Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia disponibiliza sistema online para registrar e acompanhar denúncias de violência

Publicado

em

Hortolândia agora conta com mais um canal para registrar e acompanhar denúncias de violência. O novo sistema online foi implantado no site institucional da Prefeitura, nesta quinta-feira (13/08), e já está disponível aos cidadãos para acesso, neste link. O objetivo é fortalecer ainda mais a rede de proteção às pessoas que sofrem violência, dentre elas a racial, contra mulheres, idosos e PCDs (pessoas com deficiência).

A nova ferramenta visa facilitar o acesso da população aos serviços do Disque 100 e 180, funcionando como um cadastro em que a denúncia pode ser feita de forma anônima, sem qualquer tipo de identificação. O sistema pode ser usado não apenas pela vítima, mas também por um vizinho ou alguém próximo. Por isso, é importante manter-se atento à vizinhança. Qualquer tipo de violação aos direitos humanos será recebido, acolhido e atendido.

Após o preenchimento do formulário, o cidadão terá acesso a um número de protocolo. Com ele, é possível acompanhar todo o andamento do atendimento à denúncia. O canal online atende às demandas de segurança no que tange à pandemia da COVID-19, pois facilita o acesso, possibilita a formalização da denúncia, sem que haja necessidade de o denunciante ir pessoalmente aos órgãos. Também sistematiza a informação, facilitando a apuração e proporcionando ação rápida para encerrar qualquer ciclo de violência que esteja acontecendo.

Segundo a Secretaria de Governo, o período de distanciamento social, com maior presença das famílias em casa, também pode potencializar casos de violência doméstica. A quarentena é uma medida necessária para diminuir o contato entre pessoas contaminadas pela COVID-19 e pessoas saudáveis e, desta forma, conter a transmissão do vírus.

O serviço é de responsabilidade do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, órgão da Secretaria de Governo. Segundo o Diretor do Departamento, Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio, o sistema é mais um passo na luta contra a violência.

“Hoje, qualquer cidadão interessado em fazer uma denúncia direta aos órgãos municipais precisa pesquisar os contatos de cada serviço e, além disso, estes serviços não se comunicam. A implantação de um sistema online vai proporcionar respostas rápidas e comunicação intersetorial, uma vez que o Departamento de Direitos Humanos disponibilizará equipe para o acompanhamento dos casos denunciados e fará a cobrança de respostas para que o denunciante possa acompanhar o caso, por meio do próprio canal de denúncia”, enfatizou Tino.

Conheça os tipos de violência que podem ser denunciados:

– Assédio Moral e ou sexual;

– Pedofilia nos meios digitais;

– Violência contra a pessoa com deficiência;

– Violência contra a pessoa idosa;

– Violência contra imigrantes e refugiados;

– Violência contra LGBTQIA+;

– Violência doméstica;

– Violência nos meios digitais;

– Violência racial;

– Violência sexual;

– Violência sexual contra a criança e o adolescente.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

População deve redobrar cuidados contra mosquito da Dengue com a chegada da primavera

Publicado

em

Mosquito se prolifera com maior rapidez nesta época do ano em razão dos dias mais quentes

Com a chegada da primavera e os dias mais quentes, é preciso redobrar a atenção com os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. Nesta época do ano, a incidência de mosquitos é maior, uma vez que eles se proliferam com mais rapidez no calor. Por isso, é necessário redobrar a atenção para evitar água parada. Somente com a conscientização de todos é que será possível reduzir os casos de Dengue na cidade.

Neste ano, Hortolândia registra 500 casos positivos da doença; há, também, dois casos de Chikungunya confirmados. A Prefeitura faz a parte dela no combate ao Aedes aegypt, promovendo a limpeza de áreas públicas com a remoção de lixo e entulho, descartados irregularmente. Além disso, equipes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realizam orientação aos moradores com visitas casa a casa, levando informações sobre como eliminar objetos que acumulem água, pois servem de focos para o mosquito depositar seus ovos. Nesta semana, a equipe esteve no Jd. Amanda, Jd. do Bosque, Jd. Santa Rita, Jd. Estefânia e Jd. São Camilo.

Entre as dicas está colocar areia nos pratos que ficam sob os vasos de plantas, manter tampados tonéis e caixas d’água, colocar telas em ralos, guardar garrafas e baldes com a abertura virados para baixo, entre outras medidas simples, mas que fazem efeito. De acordo com a UVZ, cerca de 80% dos focos de Dengue estão nas casas das pessoas.

