Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia comemora Dia Mundial do Meio Ambiente com seminário sobre leucenas

Publicado

em

Evento nesta quarta-feira (08/06) discutiu alternativas para o controle da espécie, que é considerada uma praga, na cidade e região

Hortolândia reuniu especialistas para discutir o controle das leucenas no cenário urbano. A espécie vegetal, considerada uma praga, foi o tema do 5º Seminário de Meio Ambiente, promovido pela Prefeitura, nesta quarta-feira (08/06). O evento marcou também a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. Na entrada da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, local onde foi realizado o seminário, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável montou uma exposição de fotos de áreas e locais da cidade onde há presença maciça de leucenas. Também foi exposta uma amostra de compostagem caseira que as pessoas podem fazer para utilizar no plantio de espécies vegetais. Estiveram presentes o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, o superintendente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), Valdemir Ravagnani, e o professor e pesquisador da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), José Octavio Menten. 

Na abertura do seminário, a secretária Eliane Nascimento Oliveira ressaltou que a leucena é um problema desafiador para a cidade. “Precisamos ter um meio ambiente equilibrado. A leucena afeta os trabalhos de manutenção e limpeza em áreas públicas realizadas pela Prefeitura. É uma planta que cresce muito rápido e não deixa as espécies nativas se desenvolverem. Com o seminário, queremos buscar alternativas para o controle das leucenas”, salientou a secretária.

O prefeito Zezé Gomes enfatizou que a Administração Municipal trabalha com visão de futuro na área ambiental. Nesse sentido, uma das ações prioritárias é a arborização. “Nosso governo pensa para frente, a longo prazo. Queremos plantar ipês no novo viário com cinco quilômetros, cujas obras estão avançadas. Para isso, temos que tirar a cortina de leucenas que cobre a visão do local. Precisamos deixar a cidade mais florida para trazer alegria às pessoas. Daqui quatro, cinco anos, a população poderá desfrutar das sombras dos ipês plantados. Assim como fizemos perto do lago da EMS, onde plantamos árvores, e hoje as pessoas já desfrutam das sombras delas. Que o seminário transforme as ideias e traga outro pensamento sobre a questão ambiental. Queremos que Hortolândia seja referência em meio ambiente no Brasil”, destacou Zezé. 

Publicidade

A programação do seminário começou com a apresentação “A realidade local das leucenas”, feita pela engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Sant’Anna.

Em seguida, o engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo Silva ministrou a palestra “Floresta Urbana”. A segunda palestra, “O cenário das leucenas na região do PCJ”, foi com o engenheiro civil Francisco Carlos Castro Lanhóz, representante do PCJ (Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), do qual Hortolândia faz parte. A programação foi encerrada com a palestra “Técnicas de controle da espécie invasora leucena”, com o engenheiro agrônomo e pesquisador do Laboratório de Silvicultura Urbana do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ, Marcelo Machado Leão. 

O seminário contou ainda com a participação de alunos do curso de Desenvolvimento de Sistemas da ETEC (Escola Técnica de São Paulo) de Hortolândia – Centro Paula Souza. Os estudantes apresentaram dois protótipos de carrinhos feitos com materiais reaproveitáveis.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Publicidade

Nossa Cidade

Previsão do Tempo na semana para Hortolândia com manhãs e noites geladas

Publicado

em

frio

Mais uma semana fria chega e com ela, ventos fortes em alguns dias, mas sem chuva aparente. No meio da tarde, as temperaturas ficam mais amenas, entretanto, nas madrugadas e manhãs, o frio é predominante.

Mantenham os casacos a postos, vamos para mais uma previsão semanal do tempo.

  • Segunda (27 de Junho)  

Temperatura: entre 13° e 23°

Vento a 16km/h

Umidade relativa do ar: entre 48% e 89%

Publicidade
  • Terça (28 de Junho)

Temperatura: entre 11° e 26°

Vento a 15Km/h

Umidade relativa do ar: entre 26% e 82%

  • Quarta (29 de Junho) 

Temperatura: entre 13° e 28°

Vento a 16Km/h

Umidade relativa do ar: entre 23% e 66%

Publicidade
  • Quinta (30 Junho) 

Temperatura: 12° e 26°

Vento a 12Km/h

Umidade relativa do ar: entre 25% e 90%

  • Sexta (01 de Julho) 

Temperatura: entre 12° e 28°

Vento a 8Km/h

Umidade relativa do ar: entre 23% e 67%

Publicidade
  • Sábado (02 de Julho) 

Temperatura: entre 11°e 26°

Vento a 16Km/h

Umidade relativa do ar: entre 24% e 57%

  • Domingo (03 de Julho) 

Temperatura: entre 11° e 25°

Vento a 11Km/h

Umidade relativa do ar: entre 20% e 56%

Publicidade
Continue Lendo

Nossa Cidade

Motorista dorme ao volante e sofre acidente no Jardim Amanda

Publicado

em

Por

Um motorista perdeu o controle do veículo após cochilar ao volante e colidir contra uma árvore, na madrugada deste sábado(25), na Avenida Brasil no Jardim Amanda I. A vítima retornava de seu trabalho noturno quando aconteceu o acidente.

O garçom, morado do bairro Jardim São Sebastião, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e sofreu apenas ferimentos leves e encaminhado ao UPA do Jardim Amanda sem sinais de embriaguez.

Ninguém mais ficou ferido.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Motociclista fica ferido após colidir na traseira de Van parada no semáforo em Hortolândia 

Publicado

em

Por

Um motociclista de 29 anos ficou ferido após colidir na traseira de uma van parada no semáforo na avenida da emancipação, no Jardim Santa Clara do Lago, em Hortolândia, ontem a noite. 

O motociclista seguia pela Avenida, sentido Centro, quando colidiu na traseira do veículo, que estava parado aguardando a abertura do semáforo no cruzamento.

A condutora do veículo relatou que rapidamente acionou o SAMU, e a vítima foi encaminhada com diversas escoriações, até a Unidade de Pronto Atendimento Jardim Rosolem.

Uma equipe da Guarda Municipal esteve no local onde auxiliou o trânsito, em seguida apresentou a ocorrência no Plantão Policial da cidade, onde o caso será investigado. 

Publicidade
Continue Lendo

Populares