Nossa Cidade

Hortolândia diminui o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito e cumpre meta estabelecida pela ONU

Em dezembro de 2021, cidade não contabilizou nenhum óbito no trânsito

Hortolândia continua com bons resultados em segurança viária a cada divulgação do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) sobre os índices de acidentes de trânsito com vítimas fatais nas ruas e avenidas da cidade. De acordo com o órgão estadual, em dezembro de 2021, por exemplo, não foi registrado nenhum acidente com vítima fatal na cidade. De janeiro a novembro de 2021, foram 16 vítimas de acidentes de trânsito em Hortolândia, uma vítima a menos que no mesmo período de 2020. Este é um dos números mais baixos já registrados desde 2015, quando o Infosiga passou a divulgar os dados de acidentes de trânsito com morte. No mesmo período daquele ano, Hortolândia registrou 22 vítimas fatais no trânsito. Desde 2017, a Prefeitura realiza diversas ações para a segurança viária do município. 

Anuncio


A contagem é realizada, inclusive, nas rodovias e estradas que atravessam Hortolândia e acabam registrando estes acidentes. Com a contabilização apenas nas ruas e avenidas da cidade, este número é ainda menor. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, além disso, também desde 2017, Hortolândia diminui o número de vítimas em acidentes de trânsito em ruas e avenidas localizadas dentro da cidade. Na comparação daquele ano com o ano passado, foram 19 vítimas fatais enquanto em 2021, foram contabilizadas quatro vítimas de acidentes nos limites da cidade, uma redução de 79%. Com isso, a cidade cumpre a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas)  na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, regulamentada pela instituição  apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.

“Atingimos a meta de redução dos acidentes fatais estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) anos antes do prazo limite. Continuaremos o desenvolvimento de ações para melhorar, ainda mais, a segurança viária na cidade com o intuito de continuar salvando vidas no trânsito. A meta cumprida neste momento é muito importante, mas o trabalho para fazer um trânsito seguro não para”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira. 

DIVERSAS AÇÕES QUE SALVAM VIDAS

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo