Nossa Cidade

Hortolândia disponibiliza sistema online para registrar e acompanhar denúncias de violência

Hortolândia agora conta com mais um canal para registrar e acompanhar denúncias de violência. O novo sistema online foi implantado no site institucional da Prefeitura, nesta quinta-feira (13/08), e já está disponível aos cidadãos para acesso, neste link. O objetivo é fortalecer ainda mais a rede de proteção às pessoas que sofrem violência, dentre elas a racial, contra mulheres, idosos e PCDs (pessoas com deficiência).

A nova ferramenta visa facilitar o acesso da população aos serviços do Disque 100 e 180, funcionando como um cadastro em que a denúncia pode ser feita de forma anônima, sem qualquer tipo de identificação. O sistema pode ser usado não apenas pela vítima, mas também por um vizinho ou alguém próximo. Por isso, é importante manter-se atento à vizinhança. Qualquer tipo de violação aos direitos humanos será recebido, acolhido e atendido.

Anuncio


Após o preenchimento do formulário, o cidadão terá acesso a um número de protocolo. Com ele, é possível acompanhar todo o andamento do atendimento à denúncia. O canal online atende às demandas de segurança no que tange à pandemia da COVID-19, pois facilita o acesso, possibilita a formalização da denúncia, sem que haja necessidade de o denunciante ir pessoalmente aos órgãos. Também sistematiza a informação, facilitando a apuração e proporcionando ação rápida para encerrar qualquer ciclo de violência que esteja acontecendo.

Segundo a Secretaria de Governo, o período de distanciamento social, com maior presença das famílias em casa, também pode potencializar casos de violência doméstica. A quarentena é uma medida necessária para diminuir o contato entre pessoas contaminadas pela COVID-19 e pessoas saudáveis e, desta forma, conter a transmissão do vírus.

O serviço é de responsabilidade do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, órgão da Secretaria de Governo. Segundo o Diretor do Departamento, Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio, o sistema é mais um passo na luta contra a violência.

“Hoje, qualquer cidadão interessado em fazer uma denúncia direta aos órgãos municipais precisa pesquisar os contatos de cada serviço e, além disso, estes serviços não se comunicam. A implantação de um sistema online vai proporcionar respostas rápidas e comunicação intersetorial, uma vez que o Departamento de Direitos Humanos disponibilizará equipe para o acompanhamento dos casos denunciados e fará a cobrança de respostas para que o denunciante possa acompanhar o caso, por meio do próprio canal de denúncia”, enfatizou Tino.

Conheça os tipos de violência que podem ser denunciados:

– Assédio Moral e ou sexual;

– Pedofilia nos meios digitais;

– Violência contra a pessoa com deficiência;

– Violência contra a pessoa idosa;

– Violência contra imigrantes e refugiados;

– Violência contra LGBTQIA+;

– Violência doméstica;

– Violência nos meios digitais;

– Violência racial;

– Violência sexual;

– Violência sexual contra a criança e o adolescente.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo