos), na manhã desta quinta-feira (16/05).

 

Anuncio

Com o intuito de conhecer o funcionamento da usina da Prefeitura, a reunião mensal do grupo técnico trouxe ao município cerca de 50 pessoas, entre técnicos ambientais e vereadores dos municípios consorciados. Constituído em 22 de janeiro de 2009, o consórcio, formado por Americana, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Sumaré, elaborou em 2012 um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da região.

 

Advertisement

O prefeito Antonio Meira deu as boas-vindas aos participantes, ressaltando o caráter inovador da usina na região de Campinas. “Todas as cidades passam por problemas na coleta dos restos de construção e Hortolândia saiu na frente com a conquista dessa usina”, afirmou. “Com isso, podemos oferecer para o morador da nossa cidade uma opção, a de trazer para cá o resto da construção civil, assim como para a Prefeitura. Ela também traz os resíduos para reciclagem e transformação e já utiliza a pedra brita na Operação Tapa-Buraco. Além de resolver um problema que acaba enfeiando a cidade, que são estes entulhos jogados nas calçadas na frente das casas, resolve este problema, embeleza a cidade, e também representa uma economia para a Administração,  que antes tinha que comprar este produto”, destacou o prefeito.

 

Integrante da comitiva, a diretora de Meio Ambiente de Capivari, Karen Angelin, ressaltou que o Consimares tem procurado propostas e soluções para a gestão de resíduos em todos os municípios. “Viemos conhecer para aplicar isto no âmbito do consórcio para todos os municípios participantes. A expectativa é muito boa para que a gente resolva este problema. Levo daqui uma experiência do pessoal muito boa. Vi a parte estrutural do maquinário, das pessoas que trabalham aqui, fazendo a separação dos tipos de resíduos que vem para cá”, assinala.

 

Advertisement

Para o diretor do Departamento de Proteção e Conservação Ambiental de Santa Bárbara d’Oeste, Cléber Carneiro, a usina serve de referência para toda a região especialmente para os municípios do Consórcio, em especial por ter sido montada por uma parceria público-privada, que, segundo ele, deve ser o modelo adotado em outros municípios. “Gostei muito do equipamento por ele conseguir trabalhar o material em diferentes granulometrias e em especial por ser usada mão de obra para um serviço social, que são pessoas de baixa renda que foram recolocadas no mercado. O projeto vai na linha do que a Política Nacional de Resíduos Sólidos pede, que é reciclagem e inclusão social”, destaca.

 

José Ceron, Superintendente de Controle Ambiental de Sumaré, diz que o que mais chamou sua atenção foi a organização e a estrutura que a URE tem. “Eu conheço outras usinas e, recentemente, fui conhecer a usina do Delta A de Campinas e não gostei de como é feita a gestão, da operacionalização da usina. A de Hortolândia está muito à frente. Aqui não tem excesso de material. Lá, por conta do volume que chega de resíduos, eles têm um excedente muito grande, não tem a capacidade de processar todo o material e fica uma quantidade absurda de resíduos aguardando”, afirma.

 

Advertisement

Hortolândia é modelo na gestão ambiental

 

Localizada na Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, 4.183, no Parque Perón, a URE-Hortolândia é considerada estrutura modelo no Estado, com centro de recepção, triagem, processamento e transbordo. A usina é uma das ações incluídas no Sigah (Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Hortolândia). Na usina, tijolos, blocos, argamassa, concreto e material cerâmico que costumam ser descartados em lixões e aterros sanitários como “lixo da construção civil” são reaproveitados. Viram areia, pedriscos, pedras e bica corrida (um tipo de brita mais rústica) e podem ser reutilizados em obras.

 

Advertisement

Outra ação em curso é o projeto “Reciclando Entulhos”, vencedor de concurso nacional, financiado a fundo perdido pela CEF (Caixa Econômica Federal). O projeto prevê a implantação de cinco PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), bem como ações de educação ambiental em toda a cidade, por meio da realização de 20 palestras educativas, distribuição de panfletos e cartilhas e divulgação através de outdoor. Em março deste ano, a Administração firmou convênio com o Governo do Estado e recursos do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) vão financiar a elaboração do Plano de Saneamento Básico de Hortolândia.

 

Desde janeiro deste ano, a Administração faz campanha de educação ambiental de casa em casa junto aos munícipes e de coleta de eletroeletrônicos com 20 pontos de entrega voluntária distribuídos em estabelecimentos comerciais, escolas e outras instituições públicas. Existe também projeto para tratar os resíduos domésticos, transformando o passivo do lixo em geração de energia. O plano é montar uma usina de geração de energia a partir da utilização do lixo. A tecnologia está em estudo.



Fonte: Prefeitura Municipal de Hortolândia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região12 minutos ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes11 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade15 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade16 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade17 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região18 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial22 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Advertisement
cinema

Populares