A Prefeitura solicita que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. Mas é preciso ficar atento contra golpes: nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. A ação consiste somente na identificação e eliminação de criadouros do mosquito. Em caso de dúvidas, para saber em quais regiões da cidade será realizada a ação de casa a casa, a população pode ligar na UVZ nos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

PEVs

Outra atitude que a população deve adotar no combate ao Aedes aegypti é evitar fazer o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas e em terrenos baldios. A Prefeitura reforça a orientação para que a população faça o descarte correto de resíduos e materiais reaproveitáveis nos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) disponíveis na cidade. Em breve, a Prefeitura inaugurará mais dois PEVs. A lista dos PEVs está disponível no site da Prefeitura.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura visita cerca de 200 comércios no Amanda para ajudá-los a potencializar seu negócio

Publicado

em

Em 10 dias úteis de trabalho os Agentes de Desenvolvimento da Prefeitura de Hortolândia, coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, visitaram 50% dos comércios localizados na região do Jardim Amanda. O total representa cerca de 200 empreendimentos comerciais e de serviços.

O programa Agentes de Desenvolvimento foi lançado no último dia 10 de setembro pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes. O objetivo é fomentar o comércio local e aproximar o Poder Público Municipal dos empreendedores locais. Estão no programa 10 agentes municipais. Eles estão munidos de camiseta de identificação e durante as visitas é posto em prática orientações que venham beneficiar os comerciantes e empreendedores do município.

“Nossa Administração é parceira dos comerciantes e os Agentes de Desenvolvimento possuem um papel fundamental para que essa sinergia possa ser estabelecida. Queremos contribuir para que o comércio possa prosperar, criando novas oportunidades de emprego e renda. Em uma cidade com o comércio forte, todos ganham”, destacou o prefeito Zezé Gomes.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, o programa Agente de Desenvolvimento foi criado para auxiliar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. “Além disso, o papel do agente e sua influência positiva no município vão além das atividades relativas à Lei Geral: irão contribuir no esclarecimento de dúvidas, orientações sobre diversos assuntos relacionados ao negócio, sendo uma presença ativa, representando a necessidade da administração pública e estando mais perto dos empreendedores. Nosso governo será um parceiro permanente dos comerciantes e empreendedores locais, contribuindo para a geração de empregos e renda. A cidade, conforme o próprio prefeito Zezé disse, ganhará muito”, explicou Monique.

O trabalho de campo dos Agentes de Desenvolvimento na região do Jardim Amanda deve ser finalizado até a primeira quinzena de outubro. Em breve a Secretaria de Desenvolvimento Econômico divulgará a próxima região onde o programa atuará. “O trabalho vem seguindo muito bem e é importante que o empreendedor receba nossos agentes para que possamos ajudá-los a potencializar seu negócio. Dentro desse trabalho, estamos preparando uma plataforma digital para que se torne um guia de compras e serviços, mostrando, em detalhes tudo que a cidade tem de melhor. Uma forma de divulgar e fazer os empreendimentos serem vistos por todos”, finalizou a secretária.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Programa “Desconto para Servidores” credencia comerciantes e prestadores de serviço de Hortolândia

Publicado

em

Projeto busca fortalecer comércio local, com oferta de descontos em produtos para servidores municipais

A Prefeitura de Hortolândia, com o intuito de fortalecer o comércio local, quer atrair os servidores municipais para que consumam em estabelecimentos da cidade que garantam descontos e benefícios. Isso será possível graças à recente criação do “Programa de Descontos para Servidores”.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, comércios e prestadores de serviços poderão se cadastrar para oferecer seus produtos aos servidores municipais por meio do programa.

Durante o ato de credenciamento, o comerciante deve discriminar a porcentagem de desconto ou o benefício que será concedido durante o ato de compra. “A manifestação de interesse, assim como as cláusulas, devem ser apresentadas durante a inscrição. O Programa de Descontos para Servidores é uma forma de fomentar o comércio local, atraindo os mais de cinco mil servidores, ativos e inativos, para o consumo no município”, disse Monique.
Para fomentar e divulgar o programa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, solicitou junto com o Departamento de Comunicação uma campanha de marketing para atrair o comerciante para o programa. “A Administração do prefeito José Nazareno Zezé Gomes vem trabalhando em várias esferas no sentido de auxiliar o comércio local neste momento de recuperação da economia e, atualmente, os servidores municipais integram uma faixa significativa no mercado consumidor. Fortalecer este vínculo pode resultar num aumento de vendas. Todos ganham”, finalizou a secretária.


Os comerciantes interessados em participar devem solicitar sua inscrição no credenciamento e entregar sua documentação, para fins de habilitação, no Departamento de Suprimentos da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, localizado no prédio do Palácio das Águas (Prefeitura) – Rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, bairro Remanso Campineiro.

Os servidores públicos interessados em consumir nos comércios cadastrados terão acesso à listagem atualizada das empresas e prestadores de serviços credenciados por meio de uma ferramenta no “Portal do Servidor”. O desconto ou beneficio, será aplicado no ato da compra, a partir do momento que os primeiros credenciados forem habilitados.

Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares